Na Ilha do Sal, em Cabo Verde, o grupo de hotéis Oásis tem dois alojamentos na praia de Santa Maria: o Hotel Oásis Atlântico Belorizonte (onde fiquei alojada) e, ao lado, o Salinas Sea. Ambos têm uma locação privilegiada, tanto para chegar rápido e direto à bonita (linda!) praia de Santa Maria, como por ficar a 5 minutos a pé do pontão e do centro da vila. É, sem dúvida, uma ótima localização e uma mais valia para pequenos e grandes passeios. Além disso, tem animação durante o dia e noite e restaurantes com comida excelente!
A partir do hotel, tem um calçadão que acompanha ao areal e que nos leva até ao centro da vila, onde vai encontrar inúmeras lojas e banquinhas de artesanato, restaurantes e bares muito animados, para dançar pela noite fora. No pontão, pelas 11 da manhã, a agitação adensa-se quando o peixe começa a chegar nos barcos e há um frenesim de arranjar peixes e venda e compra. Além disso, ao final do dia, para um bonito pôr do sol, é o melhor local para as fotografias. É também aqui que muitos dos habitantes locais saltam para o mar, para os seus mergulhos diários e quase sempre acrobáticos.
Esta viagem de grupo à Ilha do Sal, com um grupo liderado por mim, teve o apoio na organização da agência de viagens Vá de Férias e do Operador Turístico Soltrópico.
O Hotel Oásis Atlântico Belorizonte tem dois tipos de quartos: os quartos normais e os bungalows que estão divididos em diferentes categorias: Comfort ou Deluxe – com mesa e cadeiras na varanda.
Uma coisa que adorei neste resort é que acolhem gatos – que também dão jeito para caçar outros animais – e alimentam-nos com ração que se vê em taças espalhadas e com água também. Por isso, não dê de comer aos animais… eles já os alimentam.
Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!
OS ESPAÇOS DO HOTEL
Olhando para o mapa, parece que os espaços do Hotel Oásis Atlântico Belorizonte ficam muito distantes, mas é tudo bem próximo. Tem três espaços de restaurantes (falo mais abaixo deles).
Tem três piscinas para adultos (algumas com animação e outras sem barulho algum), jacuzzi, e três para crianças (e um Kids Club com brincadeiras para os mais pequenos) e um parque infantil, mesmo ao lado.
Uma das piscinas tem um bar de apoio – onde servem os gelados! – e os outros bares, além do de praia, estão junto de restaurantes e servem diversos cocktails. Dá para provar (mais do que) um em cada dia da semana! Houve uma votação no meu grupo e o cocktail Oásis e o Cabo Verde foram os mais elogiados.
Na praia, tem espreguiçadeiras e chapéus de sol para os hóspedes do hotel. A praia tem um longo areal e a água é muito límpida. Um verdadeiro paraíso!
AULAS E DIVERSÃO
A quase todas as horas existe animação dentro do Hotel Oásis Atlântico Belorizonte e também no bar da praia! Existe uma equipa de Animação que está encarregue de nos por a mexer. E ainda bem!… Porque a comida aqui é deliciosa… e temos mesmo de queimar as calorias a mais.
Assim, logo pela manhã, e durante o dia, vai ter aulas de dança, hidroginástica, voleibol, futebol, aeróbica, polo aquático… além disso, tem ginásio e campo de ténis! Há também aulas de dança e aeróbica junto do bar da praia, no areal.
Se quiser relaxar, tem também um Spa. Ao lado das salas de massagens tem algumas lojinhas no espaço do hotel, com todo o artesanato que vai encontrar lá fora (e algumas a preços bastante mais acessíveis do que cá fora!).
RESTAURANTES: A GASTRONOMIA
Existem vários restaurantes dentro do Hotel Oásis Atlântico Belorizonte e, em todos eles, a comida é excelente. Pode ser um problema… Nos primeiros dias, vem aquela vontade de provar de tudo, mas depois a gula acalma – será? tem de acalmar – e começamos a fazer refeições mais equilibradas. E não há desculpa para não o fazer: há inúmeros tipos de saladas e sempre legumes cozinhados, além das sopas, e sempre fruta disponível. Há também carnes e peixes grelhados. Abuse destes ingredientes mais saudáveis, mas vá provando também um pouco dos outros! Afinal.. está de férias!
Há pratos cabo-verdianos para experimentar – há aliás uma noite especialmente dedicada à gastronomia cabo-verdiana – mas também dão-nos a provar gastronomia internacional, que pode ir desde a portuguesa (com iscas de bacalhau, por exemplo), à espanhola (com tapas) e da italiana (pastas e pizzas), à francesa (com toda a doçaria requintada, por exemplo). Além dos buffets, sempre com uma variedade enorme, tem restaurantes temáticos (leia mais abaixo).
Santa Maria – Restaurante Buffet
Pequeno Almoço: 07h00 – 10h00
Almoço: 12h30 – 14h30
Jantar: 18h30 – 21h30
Noite de Barbecue: Segunda-Feira*
Menu Caboverdiano: Terça-Feira*
Noite Latina: Quinta-Feira*
*Menus temáticos sujeitos a mudança
Flôr do Sal (buffet durante o dia e Italiano à noite)
Pequeno Almoço: 07h00 – 10h00
Snack da Manhã: 10h30 – 11h30
Almoço: 12h30 – 14h30
Snack da Tarde: 15h30 – 17h00
Jantar (Menu Italiano): 19h00 – 21h30 (excepto Sábado)
RESTAURANTES TEMÁTICOS
Ao jantar, além do buffet normal tem três restaurantes temáticos que deverá reservar (com alguma antecedência) para ter uma experiência diferente – sempre ao jantar.
O italiano Flôr do Sal leva todos os pontos! (é a modesta opinião do meu grupo!) É excelente em tudo: nas entradas, nas pizzas, nas pastas, tortelini, ravioli, no risotto e até nas sobremesas – tendo em conta alguns pratos vegetarianos também.
Existe o Bar da Praia, que ao jantar nos apresenta como especialidade três variedades de peixes grelhados – com batatas e legumes cozinhados como acompanhamento.
E o Menu de Degustação, numa experiência gastronómica no restaurante Pedra do Lume: com entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa. Tudo com muito bom aspecto! Realmente faz uma diferença enorme, estarmos dentro do resort e termos diversas experiências gastronómicas diferentes.
Existem dois horários para os jantares: às 18h30 e às 20h00. Dica: neste último restaurante do Menu de Degustação, se ficar no horário das 20h00 vai terminar mesmo quando estará a começar, no palco, o espectáculo da noite! Por isso, escolha bem o dia para jantar lá.
SHOWS – ESPETÁCULOS
Se durante o dia há animação no Hotel Oásis Atlântico Belorizonte, à noite o convite é para os hóspedes assistirem aos espetáculos no grande palco, com os bailarinos da casa. Alguns deles dão as aulas de dança, durante o dia, e pela noite encantam-nos com as suas danças em palco. São sempre muito bons os espetáculos e há uma noite que é de karaoke e os hóspedes podem participar. A diversão é garantida!
INFORMAÇÕES
Hotel Oásis Atlântico Belorizonte
Morada: Santa Maria, Ilha do Sal, Cabo Verde
Telefone: +238 242 10 45
– Está à procura de outro tipo de alojamentos para a sua viagem? Pesquisa aqui

Conchas a decorar os jardins do Hotel Oásis Atlântico Belorizonte – Ilha do Sal – Cabo Verde © Viaje Comigo