Parque Nacional Khao Sok Tailândia © Viaje Comigo
Publicado em Junho 15, 2023

Vantagens de viajar com mochila

Notícias/ Preparar a viagem [ Malas ]

Durante muitos anos fugi a ter de viajar de mochila, mas as regras das companhias de aviação mudaram muito – principalmente depois da pandemia – e cada vez mais é difícil levar malas na cabina, porque cada empresa tem as suas regras e pesos. Ainda assim, viajar de mochila pode poupar-nos muito dinheiro e… paciência. Conheçam aqui as vantagens de viajar de mochila!

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

– Algumas companhias aéreas começam a cobrar pela mala de cabina. Levar uma mochila, debaixo do assento da frente, pode ser a forma mais barata de viajar hoje em dia.
Bem sei que, se for viajar por vários dias/semanas/meses, essa mochila provavelmente não será suficiente. Então, se viajar com material eletrónico, como computador ou máquina fotográfica, será muito mais difícil levar apenas uma mochila.

– Lista do que levar para as viagens, sem esquecer nada! Veja aqui! –

– Mais recentemente comecei a viajar com esta mochila de 50L, mas nunca a levo totalmente cheia. Normalmente tem menos de 8kg de coisas, o que é uma ginástica muito grande ter de escolher as coisas a levar. Algumas companhias começam a deixar embarcar apenas com 7Kg ou até 6Kg… ou seja, cada vez se leva menos coisas. Sendo que os produtos de higiene como champô, leite corporal, pasta dos dentes, protetor solar, etc, pesam sempre mais! Dica: se só puder levar até 6Kg não leve os líquidos e compre-os no destino. Mais vale gastar esse dinheiro lá (e alguns hotéis até têm produtos de higiene bons para nos dar) do que pagar a mais por uma mala ou excesso de peso!

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

Neste caso, esta mochila tem as seguintes medidas: Capacidade: 50Litros; Peso: 1,4 kg; Dimensões: 62 x 32 x 24 cm. Tem garantia de 10 anos. Não cabe debaixo do assento da frente, mas eu nunca a encho, por isso, nunca atinge aquelas medidas máximas. Tenha também em atenção que, a mochila vazia pesa 1,4Kg por causa de toda a estrutura que acompanha a coluna e a lombar, o que é muito importante para não ficarmos com dores de costas quando estamos muito tempo com alguns quilos às costas. Há mochilas mais leves e mais pequenas (e muito maiores também!). Terá de ver qual se adapta melhor ao tipo de viagem que deseja fazer. Podem ver qual é a mochila que tenho usado clicando aqui.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Viajar de Mochila - Khao Sok Tailândia © Viaje Comigo

Viajar de Mochila – Khao Sok Tailândia © Viaje Comigo

E que vantagens pode trazer viajar apenas de mochila?

– Viajar com apenas uma mochila, obriga-nos a sermos mais comedidos no que levamos connosco. E a mochila pode ser uma bela analogia em relação à vida… o que conseguimos carregar? Se a mochila estiver pesada demais para o nosso corpo… toca a esvaziar! E deixar de lado tudo o que não precisamos! Serve para tudo na vida, este conselho!

– Dá-nos maior mobilidade e flexibilidade: viajar com uma mochila permite-nos deslocações de forma mais fácil e rápida. Podemos caminhar, andar em transportes públicos, andar por ruas estreitas, fazer caminhos maiores, e até mesmo trilhas sem termos de nos preocupar com as rodas da mala ou o tamanho da mesma. Se sabe que vai subir e descer escadas, ou andar em ruas com buracos… isso é péssimo para quem traz mala de rodas, e a mochila é melhor nesses casos específicos. Claro que a mala de rodas é boa por outras razões!

– Parecendo que não… ao viajarmos de mochila… damos menos nas vistas! Tenho notado que viajante que leva a malinha de rodas dá mais nas vistas (e faz mais barulho) do que alguém que leva a mochila às costas. Para quem viajar sozinha – e neste caso estou a falar da minha experiência, como mulher que viaja sozinha – é uma opção melhor. Além de que muitas vezes, nos transportes como comboios ou autocarros, temos de deixar as malas longe do nosso lugar e com a mochila pode ficar junto de nós mais facilmente. Temos maior controlo sobre os nossos pertences.

Mais económico: já o referi anteriormente, mas reforço que viajar de mochila é geralmente mais económico do que carregar malas grandes ou despachar bagagens para o porão dos aviões. Com uma mochila, pode evitar taxas adicionais de bagagem e até mesmo economizar em transporte, já que é mais fácil deslocar-se com uma mochila em transportes públicos ou a pé em determinados locais.

Mochileiros: viajar com uma mochila é mesmo diferente… e os outros mochileiros vão olhar para nós também de forma diferente. Posso dizer que sinto isso quando vejo outras mulheres a viajarem sozinhas, de mochila às costas. Há um sorriso de “companheiras de viagem”. E por vezes, se se proporcionar, metemos conversa e ficamos a fazer partes da viagem em conjunto! Já aconteceu muitas vezes! Por isso, ser mochileiro transmite a ideia de que são pessoas mais descomplicadas na hora de viajar. Não todos, certamente! Mas a maior parte, sim! Se não estamos tão focados no que temos e no que usamos, estaremos mais abertos ao que nos rodeia: diferentes pessoas e diferentes culturas. E isso é o importante numa viagem! Com ou sem mochila, aproveita bem cada minuto!

Auto-desenvolvimento e auto-conhecimento: como já referi atrás, ter de minimizar o número de coisas que vamos levar na mochila, faz-nos desenvolver enquanto pessoas, uma vez que temos de pensar bem o que realmente nos faz falta e o que é verdadeiramente importante numa viagem. Fazer essa escolhas e limitar o número de objetos que levamos, faz com que – em grande parte dos casos – nos tornemos menos ligados a coisas e mais ligados ao que vamos viver. Também aprendemos a secundarizar os objectos. Se os chinelos ou sapatilhas se estragam em viagem? Compramos uns novos durante a viagem! Podem não ser os melhores, ou da marca que queríamos, mas viajar tem estes imprevistos e temos de aprender a lidar com eles. São pequenas situações que nos podem deixar desconfortáveis em viagem, mas que nos fazem crescer muito enquanto indivíduos e não dar importância a coisas materiais. Viajar é viver: e só precisamos do essencial.

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

Minimalista: viajar de mochila faz, na maior parte das vezes, pensar bem no que verdadeiramente precisamos. Fazer a mochila para um mês de viagem… preciso de roupa para um mês?! Ou preciso roupa para uma semana (ou semana e meia) e vamos lavando, ao longo do caminho? O espírito minimalista está mais presente em quem viaja com mochila e cada vez mais isso acontecerá devido aos pesos e às tarifas que as companhias aéreas colocam nas malas.

Claro que tenho mais malas de rodas do que mochilas, mas ainda assim ultimamente tenho usado mais a mochila – sobretudo para viagens que sei que vou estar quase todos os dias a mudar de alojamento – e em locais mais quentes (com menos roupa e mais leve). Normalmente uso mais as malas de rodas, quando sei que a mala vai ficar pesada e quando sei que vou ficar no mesmo alojamento durante bastante tempo. Se não vou carregar todos os dias, posso levar mais peso. Mas, se sei que vou ter de mudar de poiso todos os dias… a mochila acaba por ser o melhor!

Como preparar/ fazer a mochila para viagem?

– Colocar nas bolsas de lado o calçado ou a roupa interior/biquinis.
– No fundo, costumo colocar a roupa que levo mais quente, na viagem de avião.
– No meio, posso colocar em organizadores de viagem, ou não, a roupa. Com organizadores é mais fácil de encontrar o que queremos e também poupa mais tempo e espaço, quando queremos encontrar algo.
– No topo /tampa costumo colocar os medicamentos, produtos de higiene e outras coisas que posso precisar e sei que estão à mão se semear. Asim, não preciso de abrir a mochila para encontrar essas coisas.
– Na viagem de avião leva vestida a roupa mais pesada, assim como o calçado que ocupa mais espaço.
– Se levares calçado fechado na mochila, podes aproveitar o espaço interior para colocar as meias.
– Levar roupa que não vinca facilmente e podes fazer rolinhas que ocupa menos espaço
– Nunca leves a mochila (nem qualquer outra mala) muito cheia. Mal comeces a mexer no interior, tudo fica mais desarrumado e torna-se sempre mais difícil arrumar tudo de novo, como da primeira vez.

Algumas “desvantagens” da mochila:
– Ficamos mais cansados quando estamos em filas e não há onde pousar a mochila e temos de estar com ela às costas.
– Não é aconselhável para quem tem problemas nas costas/lombar/coluna, principalmente se a mochila estiver pesada!
– A mochila aquece muito a parte das costas (sobretudo as que têm maior artesão lombar, são as que provocam mais calor, com mais almofadados que nos protegem a coluna). Nos destinos mais quentes, é normal transpirar muito na zona da lombar, devido a esse aquecimento.

Se precisares de ver como fazer uma mala – também tem dicas que dão para o exemplo da mochila – podes ver aqui neste vídeo.

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

Viajar de Mochila © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo