Mesquita Kalyan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 18, 2023

Pela Rota da Seda: a belíssima e histórica Bucara, Uzbequistão

Ásia/ Uzbequistão [ Bucara ]

Bucara, também conhecida como Bukhara, é uma cidade histórica localizada no Uzbequistão, na Ásia Central. Com uma rica história que remonta a milhares de anos, Bucara é um dos destinos mais fascinantes e bem preservados da Rota da Seda. As suas ruas estreitas, a arquitetura deslumbrante e os locais históricos cativantes atraem visitantes de todo o mundo. Foi, sem duvida, um dos lugares históricos e arquitetónicos mais interessantes e bonitos que já visitei até ao momento.

Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Visitar Bucara é como mergulhar na história e descobrir as maravilhas de uma era passada. Os seus monumentos são impressionantes, refletindo uma cultura vibrante e um povo acolhedor, que fazem desta cidade um destino imperdível para quem gosta de História.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Sitorai Mohi-Khosa - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Sitorai Mohi-Khosa – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Sitorai Mohi-Khosa - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Sitorai Mohi-Khosa – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

História de Bucara

Bucara tem uma história rica e diversificada que remonta há mais de 2.500 anos. Foi um importante centro comercial e cultural na antiga Rota da Seda, que ligava a Ásia ao Médio Oriente e à Europa. A cidade cresceu durante os impérios persas, greco-báctrio, árabe e mongol, desempenhando um papel vital no comércio e na disseminação das culturas.

Durante o século IX, Bucara tornou-se a capital do poderoso Império Samânida e um dos principais centros intelectuais e culturais do mundo islâmico. A cidade era conhecida pelas suas escolas corânicas, bibliotecas e mesquitas, atraindo estudiosos e artistas de diferentes partes do mundo.

Ao longo dos séculos, Bucara passou por invasões e conquistas de diferentes impérios, como o Império de Genghis Khan e o Império Timúrida. Cada período trouxe a sua própria influência arquitetónica e cultural para a cidade, sendo que hoje em dia resulta numa mistura única de estilos e tradições.

Pela noite, Complexo Po-i-Kalan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Pela noite, Complexo Po-i-Kalan – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

Mir-i-Arab Complexo Po-i-Kalan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Mir-i-Arab Complexo Po-i-Kalan – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

Mesquita Kalan - Complexo Po-i-Kalan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Mesquita Kalan – Complexo Po-i-Kalan – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

Vista do Minarete Kalyan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Vista do Minarete Kalyan – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

O QUE VISITAR EM BUCARA:

Bucara é um verdadeiro tesouro de maravilhas históricas, com uma série de locais impressionantes para explorar. Aqui estão algumas das maiores atrações que não pode deixar de visitar:

Complexo Po-i-Kalyan: Composto pela Grande Mesquita de Bucara, o (enorme) Minarete e a Mesquita Kalyan e a Madrassa Mir-i-Arab, este complexo é um exemplo impressionante da arquitetura islâmica. O minarete, com os seus mais de 47 metros de altura, é um ícone da cidade, pois reza a história que Gengis Khan quando o viu ficou maravilhado com a sua arquitectura e deixou-o ficar intacto. Privilégios de ir numa viagem só para jornalistas: pude subir os mais de 100 degraus para ir ao topo do minarete e ter uma vista panorâmica sobre Bucara. Incrível! Que sorte a minha! Sublinho que subida não está aberta para o público em geral.

Vista do Minarete Kalyan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Vista do Minarete Kalyan – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

Complexo Po-i-Kalan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Complexo Po-i-Kalan – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

Pela noite, Complexo Po-i-Kalan - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Pela noite, Complexo Po-i-Kalan – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

– Cidadela de Ark:

Localizada no coração de Bucara, a Cidadela de Ark é uma fortaleza antiga que serviu como residência dos governantes locais. Explore no interior os palácios, mesquitas e museus para ficar a saber mais sobre a história da região.

Cidadela Ark, Bucara © Uzbequistao Viaje Comigo

Trono – Cidadela Ark, Bucara © Uzbequistao Viaje Comigo

Cidadela Ark, Bucara © Uzbequistao Viaje Comigo

Mesquita da Cidadela Ark, Bucara © Uzbequistao Viaje Comigo

Na Cidadela Ark, Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Na Cidadela Ark, Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

– Mausoléu de Ismail Samani:

Construído no século IX, este mausoléu é uma obra-prima da arquitetura samânida e um dos edifícios mais antigos da Ásia Central. A sua estrutura em tijolo e seu design geométrico são impressionantes – a cúpula representa o Universo. E é o mais antigo monumento de Bucara.

Mausoléu de Ismail Samani - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Mausoléu de Ismail Samani – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

– Praça Lyabi-Hauz:

Este é um ponto de encontro popular para moradores e visitantes. Rodeada por madraças, a praça possui um grande lago artificial, onde pode relaxar e desfrutar de um ambiente animado e com muita lojas em seu redor. Aqui perto está a loja/escola de marionetas de Bucara. Aconselho uma visita ao atelier para saber como são feitos e como são algo único desta região. Quando não havia televisão, eram o único entretenimento e remontam há muitos séculos. Fica na rua 2 Centralnaya e pode assistir a uma demonstração muito engraçada, com os bonecos. Também, se quiser, pode comprar um dos bonecos ou uma miniatura – tudo feito à mão.

Praça Lyabi-Hauz - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Praça Lyabi-Hauz – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Marionetas - Puppet Theater Bukhara - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Marionetas – Puppet Theater Bukhara – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Nodir Devonbegi Madraça

Tem um restaurante, no interior, onde pela noite tem espetáculos de dança tradicionais e que chamam muitos turistas. Como em todos os monumentos do Uzbequistão, na Rota da Seda, existem lojas no interior a venderem os diversos produtos e artigos regionais e históricos.

Nodir Devonbegi Madrassa - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Nodir Devonbegi Madrassa – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Madraça Kukeldash:

Construída no século XVI, é uma das maiores madraças de Bucara. O seu interior apresenta lindos azulejos e relevos esculpidos, e abriga uma escola islâmica até os dias de hoje.

Bazar de Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara

Faça uma viagem ao mercado local para viver a vida quotidiana da cidade. O bazar é uma mistura colorida de mercadorias, desde tapetes a especiarias, passando pelo muito diversificado artesanato tradicional.

Assim, pode verificar que Bucara possui inúmeras mesquitas, mausoléus, palácios e museus que vale a pena explorar. A cidade também tem uma atmosfera única, com suas ruas estreitas e becos labirínticos, proporcionando uma sensação de viajar no tempo.

A preservação meticulosa de seu património histórico rendeu a Bucara a classificação de Património Mundial da UNESCO, garantindo o cuidado e que as gerações futuras possam apreciar a beleza e a importância cultural.

Bazar de Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

ROTA DA SEDA

A importância da Rota da Seda em Bucara é fundamental para entender o papel histórico e cultural da cidade. Bucara era uma das principais paragens ao longo da Rota da Seda, uma rede de rotas comerciais que ligava a Ásia Oriental à Europa Ocidental, passando pelo Médio Oriente e pela Ásia Central. A rota foi fundamental para o comércio, a proliferação de ideias, religiões e culturas, e desempenhou um papel crucial no desenvolvimento desta parte do Mundo e na interação entre diferentes povos e civilizações.

Bucara era um importante centro de comércio na Rota da Seda, com suas ruas e mercados movimentados. A cidade servia como um ponto de encontro para mercadores de diferentes partes do mundo, onde as mercadorias eram trocadas, incluindo a seda, as especiarias, as pedras preciosas, as cerâmicas, os tecidos, os metais e muitos outros produtos.

Magok-i-Attari Mesquita - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Magok-i-Attari Mesquita – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bazar de Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Caravan Saray - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Caravan Saray – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Além do comércio, a Rota da Seda trouxe consigo um intercâmbio cultural significativo. Viajantes, mercadores, estudiosos e exploradores de diferentes culturas e civilizações passavam por Bucara, trazendo consigo novas ideias, conhecimentos e inovações. Isso levou a um florescimento intelectual e cultural na cidade, com o estabelecimento de escolas, bibliotecas, centros de aprendizagem e uma mistura única de tradições artísticas e arquitetónicas.

Chor Minor Madrassa - Khalif Niyaz-kul - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Chor Minor Madraça – Khalif Niyaz-kul – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

Complexo de Bahauddin Naqshband - Bucara - Uzbequistao © Viaje Comigo

Complexo de Bahauddin Naqshband – Bucara – Uzbequistao © Viaje Comigo

Bucara também desempenhou um papel importante na propagação do Islão. Como um importante centro de aprendizagem islâmica, a cidade atraiu estudiosos muçulmanos de renome, e muitas mesquitas e madraças foram construídas ao longo dos séculos. A cidade tornou-se, assim, um centro de conhecimento religioso e cultural.

Hoje, a importância da Rota da Seda em Bucara é evidente na rica herança arquitetónica e cultural. Os monumentos históricos, mesquitas, madraças, mausoléus e palácios preservados em Bucara são testemunhos tangíveis da importância da cidade como um ponto central de comércio e cultura ao longo da Rota da Seda.

A preservação desses locais históricos e a sua inclusão na lista de Património Mundial da UNESCO ajudam a destacar a relevância da Rota da Seda e a importância de Bucara como um destino turístico que permite que os visitantes mergulhem na história e na influência cultural dessa rota milenar.

Restaurante Anor - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Restaurante Anor – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

RESTAURANTES: ONDE COMER EM BUCARA

Pelo menos duas alternativas de restaurantes ficam aqui

No centro histórico, o Anor restaurante tem uma decoração colorida que cruza o moderno com o artesanato tradicional. Tem ambiente muito caseiro, confortável e familiar e com comida muito agradável, desde os pratos mais tradicionais aos mais contemporâneos. Vale a pena ir mais do que uma vez!

O Chayxana Chinar (morada: Mekhtar Anbar St, Bukhara, Usbequistão) tem espaços em ambiente aberto, e no topo do edifício, – também tem salas fechadas –  e apesar de a sua decoração ser muito representativa do artesanato do país é a sua comida que brilha nas mesas. Comemos muito bem e por isso aconselho a que vão lá!

Restaurante Anor - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Restaurante Anor – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Restaurante Anor - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Restaurante Anor – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Restaurante Anor - Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Samsa do Restaurante Anor – Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Bucara - Uzbequistão © Viaje Comigo

Bucara – Uzbequistão © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo