Aparece, assim, sem explicação. É uma vontade indomável de fazer as malas e partir! Mal chega de uma viagem já está a pensar na próxima? Ou pior (melhor!)… ainda está numa viagem e já está a pensar em voltar àquele destino ou a fazer planos para um outro? Eu compreendo! Somos viciados em viagens!
Felizmente este vício é dos poucos que mal não faz! Podemos gastar balúrdios, para o satisfazer, mas o que trazemos de volta, depois de uma viagem, é muito mais enriquecedor. Se tem alguém do seu lado que acha que tem este “problema” – de ser viciado em viagens – ou se se identificar com alguns destes sintomas… partilhe connosco este vício… perdão, esta paixão!
É um viciado em viagem quem:
1- Tem o frigorífico coberto de imanes trazidos de todos os locais que já visitou.
2 – A lista de locais a visitar nunca tem um fim. Não são 50, não são 60, não são 300 locais… é tudo, no mundo inteiro! E, se possível, repetir locais e cidades que ficaram na memória e no coração.
3 – Está inscrito num sem número de sites para saber as promoções em voos, com alertas no seu e-mail.
4 – Tem uma série de cartões telefónicos de outros países, para mudar quando os for de novo visitar. Não os deita fora porque tem a certeza de que vai voltar àquele local…
5 – Conhece o número do passaporte de trás para a frente.
6 – A data de caducar o passaporte está longe, mas já quase não tem páginas livres para os carimbos.
7 – Tem uma parte da sua casa que está cheia de itens de viagem. Nomeadamente os produtos de higiene, em tamanho pequeno, e muitos frascos para usar só em viagens.
8 – Como os dias de férias não chegam para todas as viagens que quer fazer, aproveita todos os feriados e fins de semana prolongados.
9 – Vê filmes e séries passados em locais que quer visitar e fica a sonhar com o dia em que vai estar aquele mesmo local, onde os atores filmaram? Veja aqui os filmes para se inspirar e viajar.
10 – Tenta sempre aprender mais palavras da língua do destino que quer visitar, nem que seja só “Olá”, “Bom dia” e “Obrigada”.
11 – Sabe todas as aplicações para fazer chamadas gratuitas e para enviar mensagens, para estar contactável, em qualquer parte do mundo, principalmente quando viaja sozinho.
12 – Memorizou o horário do transporte para o aeroporto mais próximo de sua casa (eu sei do metro do Porto para o Aeroporto!).
13 – Tem uma panóplia de malas e mochilas de viagem, assim como bolsas mais pequenas para os produtos que leva na bagagem de mão.
14 – Em viagem, muda tantas vezes de local que acorda, na cama, a pensar “onde estou?”
15 – Acabou por se habituar a dormir em viagem, na cadeira do aeroporto à espera do voo, durante o voo, a dormitar entre ligações, etc. Tanto que os amigos já lhe chamam helicóptero… porquê? Porque aterra em todo o lado! 😀
16 – Quando quer comprar alguma coisa pensa sempre duas vezes… “isto dava uma viagem para”… e muitas vezes acaba por não gastar esse dinheiro e reserva-o para a próxima viagem.
17 – Tem um cartão próprio só para usar nas viagens.
18 – Os pés têm as marcas do bronzeado das sandálias ou chinelos…
19 – Sabe dizer com toda a precisão onde ficam os locais com tomadas elétricas dos aeroportos, onde já passou muito tempo… com voos atrasados.
20 – Consegue pegar na mala de cabine e saber, sem a pesar, qual o peso dela!
21 – Tem já uma lista feita de tudo o que precisa em viagem e demora 30 minutos a fazer a mala.
22 – Não consegue dizer qual o sítio mais bonito que visitou ou qual a cidade onde viveria…. são tantos que nunca consegue escolher só um!
23 – No armário da cozinha tem especiarias de todos os cantos o mundo – muitas delas acaba por não usar. “Bom mesmo era lá! Aqui não sei fazer”.
24 – Sabe dizer a todos os amigos quais os itens que não se pode levar na bagagem de mão (e acentuar que marmelada é considerada líquido, porque já sofreu isso na pele).
25 – Todos os dias vai ver os novos textos do Viaje Comigo para procurar ideias sobre qual a próxima escapadinha de fim de semana ou o próximo destino de férias.
Então, o leitor chegou à conclusão que é mesmo um viciado em viagens? 😀