O restaurante 9 Reinas fica dentro do Central Hotel Panamá, o mais antigo hotel do Panamá, situado no centro histórico da Cidade do Panamá.
A fama do 9 Reinas começa em Barcelona, onde um restaurante com o mesmo nome (e filosofia) é considerado o melhor restaurante argentino na cidade espanhola. As mesmas iguarias são aqui apresentadas numa ementa que tem a carne argentina como destaque e as histórias da Mafaldinha (do argentino Quino) como capa do cardápio.
A decoração do restaurante é moderna e o ambiente descontraído. Tem janelas envidraçadas, viradas para uma das ruas mais movimentadas do centro histórico e com vista para uma loja onde se vendem todo o tipo de chapéus, incluindo o mítico chapéus do Panamá.
A ementa do 9 Reinas começa com cinco propostas de saladas e com pastas caseiras, como raviolis, canelones, talharim ou gnochi.
Para entradas as sugestões assume por chouriço e morcela, provoleta (queijo argentino), ceviche de corvina e manga, bife tártaro, carpaccio de carne de vaca, polvo e risotto.
Como uma boa ementa argentina não podia faltar as empanadas: de carne ou carne picante; de queijo e cebola; de fiambre e queijo; e de mozarela e cogumelos.
O restaurante tem alguns peixes disponíveis mas o grande destaque para metade da ementa são as carnes, como a Angus e a Black Angus, com peças tão grandes que dão para duas pessoas. Escolhe depois o acompanhamento e os molhos e é só desfrutar.
Nas sobremesas há sempre uma novidade à espreita e a apresentação dos pratos tem muita importância neste restaurante. Bom apetite!
Viagem com o apoio da Autoridade Turismo do Panamá, com a coordenação do departamento de comunicação internacional.
Voei para o Panamá com a Copa Airlines, a partir do Brasil. Saí do Rio de Janeiro e voltei para Porto Alegre, dois dos aeroportos brasileiros para onde voa esta companhia panamiana.