A gastronomia de Cabo Verde é uma fusão deliciosa de influências africanas, europeias e brasileiras, que refletem a história diversa e rica do país. Com uma localização privilegiada no Oceano Atlântico, a culinária cabo-verdiana é caracterizada por pratos saborosos e ingredientes frescos e locais e cada ilha terá os seus pratos mais característicos.
Um dos pratos mais emblemáticos de Cabo Verde é a Cachupa, considerada o prato nacional. A Cachupa é um ensopado feito com milho, feijão, batata-doce, mandioca, legumes variados e carne ou peixe – servida com arroz branco. Existem diferentes variações da Cachupa, mas todas são igualmente deliciosas e nutritivas.
Outro prato muito popular em Cabo Verde é a sopa de peixe (ou caldo de peixe) rica e aromática, feita com uma variedade de peixes frescos, legumes (tomate, cebola, pimentão, coentro), especiarias e leite de coco. Muito saborosa!
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Todos os peixes e mariscos são, como quase é óbvio, parte das especialidades de todas as ilhas, e mariscos como lagosta, os búzios, lapas, bafas, etc fazem as delícias dos comensais. A lagosta é um tesouro do mar em Cabo Verde e é preparada de várias maneiras deliciosas. Pode ser grelhada, cozida em molho de tomate ou servida com molhos de manteiga de alho. A lagosta é frequentemente acompanhada por arroz, legumes e saladas frescas.
Os pratos de carne também têm um lugar especial na culinária cabo-verdiana. A famosa Cachupa Rica é uma versão mais elaborada da Cachupa tradicional, feita com carnes variadas, como carne de porco, frango, chouriço e bacon, além dos ingredientes básicos da Cachupa. Na Ilha do Fogo, por exemplo, a especialidade local é a Djagacida, uma feijoada com carne de porco salgada, couve e cuscus de milho.
Para os vegetarianos, há opções como o Arroz de Legumes, que combina arroz com uma variedade de legumes frescos, como cenoura, ervilha, batata, pimentão e cebola. É uma opção leve e saudável e cheia de sabor.
Quanto às sobremesas, o doce de papaia ou de goiaba com queijo, pudim, bolo de laranja, doces com côco, ou o gelado de bolacha, fazem parte das escolhas. Outra sobremesa tradicional é o Bolo de Cenoura, um bolo húmido e saboroso feito com cenoura ralada e coberto com uma camada generosa de glacê.
Além dos pratos mencionados, Cabo Verde também é conhecido por suas bebidas refrescantes, como o Ponche: bebida doce feita com aguardente de cana-de-açúcar, açúcar, limão e especiarias. Existe de variados sabores, como o amendoim, por exemplo.