Pinguim junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo Pinguins em Boulders Beach, Cape Town, África do Sul © Viaje Comigo
Publicado em Junho 29, 2020

Melhor altura para ver os pinguins africanos em Boulders Beach, Cape Town

África/ África do Sul [ Cidade do Cabo ]

Qual a melhor altura para visitar os pinguins africanos, de Boulders Beach, na Cidade do Cabo, na África do Sul? Na minha visita à África do Sul fui por duas vezes visitar estes animais no seu habitat natural, que é simplesmente as praias perto de Cape Town. Tem duas principais formas de os ver: pagar para entrar na colónia deles, numa praia privada (onde, de facto, são muitos), ou ir para uma praia pública, ao lado, e vê-los (ainda que sejam em menos número do que na colónia) sem pagar nada.

Casas dos pinguins junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo

Casas dos pinguins junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa – África do Sul © Viaje Comigo

Conseguem ver os pinguins? Vista do Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo

Conseguem ver os pinguins? Vista do Tintswalo at Boulders Boutique Villa – África do Sul © Viaje Comigo

Simon’s Town é a terceira mais antiga cidade da África do Sul. O seu nome vem do Governador Simon van dr Stel, que selecionou este porto como uma alternativa segura durante o inverno. A cidade mostra o legado britânico já que, durante 144 anos, os britânicos usaram-na como base naval, mostrando por isso ainda edifício de arquitectura vitoriana. Uma das suas maiores atrações é a colónia de pinguins africanos em Bouders Beach.

O que ver/fazer em Simon’s Town:

– passeio de comboio em cima das dunas e com vista para o mar
– Museu de Simon’s Town
– Museu Naval da África do Sul
– Centro e porto
– Ir às praias
– Foxy Beach é onde está a colónia protegida de pinguins
– Pinguins em Boulders Beach, de acesso livre
– Restaurantes com peixes e mariscos frescos.

Pinguim junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguim junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa – África do Sul © Viaje Comigo

Quase durante todo o ano se consegue ver os pinguins africanos em Boulders Beach e existem principalmente em dois pontos. A Foxy Beach é onde está a colónia – com entrada paga – dos pinguins. São dezenas (eu diria centenas, mas só vi ao longe do meu alojamento) que ali estão. Mas, foi em Bouders Beach que estive mais de perto com eles.

Pinguins junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa – África do Sul © Viaje Comigo

Apesar de se poder ver pinguins durante todo o ano, entre setembro e outubro é quando há menos porque os pinguins vão pescar e dão de comer às crias no oceano. Entre fins de novembro e fins de janeiro, é certamente a altura melhor para ver os adoráveis pinguins. É uma época mais quente e os animais estão dentro e fora da água constantemente para se aquecerem no areal ou nas rochas. Depois vão ao mar, para irem buscar comida e podem voltar para dormir, em casotas ou buracos.

Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa – África do Sul © Viaje Comigo

Fui ver os pinguins duas vezes. A primeira, levei comida e fiz um piquenique, na Boulders Beach, a poucos metros dos pinguins. Da segunda vez, fiquei alojada no Tintswalo at Boulders Boutique Villa, que tem uma saída direta para o passadiço que vai dar a a todos os locais onde pode ver os bichos.

Se visitar Boulders em janeiro, os pinguins mais jovens estão a mudar as penas, ou seja, também é uma altura divertida para o fazer. Nessa altura, os pinguins juntam-se mais na praia e aí sim consegue-se perceber quão grande é esta colónia. A maior da África do Sul.

A altura da reprodução dos pinguins é de fevereiro a agosto; e chega ao seu pico entre março e maio. Eu estive lá em janeiro e vi pinguins a aquecerem ovos (como mostra uma das fotos). Mas estão sempre protegidos por uma rede, ao longo do passadiço.

Pinguim com ovo... junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguim com ovo… junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa – África do Sul © Viaje Comigo

Deverá ser também uma altura fascinante quando nascem os bebés, para se ver os pinguins a nadarem e a regressarem à praia com comida para os pequenitos. Os bebés são alimentados durante cerca de dois meses – normalmente durante o final da tarde. Aqui, nesta altura, há sempre mais animais.

A melhor altura do dia para as visitas é ao fim da tarde, antes do passadiço fechar, porque vai apanhar a melhor luz. De manhã cedo e antes do pôr-do-sol são as melhores alturas para as imagens, fotografias ou vídeos.

No que toca ao número de pessoas a visitarem, geralmente há menos pessoas nos meses de inverno. Os meses mais agitados são de novembro até março/abril, assim como quase todos os fins de semana.

Pinguim a ler... junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguim a ler… junto do Tintswalo at Boulders Boutique Villa – África do Sul © Viaje Comigo

Da segunda vez que fui a Bouders ver os pinguins, fiquei alojada no Tintswalo at Boulders Boutique Villa: “Pinguins, pinguins e mais pinguins”. Os pinguins africanos foram os meus vizinhos quando fiquei alojada naquele alojamento, muito requintado, em Simon’s Town, junto da Cidade do Cabo, na África do Sul. O edifício da Boutique Villa fica mesmo em frente à praia, onde os pinguins africanos se banham na água e ao sol. É a perfeita localização , não é?.

Com a praia de Boulders e os pinguins africanos, mesmo ali em frente, só dá vontade de percorrer a beira-mar e descobrir estes amiguinhos super fofos. Então, tem uma saída direta do alojamento para o passadiço. Saindo por essa porta, se virar à esquerda, uns metros à frente, vai estar em frente à reserva dos pinguins. Tem de pagar um bilhete de entrada e poderá ir para o local onde estão dezenas de pinguins, ajudando também à preservação dos mesmos, com o pagamento dessa mesma entrada.

Pinguins africanos - Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos – Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins na estrada... cuidado! Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Conduza devagar: Pinguins na estrada… cuidado! Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Mas, se não tiver esse dinheiro disponível e quiser ver os animais na mesma, basta caminhar nesse mesmo sentido, mais uns cinco minutos, e estará numa praia, de acesso livre, e com os pinguins ali mesmo à sua frente. Fácil! Na mesma porta do alojamento, se virar à direita, vai também ver as “casinhas” dos pinguins e pode fazer um caminho de terra batida, que tem uma cancela: abra a cancela e caminhe na Burghers Walk para descobrir mais pinguins no seu habitat natural. Ao final do dia, eles costumam ficar muito quietinhos a apanhar os últimos raios de sol. É a altura perfeita para as fotografias!

(…) No Tintswalo at Boulders tem no topo do edifício está a piscina. É pequena mas suficiente para nos refrescarmos nos dias mais quentes. E é também daí que temos vista para o mar – que cores bonitas que tem aqui – e para os pinguins a banharem-se. Leia mais.

Cuidado: Pinguins podem morder, se se sentirem em perigo! Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Cuidado: Pinguins podem morder, se se sentirem em perigo! Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos - Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos – Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Horários de Boulders:
Inverno: abril a setembro: 08h00 – 17h00
Verão: dezembro a janeiro: 07h00 – 19h30
Fevereiro a março: 08h00 – 18h30
Outubro a novembro: 08h00 – 18h30

Calendário dos pinguins africanos:

Janeiro: os jovens estão a ficar sem penas; adultos estão a comer para a época da reprodução.
Fevereiro até agosto: altura da reprodução com a maior parte dos pinguins nas praias.
Setembro e outubro: pinguins no mar a comerem e a prepararem-se para a muda de penas. Menos pinguins na praia.
Novembro e dezembro: Altura da muda das penas.

Pinguins africanos - Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos – Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

TEMPO EM BOULDERS

Simon’s Town e Boulders são um ótimo local para visitar durante todo o ano. Mas, o melhor tempo, com menos chuvas, costuma ser entre outubro e março. A possibilidade de haver mais chuva aumenta a partir de maio e pode durar até setembro.

Há viagens de kayak para ir ver de perto os pinguins na água. Estive quase para me inscrever nessa atividade, mas acabei por não ter tempo para a fazer. No entanto, estar na praia com os pinguins de perto foi muito bom. E encheu-me o coração.

Pinguins africanos - Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguim africano – Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos - Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos – Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos - Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Colónia de Pinguins africanos – Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos - Boulders Beach - África do Sul © Viaje Comigo

Pinguins africanos – Boulders Beach – África do Sul © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo