Susana na piscina da Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo Susana Ribeiro na piscina da Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo
Publicado em Junho 29, 2020

Na região do vinho verde: Quinta de Lourosa, Lousada, Portugal

Alojamento/ Portugal [ Hotéis/ Lousada ]

Foi durante um programa na região dos Vinhos VerdesTerroir Lousada – que conheci e fiquei instalada na Quinta de Lourosa, a cerca de cinco minutos do centro da cidade de Lousada. A menos de 40 minutos do Porto, esta quinta tem tudo o que é necessário para se conseguir dias relaxados, no meio dos campos – rodeados de vinhas – e com provas de gastronomia e vinhos, que aqui são produzidos. Bons vinhos, boa comida e sabe bem receber… não se pode pedir mais! Tem piscina, jogos para crianças, adega para provas e para conhecer e algumas lições do mundo rural, se estiver disposto a aprender.

Susana Ribeiro na Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Susana Ribeiro na Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

A Quinta de Lourosa dá-nos, na sua rústica casa, bons vinhos, boa comida e um acolhimento personalizado pela família que aqui vive grande parte do ano: as boas-vindas são dadas por Joana de Castro, enóloga dos vinhos que daqui saem. Fazem-nos sentir em casa e isso é sempre muito importante!

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Loja da Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Loja da Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Faça como eu: primeiro, instale-se. Fiquei num quarto de paredes de pedra – onde já funcionou a adega desta quinta – e decoração rústica, com vista para o pátio onde o baloiço e a cama de rede nos esperam, para relaxar. Mesmo em frente está a loja, onde se fazem provas e se podem comprar os vinhos (um pouco mais baratos do que nas outras lojas ou supermercados).

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Quarto da Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

A Quinta de Lourosa tem diversos quartos e um deles é apartamento, podendo acolher uma família e até quem queira fazer as suas próprias refeições, uma vez que tem cozinha. Mas, quem está nos quartos e quiser cozinhar, também o pode fazer. Na sala dos pequeno-almoços está a cozinha comunitária, com tudo o que precisa, basta trazer os seus ingredientes.

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Cozinha comunitária da Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

De manhã, é na sala dos pequenos-almoços da Quinta de Lourosa que começámos as provas, mas ainda sem vinhos: o pão da região, os bolos da pastelaria local, queijos, carnes frias, compotas, sumo de laranja e bolo caseiro. Vocês sabem… quem serve bolo caseiro (e compotas) fica para sempre no meu coração! Não há amor maior pelos hóspedes do que servir-lhes comida caseira.

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Pequeno-almoço na Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Portanto, começo o dia com este belo pequeno-almoço, antes de ir conhecer as vinhas e a produção da Quinta de Lourosa. Vamos até à adega, onde estão as cubas de inox, e ainda umas antigas, de cimento, que mostram a rusticidade e a antiguidade desta quinta, que já é centenária.

Isto dos vinhos esteve sempre no ADN de Joana de Castro. A quinta era da família do pai, que também é um estudioso da área vinícola (Rogério de Castro) e uma sumidade no que toca a desenvolver sistemas de condução de vinhas. Inventou o sistema Lys – porque dizem ter o desenho da flor de lis – nome dado pelos franceses, que ele próprio chamou de “sistema de condução ascendente retundante”.

Joana de Castro - Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Joana de Castro – Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Capela da Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Para quem não entende muito desta área (como eu!) existem diferentes tipos de vinhas e também elas vão influenciar no tipo de uva e de vinho que daí virá. Curioso, não é? E a água é também um dos segredos de muitos produtores, sendo que que tem minas de agua naturais é como ter ouro (pronto, não tanto, mas quase!).

Na Quinta de Lourosa, têm 27 hectares de vinha e vão plantar mais nove, entretanto. Tudo cresce nesta área fértil – têm muitas minas de água – onde a vinha cresce viçosa e os vinhos são frescos e aromáticos. Ora, e a boa qualidade da água fará sempre parte de um bom vinho.

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Vinhos da Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

As vinhas mais antigas da Quinta de Lourosa têm 32 anos, mas já o avô de Joana tinha vinhas com mais de 90 anos. Ah, sim, também o avô era desta área e foi um dos dinamizadores da Adega Cooperativa de Lousada.

Na adega, da Quinta de Lourosa, percebemos o processo de vinificação e fizemos experiências com o vinho saído diretamente das cubas de inox, assim como das pipas de madeira. O tempo passa a correr, quando estamos a aprender e a sermos acompanhados por quem fala de tudo isto com paixão… e vai passar uma manhã a aprender muito. Noutra altura também fiz mais provas de vinho, com um piquenique junto da piscina, bem guarnecido com produtos da região e alguns da quinta.

Picnic na Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Picnic na Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

A Quinta de Lourosa diz na sua apresentação: “não somos apenas uma empresa de vinhos. Somos o fruto, simultaneamente fresco e maduro, de uma ciência e de uma paixão pela cultura da vinha na Região dos Vinhos Verdes”.

Na zona da piscina tem brinquedos para os mais novos… os graúdos também podem jogar ao xadrez gigante, mas nada de fatos muito altos na cama elástica.

Jogos na Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Jogos na Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Quinta de Lourosa
Morada: Estrada Santa Maria de Sousela 1913, 4620-469 Lousada, Portugal
Telefone: +351 963 213 655

Susana na piscina da Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Susana na piscina da Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Provas na Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Provas na Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Quinta de Lourosa - Lousada © Viaje Comigo

Sala na Quinta de Lourosa – Lousada © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo