Natal no Porto © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 20, 2015

Natal na cidade do Porto – 2015, Portugal

Notícias/ Portugal [ Natal ]

A partir de 27 de novembro, a cidade do Porto desperta para o Natal, com a inauguração das iluminações natalícias que vão iluminar mais de 40 ruas e praças da cidade. O acender das luzes especiais vai ser feito (dia 27) na Avenida dos Aliados, às 21h30, junto à Árvore de Natal da cidade – que será ligada com fogo de artifício, seguida por um concerto dos Retimbrar – e também com a abertura da pista de gelo que, até 27 de dezembro, vai ocupar a placa inferior da Avenida dos Aliados.

“OURO SOBRE AZUL”

Este ano, o Natal no Porto vai ter milhares de pontos azuis e dourados, conjugados em formas simples, em linha com a nova imagem gráfica do Porto.

Reforçando a ligação emocional à marca da cidade, também a Árvore de Natal, que voltará a ser erguida na Praça General Humberto Delgado, junto aos Paços do Concelho, será vestida de dourado e decorada com grandes esferas azuis. Com 26m de altura por 14m de largura, será mais uma vez um ponto de visita obrigatório durante o Natal, até pelas várias iniciativas que estão previstas para este local, todas as sextas, sábados e domingos, sempre a partir das 17h30, aquando da ligação das luzes.

Este ano as iluminações vão abranger um total de 41 localizações, chegando agora às ruas da Constituição, Martin Moniz, João Pedro Ribeiro ou à Avenida Rodrigues de Freitas. De destacar, ainda, o reforço das iluminações em locais como a Avenida dos Aliados, Palácio das Artes, as ruas de Ramalho Ortigão e Costa Cabral ou a Praça Filipa Lencastre.

NOVIDADES NOS ALIADOS

Além da Árvore de Natal, a Avenida dos Aliados terá, em 2015, outras novidades:
– pista de gelo natural descoberta, que ocupará uma área de 300m2 e estará em funcionamento até 27 de dezembro, dia em que se realizará a S. Silvestre do Porto;
– Uma instalação, de caráter imersivo, da autoria do coletivo Moradavaga, na Praça da Liberdade. Denominada “Whispering Forest”, será constituída por 41 árvores que oferecerão diversas experiências, nomeadamente sonoras, a quem vagueie e explore este concentrado de bosque em pleno coração da cidade.

– Na calçada da Praça General Humberto Delgado estará, entre 27 de novembro e 10 de janeiro, uma intervenção artística da autoria de Hazul. Intitulada “HOLON”, será concretizada em 10 suportes circulares e outras tantas ilustrações do artista. Associada a uma estrutura de iluminação, permitirá uma leitura diurna e outra noturna.

Roda gigante nas festas de São João

Roda gigante na rotunda da Boavista © Viaje Comigo

DIVERSÃO NA ROTUNDA DA BOAVISTA

Juntamente com os Aliados, a Praça Mouzinho Albuquerque será outros dos pontos de visita obrigatórios durante o Natal. De 27 de novembro a 10 de janeiro, acolherá a Praça da Fantasia, com todo o tipo de atrações e divertimentos.

Além de uma rampa e duas pistas de gelo natural (uma coberta e, este ano, também uma exterior), haverá ainda espaço para carrosséis, pistas de carros, jogos tradicionais, uma mini roda gigante, carinhos de choque, cinema 5D, uma casa do Pai Natal e espetáculos de magia com contos da Avó Augusta.

Este ano, os divertimentos chegam também à Praça da Batalha onde, até 4 janeiro, os mais novos poderão divertir-se com vários carrosséis. Instalado na Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade da Porto, o Palácio das Bonecas é outros dos espaços que seguramente as crianças vão querer visitar neste Natal. Entre 27 de novembro e 29 de dezembro, estará de portas abertas e com workshops temáticos organizados aos fins de semana.

CONTAR, DANÇAR E CANTAR O NATAL

Até ao dia de Natal e sempre aos fins de semana, não vão faltar motivos para assistir aos vários espetáculos de dança, performances, novo circo e concertos de música alusivos à quadra.

A par das muitas atividades itinerantes que percorrerão o Porto – e onde se inclui uma viagem de elétrico pela cidade ou um “Caçador de Sonhos” –, a Árvore de Natal dos Aliados será o palco preferencial de iniciativas como o “Conto de Natal” interpretado pelos alunos do Centro de Dança do Porto, as Oficinas de Contos e os Ateliers de Panquecas Criativas da Saphir Cristal, as XMAS Lazy Sessions, as Vozes de Natal, as Christmas Carols ou ainda o espetáculo de novo circo João & João.

Durante o mês de dezembro regressa igualmente o ciclo de concertos “Natal à Porta”, com jazz ao sábado e ópera ao domingo, sempre a partir das 15h30, à entrada de um edifício emblemático da cidade.

FEIRAS E MERCADOS

Durante o Natal, serão também várias as Feiras, Mercados e Mercadinhos que animarão a cidade, com propostas que vão desde o artesanato às velharias, passando pelo design, a joalharia, a moda, a gastronomia, os brinquedos, as ilustrações ou a arte urbana.

Este ano, o Artesanatus regressa à Praça D. João I e decorre a 2ª edição do Artes & Ofícios do Porto, novamente na Praça dos Poveiros, ambas entre 27 de novembro e 23 de dezembro.

Realce ainda para a estreia do Up Street Porto – Mercado de Arte Urbana na antiga dependência do Banco Montepio, na Avenida dos Aliados, a 28 e 29 de novembro, e para uma edição especial de Natal que juntará o Mini Porto Belo e o Flea Market, a 12 de dezembro, no parque de estacionamento do Silo Auto.

PASSAGEM DE ANO

As boas vindas ao Novo Ano são já uma tradição na principal sala de visitas da cidade, palco de uma festa aberta a toda a população na Avenida dos Aliados.
Desta vez, a entrada em 2016 será celebrada com um concerto especial de Pedro Abrunhosa & Os Bandemónio (23h00) e se prolongará por três horas e meia de espetáculo e que inclui a contagem decrescente que antecederá o tradicional fogo-de-artifício, lançado de vários pontos dos Aliados e, este ano, ainda com mais surpresas… a serem divulgadas em breve.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo