As casas castrejas fazem parte da imagem do Alvão Village & Camping, em Vila Pouca de Aguiar. Mas, quem quiser tem também local para o tradicional campismo no terreno. Num espaço com muitas árvores, este é o local perfeito para se conectar com a natureza e desfrutar da proximidade da barragem do Alvão e dos circuitos de caminhadas. O bom deste local é que tanto é acolhedor no frio (as casas são aquecidas), como no calor: de junho a setembro, as duas piscinas são igualmente convidativas.
O Alvão Village & Camping fica a cinco minutos da sede do concelho – Vila Pouca de Aguiar – e a dez minutos da conhecida Vila Termal de Pedras Salgadas. As casas castrejas fazem recordar o passado deste local, ligado à cultura romana. Dentro do recinto tem um espaço de bar (com uma lareira acesa no tempo frio), snooker, ping pong, minimercado (para aquelas coisas que nos esquecemos de levar), esplanada, sala de relaxamento (com massagens, a partir de marcação prévia) e tem uma casa maior, central, onde podem ser feitos eventos. Foram onde decorreram, quando estive lá num retiro, as sessões de Ioga, meditação, etc.
O terreno do Alvão Village & Camping está dividido em duas partes: uma de campismo e outra com as casinhas de pedra. De fora, as casas castrejas podem parecer pequenas, mas são muito espaçosas – tendo diferentes tipologias, desde T1 (2 pessoas) a T3 (que pode acolher até 8 pessoas, porque tem quatro camas de casal).
A minha era um T1, com quarto (cama de casal, guarda-roupa). Quando entra tem uma kitchnette (equipada com microonda, fogão, torradeira, fervedor e louça, tachos, etc para duas pessoas) e sofá, mesa para duas pessoas e televisão. A casa de banho é amplas e tem um chuveiro. No exterior, as casinhas têm uma mesa e bancos de pedra, para poder fazer as refeições cá fora quando o tempo estiver apetecível.
Além das casinhas castrejas – que são bastante separadas umas das outras e dão-nos bastante privacidade – a parte do parque de campismo tanto acolhe tendas, como caravanas e autocaravanas. Sendo que tem disponíveis vários serviços, como lavandaria, engomadoria, balneários, serviço de limpeza e despejo para autocaravanas.
Fiquei lá alojada para um evento muito especial – num Nature Retreat – e, por isso, o nosso pequeno-almoço era diferente do que habitualmente está estipulado mas normalmente inclui: pão/baguete, croissants/bolos, queijo, fiambre, manteiga, doces, fruta da época, iogurte, sumo, café e leite. O pequeno-almoço pode ser solicitado aquando da reserva, com o custo extra de 5€ noite/adulto e 3.50€ noite/criança (até aos 14 anos).
A área do parque tem ainda um espaço de lazer, uma sala para crianças brincarem – principalmente quando o tempo não está assim tão convidativo para brincadeiras no exterior – e um parque infantil com baloiços.
O que visitar aqui perto?
Fica perto do Douro Vinhateiro (a 35 minutos), da cidade termal de Chaves (a 30 minutos) ou de Guimarães (a 30 minutos).
Porém, engane-se se pensa que Vila Pouca de Aguiar não tem nada a oferecer. Os nossos antepassados atestam a riqueza dos nossos solos, com a herança patrimonial deixada pelas Minas Romanas de Ouro em Tresminas e a riqueza e poder terapêutico da Água das Pedras Salgadas, extraídas na vila termal com o mesmo nome. Verde é a cor predominante desta terra aguiarense, dotada de inúmeros percursos pedestres que oferecem paisagens únicas e estonteantes de Trás-os-Montes.
O Parque Termal das Pedras Salgadas e o Parque de Lazer do Alvão (outrora designado como Barragem da Falperra) são de paragem obrigatória para aqueles que procuram relaxar em harmonia com a natureza.
O mistério das florestas sem caminho, a comunhão da vida selvagem com a sociedade moderna, a acústica do Rio Corgo… Isto é Vila Pouca de Aguiar, deixe-se encantar!” (informação do site do Alvão Village & Camping)
INFORMAÇÃO
Alvão Village & Camping
Estrada Municipal 555 / Reguengo, Vila Pouca de Aguiar, Distrito de Vila Real, Portugal
Telefone: +351-259 419 038
E-mail: geral@alvaovillagecamping.pt
Site