O Panamá é um país da América Central e situa-se no istmo (porção de terra estreita, cercada por mar e que liga duas grandes extensões de terra) ou seja, que liga a América do Sul à América Central. Durante muito tempo foi alvo de disputas territoriais e a sua história é também repleta de acontecimentos políticos – e de disputa do canal – que foram determinantes para a manutenção da sua cultura e tradições.
Este país atrai muitos turistas, em grande parte, pela sua versatilidade: tanto vai encontrar praias tropicais lindíssimas, como florestas, montanhas, parques naturais com uma grande biodiversidade; como a modernidade de uma capital vibrante e cultural, a Cidade do Panamá. É também no Panamá que vai encontrar uma das mais extraordinárias obras de engenharia do mundo: o canal do Panamá. Trata-se de um canal de cerca de 77 quilómetros de extensão, que liga o oceano Atlântico (através do mar do Caribe) ao Oceano Pacífico. Este canal ocupa uma posição estratégica e muito importante no comércio marítimo internacional, contribuindo para que o Panamá tenha atualmente a segunda maior economia da América central.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Capital: Cidade do Panamá
Área: 75.517 km²
População: 4 379 039 habitantes (estimativa de 2021)
Língua oficial: Espanhol
Moeda: Balboa panamenha (PAB) e Dólar (USD)
Fronteiras: o país faz fronteira com a Costa Rica (a oeste), a Colômbia (a sudeste), o Caribe (a norte) e com o Oceano Pacífico a sul.
Sistema político: O Panamá é uma república presidencialista democrática representativa.
Religião: A religião dominante no Panamá é o cristianismo (63,2% católicos e 25,0% protestantes evangélicos).
Clima: O Panamá tem um clima tropical. A precipitação é mais abundante na costa do Caribe do que na costa do Pacífico (apenas nesta costa há uma estação seca durante grande parte do ano). Os meses mais chuvosos são de março a setembro. As temperaturas rondam os 27° em ambas as costas e de 10 °C a 19 °C nas montanhas. A melhor altura para visitar o Panamá é nos meses mais secos, de dezembro a março.
Horário: -6 horas que em Portugal. -2 horas que em São Paulo, no Brasil.
Visto: Os cidadãos da União Europeia, bem como os cidadãos brasileiros, não necessitam de visto, para uma estadia até 90 dias. O passaporte deve ter uma validade nunca inferior a 3 meses.
Vacina: Atualmente não é obrigatória nenhuma vacina, mas aconselha-se a fazer a Consulta do viajante.
Bandeira: A bandeira do Panamá é subdividida em quatro partes. O retângulo branco no canto superior esquerdo possui uma estrela azul de cinco pontas, o canto superior direito é vermelho, o canto inferior esquerdo é azul, e a parte inferior direita tem uma estrela vermelha de cinco pontas sobre fundo branco. O azul representa o Partido Conservador da Colômbia, que participou na Guerra dos Mil Dias; o vermelho representa o Partido Liberal da Colômbia, que também participou na Guerra dos Mil Dias; o branco simboliza a paz e a unidade que deveria existir na nova nação; a estrela azul representa a pureza e a honestidade que deveriam regular a vida cívica do país; e a estrela vermelha simboliza a autoridade e a lei que deveriam impor a regra dessas virtudes.
Gastronomia: A Cidade do Panamá destaca-se como uma Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO desde 2017. Só por este motivo já pode imaginar o quão interessante e deliciosa é a comida panamenha, resultado de uma fusão de influências africanas, espanholas e nativas do Panamá. O Sancocho de gallina é um dos pratos mais popular do país. É consumido principalmente durante o almoço e consiste numa sopa feita com carne de frango, tubérculos (cortados em grandes pedaços) e milho, confecionados com cebolas, ervas aromáticas e outras especiarias. Os patacones são também muito tradicionais: banana frita.
Telefones úteis:
Urgências – 911
Polícia – 104
Embaixada portuguesa no Panamá:
+(507) 387-6588 (Embaixada)
+(507) 6852 0056 (Emergência)
E-mail: panama@mne.pt (Embaixada)
Outros textos do Panamá no Viaje Comigo
– Viajar para Bocas del Toro, Panamá
– Biomuseu: Museu da Biodiversidade do Panamá
– Best Western Plus Panama Zen Hotel, Cidade do Panamá
– O que esconde a sede administrativa do Canal do Panamá?
– Restaurante La Strega, Cidade do Panamá
– Restaurante Salsipuedes, Cidade do Panamá
– Hotel Bocas Town, Isla Colón, Bocas del Toro, Panamá
– Restaurante 9 Reinas, Cidade do Panamá
– Central Hotel Panamá, Cidade do Panamá
– Cubitá Boutique Resort & Spa, Chitré, Panamá
– O que são as Molas, da tribo Kuna, no Panamá?
– No Parque Natural Metropolitano, Cidade do Panamá
– Bar La Araña “sin Rival”, Monagrillo, Herrera, Panamá
– Pan de la Arena, Chitré, Herrera, Panamá
– Restaurante Diablicos, Cidade do Panamá
– O que são as Qtarras, no Panamá?
– Restaurante Dona Julia – Chitré, Herrera, no Panamá
– José, o artesão, em Chitré, província Herrera, Panamá