Pinguins, pinguins e mais pinguins. Os pinguins africanos foram os meus vizinhos quando fiquei alojada no Tintswalo at Boulders Boutique Villa, em Simon’s Town, junto da Cidade do Cabo, na África do Sul. O edifício da Boutique Villa fica mesmo em frente à praia onde os pinguins africanos se banham na água e ao sol. É a perfeita localização , não é?
Com apenas nove quartos – os quartos são gigantes! – o nome já indica o que é: o Tintswalo at Boulders Boutique Villa, é um alojamento requintado, que serve apenas pequeno-almoço (que é quase um brunch!), e que parece uma casa de férias, de frente para o mar, com salas de estar muito confortáveis. Se desejar, pode também alugar a casa por inteiro, com os nove quartos, servindo-se da cozinha, etc.
Os quartos, como já disse, são gigantes (vejam o vídeo!). No meu, ao entrar, tinha a cama virada para a varanda, com vista de mar, depois, um closet igualmente gigante – dentro de um dos armários tinha a máquina de café, chaleira para o chá e bolachinhas caseiras para petiscar – depois, a casa de banho, com banheira e dois lavatórios (gigante!!) e ainda um corredor que nos leva ao espaço do duche e da sanita. Ufa, fiquei cansada só de descrever! Era muito espaçoso, mas ao mesmo tempo muito confortável e acolhedor.
O quarto tem inspiração náutica, com cartas de marinheiro e ilustrações nas paredes, decorado em tons de azul e branco. As conchinhas a escreverem “Welcome” são um pormenor simples mas muito amoroso, que se valoriza sempre, não é? Assim, como o lanchinho a meio da tarde que deixam ficar no quarto… e o chocolate e o poema sobre pinguins! Tantos mimos!
A verdade é que pouco tempo passei aqui dentro! Com a praia de Boulders e os pinguins africanos, mesmo ali em frente, só dá vontade de percorrer a beira-mar e descobrir estes amiguinhos super fofos. Então, tem uma saída direta do alojamento para o passadiço.
Saindo por essa porta, se virar à esquerda, uns metros à frente, vai estar em frente à reserva dos pinguins. Tem de pagar um bilhete de entrada e poderá ir para o local onde estão dezenas de pinguins, ajudando também À preservação dos mesmos, com o pagamento dessa mesma entrada. Mas, se não tiver esse dinheiro disponível e quiser ver os animais na mesma, basta caminhar nesse mesmo sentido, mais uns cinco minutos, e estará numa praia, de acesso livre, e com os pinguins ali mesmo à sua frente. Fácil!
Na mesma porta do alojamento, se virar à direita, vai também ver as “casinhas” dos pinguins e pode fazer um caminho de terra batida, que tem uma cancela: abra a cancela e caminhe na Burghers Walk para descobrir mais pinguins no seu habitat natural. Ao final do dia, eles costumam ficar muito quietinhos a apanhar os últimos raios de sol. É a altura perfeita para as fotografias!
Porque o Tintswalo at Boulders só serve pequeno-almoço, é importante dizer-vos que poderão ir a pé para alguns restaurantes, mas o melhor é levarem o carro até Simon’s Town e experimentarem um dos restaurantes de peixe. Há muitos e para diferentes preços. Eu fui experimentar o peixe e calamares do Salty Sea Dog. Um espaço tipo tasca, junto da marina, de toalhas de plástico, mas que serve comida boa. À base de fritos, é verdade, mas se quiser pode pedir grelhado. Entrei e perguntei quem falava português, porque no anúncio cá fora tinha a bandeira de Portugal, mas afinal não… só diziam algumas palavras. Na verdade, só perguntei para brincar com os funcionários, falamos todos inglês bem e não há qualquer problema de comunicação!
Para o pequeno-almoço, no Tintswalo at Boulders, prepare o seu estômago, porque vem aí um desfilar de delícias: cereais e fruta, com iogurte; salmão, carnes frias e queijos, com croissants, bolinhos e torradas que pode acompanhar com compotas variadas. Depois, pode pedir, para pratos quentes, os ovos mexidos, estrelados, omelete ou uns maravilhosos ovos Benedict (escalfados) com bacon e molho holandês. Dos melhores que já comi!
Além dos múltiplos recantos e salas que o Tintswalo at Boulders tem, onde pode relaxar, no topo do edifício está a piscina. É pequena mas suficiente para nos refrescarmos nos dias mais quentes. E é também daí que temos vista para o mar – que cores bonitas que tem aqui – e para os pinguins a banharem-se. Vista perfeita, não é?
Qual a melhor altura para ver os pinguins africanos? Pode ser quase o ano todo, exceto setembro e outubro quando saem para o mar para pescar. Finais de novembro até finais de janeiro é a melhor altura, porque está mais calor e os animais estão sempre dentro e fora de água, perto de terra. A altura de alimentar filhotes é entre fevereiro e agosto, mas especialmente (o pico) entre março a maio é mais fascinante, uma vez que os pinguins entram e saem do mar para ir buscar de comer para os pequenotes.
Este alojamento pode ser o ponto de partida para descobrir a região de vinhos e fazer a costa da África do Sul. Está muito próximo do Cabo da Boa Esperança, mas o Tintswalo também ajuda a marcar experiências como fazer uma excursão de kayak, para ver os pinguins de perto, dentro de água. Também pode marcar aqui o “nadar” com tubarões, que é, basicamente, estar dentro de uma jaula, dentro de água, e os tubarões vão nadar em seu redor… nunca fiz, mas gostava!
Na pitoresca Simon’s Town também encontra o que fazer: visitar o centro da cidade, com lojas muito bonitas, museus, snorkeling, experimentar o peixe e marisco fresco nos restaurantes… e, claro, fazer praia em Boulders. Aviso: a água do mar é fria!
INFORMAÇÕES
Tintswalo at Boulders Boutique Villa
Morada: 7 Gay Road, Simons Town, Cape Town, 7995, Cidade do Cabo, África do Sul
Telefone: +27 21 773 0900
Reservas: reservations@tintswalo.com
– Está à procura de outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui