Quando em visita à Cidade do Panamá, a maior parte das pessoas vai direta para o canal, essa construção gigantesca e impressionante, que é o motor da economia deste país da América Central. Mas, o que muitos não sabem, é que é permitido visitar a sede administrativa do Canal de Panamá, em Balboa. E, no seu interior, está muita da História do país e do canal.
A partir do Edifício da Administração já consegue ver uma parte do Canal do Panamá e alguns dos milhares de contentores que aqui passam, ou são deixados. A sede foi inaugurada a 15 de julho de 1914, exatamente um mês antes do Canal, guardando o legado do passado e memórias da construção.
Situado numa colina, na área de Balboa, o Edifício da Administração alberga os escritórios principais incluindo as do Administrador do Canal – um dos cargos mais importantes do país… e que muitos consideram o mais importante!
A iniciativa de construir um edifício, que reunisse tudo da administração do canal, surgiu em 1912, pelo engenheiro-chefe George W. Goethals, quando ainda se davam os últimos retoques das eclusas de Gatún e se enchia o Lago Gatún.
O Edifício da Administração foi construído seguindo o estilo do Renascimento italiano. A primeira coisa que vai reparar é na sua cúpula cheia de pinturas e nas colunas de mármore.
Os murais, que retratam a história da construção do Canal do Panamá, foram pintados por William B. Van Ingen, de Nova Iorque, um artista famoso por ter também pinturas na a Biblioteca do Congresso, em Washington D.C. e na Casa da Moeda, em Filadélfia.
O que se pode ver nas pinturas? São quatro cenas – a escavação de Corte Gaillard ou Culebra, a construção da barragem de Gatún, a construção de um portão de eclusa e a construção das eclusas de Miraflores – que contam o esforço, coragem e heroísmo da força de trabalho multinacional, que conseguiu unir os dois oceanos mais importantes do mundo através do Istmo do Panamá.
Também vai encontrar quadros com desenhos da construção do Canal do Panamá e vários bustos de personalidades envolvidas na construção, incluindo o do presidente Theodore Roosevelt.
Viagem com o apoio da Autoridade Turismo do Panamá, com a coordenação do departamento de comunicação internacional.
Voei para o Panamá com a Copa Airlines, a partir do Brasil. Saí do Rio de Janeiro e voltei para Porto Alegre, dois dos aeroportos brasileiros para onde voa esta companhia panamiana.
Desafio 2017 – #256 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!