Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Abril 15, 2019

De 3 a 5 de maio, 2ª edição do Nature Retreat, no Alvão

Portugal [ Vila Pouca de Aguiar ]

Tirar tempo só para mim. Parar. Sair desta roda viva que é o dia-a-dia e parar… para pensar. Já há muito que queria fazer um retiro. Olhei para a agenda, cheia de coisas para fazer… mas não pensei muito e marquei a ida. A minha ideia era básica: preciso de parar. Desligar o telemóvel e o computador e ficar focada em mim. Os dias passam a correr, a vida passa a correr, arranjámos tempo para tudo o que nos é imposto e passámos sempre a nossa pessoa para segundo plano. Estava na altura de tentar mudar isso. E fui.

Ainda que pensem, “ah, mas deves ter muito tempo livre nas tuas viagens”… Quando se trabalha nesta área, o que era lazer, passa a ser sempre trabalho e é cada vez mais difícil conseguir um equilíbrio. Principalmente, quando o site e as redes sociais me consomem tanto tempo e energia.

Por isso, e pensando em tudo aquilo que acabei de escrever, decidi reservar lugar na primeira edição do Nature Retreat. O objetivo? Fazer um “restart”. Parar, focar-me na minha pessoa e recomeçar mais revigorada. Fiz o retiro em abril de 2019 e vai decorrer a segunda edição de 3 a 5 de maio – vejam mais baixo informações e contactos, para inscrições.

Confesso-vos que, primeiro, fui só pela experiência. Nunca tinha ido a um retiro e ao olhar para programas de outros, pensava que não teria capacidades para acompanhar as aulas de ioga ou mesmo de manter a meditação durante muito tempo. Sou exatamente como a Julia Roberts no “Comer, Orar, Amar”, quando chega à Índia, que não consegue ficar muito tempo na meditação. Tal-e-qual! Mas, aprendi que, com prática, conseguimos treinar essa capacidade… aos poucos. Estou no caminho para o fazer. Sem pressas, apreendendo.

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Então, na inocência de que um retiro é só um retiro… consegui separar-me com mais facilidade do que previa das novas tecnologias. Soube tão bem desligar-me de tudo. Foquei-me em novas aprendizagens e em mim. Na verdade, no retiro, mergulhámos no nosso Eu e acabámos por descobrir que as nossas potencialidades estão subaproveitadas… em quase tudo. E em vez de ficarmos tristes com isso, dá-nos vontade de arregaçar as mangas e ir à luta. E com a paragem do retiro vêm as perguntas: Quem sou eu? Que defeitos e virtudes tenho? Quero mudar, por onde começo?

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Pensámos no que temos no dia-a-dia, no que sonhámos ter e concretamente no que podemos fazer para mudar e conseguirmos chegar àquilo com que sonhámos. E tomámos (como sempre) consciência que nem sempre conseguiremos o que queremos. Assim é a vida. Mas, ganhámos força e vontade de ir atrás de muitos desses objetivos.

Nesses dias, o contacto que temos é imersivo. As boas energias fluem e o grupo torna-se uma grande família, mesmo com todas as nossas diferenças. As minhas adversidades não são maiores nem menores do que as dos outros… mas, é a forma como as encarámos que fará toda a diferença. Acho que dá para perceber que a minha experiência foi excelente e que repetirei, quando puder, a participação num retiro.

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Apesar de os nossos dias serem cheios… basta pararmos um pouco para perceber onde gastamos as nossas energias e para entender que as devíamos usar de melhor forma. Numa correria do dia-a-dia não temos 5 minutos para pararmos? Para nos abstrairmos do que nos rodeia e focarmo-nos só em nós? Faça esse exercício. 5 minutos. Seja de manhã, à tarde ou à noite. Eu gosto muito do momento do pôr do sol… gosto de observar, ficar a pensar e até tentar meditar. Se não conseguir meditar, coloque uma música que goste muito e que a faça ficar feliz.

“Deves escolher os teus pensamentos, como escolhes a tua roupa, todos os dias”. É uma frase também do “Comer, Orar, Amar”. E quando se fala dos pensamentos são aqueles que queremos usar… que sejam pensamentos bons, cheios de positivismo, de energia, de sonhos. Com os pés assentes na terra, mas focados. Centre-se em si.

Não estou a dizer que é fácil. Não é. Se fosse, não precisávamos de nos reprogramarmos para o fazermos. Seria algo inato. Mas, com este mundo louco, competitivo e cheio de coisas que nos tomam o tempo – esse bem tão valioso – precisámos parar e ver bem onde devemos gastar o tempo. Devemos cuidar de nós: da nossa saúde, do nosso corpo, estarmos mais com quem gostámos, com quem nos faz feliz, a quem fazemos feliz, a fazermos o que nos faz felizes…

Há dias li algures, algo deste género: “Pare e perca 20 minutos para apreciar a natureza que o rodeia, cheia de coisas bonitas. Pronto, já sei que não tem muito tempo e que está cheio de trabalho, por isso faça-o só por 15 minutos”. 😀 Faça-o!

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

A cada dia, hora, minuto, segundo… que passa mudámos. Hoje, não somos a pessoa de ontem. Aprendemos e apreendemos algo. Que o usemos para crescermos, para percebermos as diferenças que existem entre todos; que aceitemos essas diferenças, para que vivamos com as nossas imperfeições – lamento Humanos… somos seres cheios de imperfeições – mas que tentemos ser melhores pessoas a cada dia que passa.

Que cada pedra no caminho seja um momento em que aprendemos algo. Que, agora, dói, mas que tudo o tempo ajuda a curar. Que não tenhamos pressa de viver e que vivamos o presente com vontade.

Não pensar demasiado no passado, não viver ansioso com o que o futuro nos reserva, mas viver o presente de forma plena. E não sejam tão rigorosos como vocês próprios… Eu prometo que vou tentar ser tão exigente comigo própria… Será possível? 😀
Quero agradecer à Ângela e à Madalena por me ajudarem a abrir a mente e o coração. Se, hoje, não sou a mesma mulher de ontem, não sou certamente a mesma pessoa que era antes do retiro. Obrigada!

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Se quiserem juntar-se ao próximo deixo-vos aqui toda a informação do “Nature Retreat”:

Restart Heart, Mind, Body and Soul * in Spiritual Lifestyle

“Uma das grandes mudanças deste novo milénio é sem dúvida a mudança de paradigma não só ao nível da consciência humana mas também da perceção que o Homem tem de si mesmo.
Este facto deve-se aos níveis elevados de stress resultante do trabalho, da família e de outras obrigações que alimentam a necessidade de uma atividade mais calma e que ofereça benefícios para a saúde física, emocional, mental, social e espiritual.

Sendo a mente o ponto de partida para a saúde, e os pensamentos o seu leme, o corpo é por sua vez a tela onde se projetam as emoções. Assim, emoções negativas podem ser projetadas em forma de doença, pois são somatizações que acontecem em curto ou longo prazo a partir da forma de pensar, Cairo (1999)”.

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

A missão do “Nature Retreat”:

Com o propósito de levar as pessoas a um recomeço, Ângela Teixeira e Madalena Aparício juntaram as suas valências, e decidiram organizar um evento de 3 dias que pretende levar cada participante a um verdadeiro “Restart” do corpo, da mente, do coração e da alma.

Três dias em pleno contacto com a Natureza que o ajudam a recomeçar uma nova fase na sua vida através de uma forma de estar mais tranquila, uma forma de pensar mais consciente, uma forma de sentir mais profunda e uma forma mais adequada de cuidar do corpo, adquirindo ferramentas que pode usar nas suas rotinas diárias.

“Restart” começar de novo, porque é sempre possível recomeçar e ser mais feliz hoje do que foi ontem!

A quem se destina?
A Todos aqueles que procuram:
• Um afastamento das obrigações do dia a dia;
• Aprofundar o seu autoconhecimento;
• Encontrar o equilíbrio interno;
• Transformar padrões de pensamentos, emoções e atitudes;
• Conectar-se;
• Refletir sobre temas pessoais;
• Detox Digital;
• Sentir a quietude interior;
• Respirar natureza.

LOCAL: Lagoa do Alvão – Barragem da Falperra em Vila Pouca de Aguiar, Trás-os-Montes

Situado na Serra do Alvão, rodeada de imponentes fragas, um extenso arvoredo e ladeado por uma mata maravilhosa e intacta, onde o contacto com a Mãe Natureza é mágico, uma localização paradisíaca: “o mistério das florestas sem caminho, a comunhão da vida selvagem com a sociedade moderna”. A junção da água com o verde da floresta e o som do silêncio são os ingredientes
perfeitos para o “ desligar” do mundo exterior.

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Refeições vegetarianas – Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

PROGRAMA
Bem-vindos ao “Reino Maravilhoso” (Miguel Torga)

Sexta – feira (3 de Maio 2019)
18h00 – Check in * Distribuição dos quartos
18h30 – Welcome * Apresentação
20h00 – Dinner * As refeições serão todas saudáveis, vegetarianas e confecionadas por Goretti Carvalho, uma pessoa local que cozinha para o grupo com todo o Amor.
21h30 – Activity * Palestra interativa sobre Compaixão e Perdão
22h00 – Activity * Sessão de Relaxamento para sono reparador
22h30 – Sleep * Recolha aos quartos

Sábado (4 de Maio 2019)
07h00 – Activity * Morning Yoga
08h00 – Breakfast * Pequeno-almoço buffet em partilha
09h00 – Activity * Workshop prático * Consciência Holística (corpo, mente, coração, espírito e energia)
11h00 – Tea Break * Um intervalo delicioso
11h15 – Moment * Tertúlia
13h00 – Lunch *Almoço em partilha
14h00 – Relax Moment * Reflexão em silêncio na Natureza- Caminhada, serviço ao planeta, limpeza do caminho
16h00 – Activity * Tribal Dance Experience
17h30 – Tea Break * Um intervalo delicioso
18h00 – Activity * Sunset Yoga
20h00 – Dinner * Partilha de Tarefas
21h00 – Activity * Lua Nova de Maio – Celebração à Lua, cocriação na Lua Nova *
22h30 – Sleep * Recolha às casas

Domingo (5 de Maio 2019)
07h15 – Activity * Yoga & Meditação
08h15 – Breakfast * Pequeno-almoço em partilha
09h00 – Activity * Caminhada na Natureza, percurso pedestre em silêncio, serviço ao planeta, limpeza do caminho
11h00 –Activity * Streching
11h30 – Activity * Meditação em Movimento, as Forças da Natureza
13h00 – Lunch *Almoço em partilha
15h00 – Activity * Meditação da Compaixão e Luz para o planeta Terra
15h30 – Moment * Partilha de experiências vividas durante o retiro
17h00 – Closure * Encerramento

– Dias 03, 04 e 05 de Maio de 2019
– Inclui: dormida (casas castreja T1 com 1 quarto cama de casal, ou quarto individual num T3), alimentação vegetariana em regime Private Kitchen (todas as refeições de sexta, sábado e domingo) e atividades.
– Não inclui: Transporte, tapete de yoga, Iva à taxa legal em vigor (23%).
– Valor : €265 ( 50% pago na inscrição e restantes 50% no dia à chegada).

Mais informações através: restartmindheart@gmail.com ou 00351 916 910 042

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Ângela e Madalena – Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

QUEM ORGANIZA

Ângela Teixeira, natural de Vila Pouca de Aguiar e com fortes raízes na região, desafiou Madalena Aparício a se juntar a ela para em conjunto elaborarem um retiro de três dias em que a missão seria conseguir com que os participantes fizessem um “Restart”. A proposta era elaborar um programa com diferentes atividades que levasse as pessoas a desligar do dia a dia e fazer um reiniciar no meio da Natureza.

A escolha do lugar foi fundamental, o Alvão Village Camping tem todas as condições para a realização desta experiência, os participantes ficarão instalados em Casas Castreja, no meio da floresta e muito próximo da Lagoa do Alvão. A plena comunhão com a terra, a tranquilidade da água da lagoa, a melodia dos pássaros, o som do vento, o pôr do sol mágico e o céu estrelado foram os ingredientes mágicos para estes dias únicos.

E assim nasceu o Nature Retreat com diferentes práticas que contribuem para o “Restart” emocional, espiritual e físico dos participantes: yoga, meditação, caminhada em silêncio, tertúlias e o transformador Tribal Dance criado por Madalena Aparício.

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Ioga – Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat - Alvão - Portugal © Viaje Comigo

Nature Retreat – Alvão – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo