Em Lisboa, perto do Cais do Sodré, o Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é um alojamento muito especial por diversas razões. A localização é ótima, os quartos muitos confortáveis, e depois tem diversas ofertas que nos fazem sentir mimados a toda a hora: gelados grátis, acompanhamento de personal trainer, frutos secos em cada piso, bolachas, gomas e fruta na receção, jacuzzi e cromoterapia… tudo isto grátis!
O meu quarto tinha vista direta para a Igreja do Corpo Santo e, espreitando pela janela, para o rio Tejo. E sabia que nas fundações do hotel estão ruínas da Muralha Fernandina de Lisboa? É mesmo um hotel especial, veja o vídeo:
Quando entra na receção do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel, onde se encontram vestígios arqueológicos expostos, estão os primeiros mimos à vista: maçãs, bolachas e gomas para os hóspedes se sentirem em casa. E garrafa de água para levarem nas suas caminhadas por Lisboa, mesmo à saída. Todos os dias, ao final da tarde, há um evento para os hóspedes ou algo para comerem e beberem: provas de vinhos, queijos, degustações, panquecas, pipocas, etc. Para que o regresso ao hotel seja também marcante.
O edifício do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel tem cinco pisos e cada um deles tem um cheiro, sons e sabores de continentes diferentes, que contêm a história da expansão portuguesa pelo mundo. Um dos pisos é totalmente dedicado a Lisboa – as estátuas de Santo António e das sardinhas estão lá assim como um livro de Fernando Pessoa – e nos outros pisos encontra ingredientes de África, Ásia e Brasil, desde cajus, amendoins, chá, chocolate, nozes, etc. E isso tudo está à saída do elevador, assim como um cheirinho a café ou chocolate que nos acompanha até aos quartos.
São 75 os quartos deste hotel – dois são suites – e todos com decoração distinta. O meu quarto era grande, com cama igualmente espaçosa e… wait for it… lençóis de algodão egípcio. Temos chinelos de quarto e um roupão fofinho… e as almofadas são muito confortáveis. Tem tudo para descansar bem aqui. No quarto tem ainda televisão, cofre, mini bar e máquina de café (com oferta de café).
Só um hotel que se preocupa muito com as suas hóspedes – sim, esta dica é especial para as mulheres – tem, além de um secador de cabelo profissional, tem uma chapa de alisar (e das boas!). E, já que estamos a falar da casa de banho do quarto… os produtos de higiene são Molton Brown e as banheiras têm música e cores, que funcionam como cromoterapia: o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo alegra e o verde é relaxante. Tomar banho aqui é um bendito tratamento da alma.
O meu quarto tinha uma janela, com vista para a igreja do Corpo Santo, e um banco onde dá vontade de ficar a relaxar com o sol que entra pela portada. E para ver um pôr do sol mágico basta dar uns passos e ir até perto do rio.
O hotel tem também um ginásio, com acompanhamento de personal trainer – de terça-feira a sábado, das 8h às 12h – e é gratuito esse apoio! Penso que poucos hotéis terão este serviço assim gratuito.
E já que falamos de mais mimos únicos e originaisl, é também muito provavelmente o único hotel que tem uma geladaria associada – a Lisbolato fica na porta ao lado do hotel e do restaurante – e que oferece gelados aos seus hóspedes gratuitamente.
É no restaurante Porter – que está aberto ao público, assim como o bar – que é servido o pequeno-almoço do hotel. Tem pratos quentes disponíveis como feijão, salsichas, bacon, batata rosti e ovos (mexidos, estrelados ou cozidos). Há doces e pastéis, fruta fresca, frutos ecos, cereais, iogurtes e variados pães, assim como queijos, fiambres, enchidos e saladas.
Além de o concierge lhe poder dar dicas, do que visitar em Lisboa e arredores, o próprio hotel dinamiza tours gratuitos com os hóspedes. E além do bar e restaurante, que estão abertos a todos, mesmo que não estejam hospedados no hotel, podem visitar a cave onde está uma parte da história de Lisboa: com as ruínas da Muralha Fernandina.
Desça as escadas, junto do bar, para descobrir esse pedaço histórico, da capital portuguesa, onde a muralha e a torre eram a primeira linha de defesa de Lisboa contra a Armada Castelhana em 1384 – com o terramoto de 1755 pouco restou, mas a intervenção arqueológica foi realizada entre 2015 e 2016 e conseguiram “resgatar um conjunto de antigas estruturas das quais se destacam: as Casas Nobres do Infantado, parte da antiga Calçada do Corpo Santo, paredão/embasamento da Ermida de Nossa senhora da Graça, a Muralha Fernandina e Torre de João Bretão”.
Estão, inclusive, expostas ilustrações que retratam esses tempos, para facilitar a visualização do que estamos a ver e é absolutamente incrível que uma parte da História esteja ali à vista, de forma tão acessível. E é também assim que vemos quanto trabalho teve este hotel em preservar estes vestígios, uma vez que as ruínas foram descobertas aquando dos trabalhos de construção. Parabéns!
INFORMAÇÕES
Corpo Santo Lisbon Historical Hotel
Morada: Largo do Corpo Santo, 25, 1200-129 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 218 288 000
Site