Na África do Sul, passeio por diversos alojamentos e o Tintswalo Atlantic foi um dos mais bonitos e melhor situado. Primeiro pela sua envolvência: é o único alojamento dentro do Parque Natural de Table Mountain, porque já lá estava quando o local foi declarado reserva natural. A vista para o mar, para Hout Bay, rodeado pelos montes, e a decoração do espaço, assim como a atenção dos funcionários… tudo junto faz deste alojamento (custa-me chamar-lhe hotel, mesmo que seja boutique hotel… é quase casa!) um lugar muito especial!
O Tintswalo Atlantic fica a cerca de 40 minutos, de carro, da Cidade do Cabo e está situado, no final de uma escarpa, mesmo antes de chegarmos à portagem de Chapman’s Peak. Antes das portagens, à direita, está a entrada para o Tintswalo Atlantic. Deixamos aí o carro, no cimo de um monte, que se espraia até ao mar… e vem uma carrinha ajudar-nos (com as malas) a chegar às casinhas que vemos lá em baixo. Percorremos uma estrada estreita e ziguezagueada para chegarmos às cabanas onde o som do mar é constante. Não há melhor remédio que a vitamina “Sea”! Veja o vídeo:
E se a água do mar pode ser fresca demais para os nossos ossos, há uma pequena piscina com água salgada, aquecida… e vista para o mar! A meio da tarde, perguntam-me se quero petiscar algo… e trazem espumante e ostras à piscina. Habituem-me mal, que eu aguento! 😀
Ao entrar no quarto dá vontade de dizer: compro, compro esta casa! A enorme janela para o mar e para Hout Bay, o baloiço-casulo com uma das vistas mais bonitas… De manhã, ao pequeno-almoço, tive um grupo de golfinhos a fazer-me companhia, a nadar mesmo ali em frente.
Como fui na época de calor dava vontade de ter sempre a varanda aberta, com uma brisa marítima tão boa que não há como adormecer… dá vontade de ficar a noite toda acordada para ver as estrelas no céu. Estava tão limpo que conseguia contar as estrelas todas!
A decoração do meu quarto, o Antigua, era relativa ao mar mas tinha vários outros pormenores que lhe conferem um toque mais requintado como o candeeiro-candelabro, assim como as enormes poltronas viradas para o mar, onde os cobertores nos indicam que, mesmo com frio, aquele é o lugar preferido do quarto.
Quando visitei o Tintswalo Atlantic estavam 26 graus, portanto nem os cobertores nem a lareira foram usados, mas consigo perceber quão romântico e acolhedor deve ser visitar este local também com frio.
A cama gigante está pululada de almofadas e há elementos decorativos ligados ao mar por todo o lado, como búzios, estrelas do mar e mesmo os seixos da praia. Quando cheguei ao hotel, a maré estava cheia e, por isso, não conseguia ver a areia, mas quando a maré fica baixa o areal surge e dá vontade de ir molhar os pés no oceano Atlântico e ficar numa das camas-baloiço, simplesmente a desfrutar.
Na casa de banho do quarto, além do espaçoso chuveiro, há uma banheira junto da janela envidraçada onde assistir ao pôr do sol, enquanto se toma banho, se transforma na melhor parte do dia. Há gel para espuma, sais de banho, decoração com conchas e búzios, na parede, e junto das toalhas. São pormenores que contam, assim como a madeira no teto a fazer lembrar uma simples barraca, junto à praia… mas com muito glamour!
Na entrada do quarto tem uma série de mimos para os hóspedes: além da máquina de café e da chaleira para ferver água e fazer o seu chá, tem bolachinhas caseiras para fazer o seu pequeno lanche, durante a tarde.
Há também uma televisão mas suponho que seja a ultima coisa que aqui quer fazer… Para os observadores de pássaros é também um local onde se perdem as horas a observar as aves que nos encantam com os seus voos rasantes.
Ao jantar, a luz das velas ilumina os pratos, enquanto o mar continua a ser o companheiro sempre presente, ainda que não o consigamos ver… ouvimos. A carta do jantar apresenta uma gastronomia variada, com três pratos à escolha, para que possa agradar a quem quer peixe, carne ou é vegetariano. Delícias que saem de uma cozinha aberta, para que os hóspedes possam ver onde são preparadas as criações gastronómicas, com influências internacionais. Tudo com excelente aspeto e sabores apurados!
Ao pequeno-almoço há um buffet com várias propostas, mas antes volto a referir os pormenores… na manteiga está escrito Bom Dia, em inglês e em (alguns dos) diferentes dialetos da África do Sul! Tem de se amar estes funcionários!
No buffet, pode encontrar fruta, cereais, iogurtes, carnes frias, queijos, bolos, etc., mas também há um menu de pratos quentes que pode pedir, como omeletes, croissant com abacate, ovos e bacon, ovos mexidos, estrelados, entre outros.
Esta foi uma propriedade que já ardeu duas vezes! O facto de estar numa área de reserva natural, e junto ao mar, fez com que o fogo (sem hóspedes lá!) consumisse os edifícios. Foi reconstruído já três vezes, portanto! O Tintswalo Atlantic fica junto da portagem que nos leva a uma das mais bonitas estradas da Cidade do Cabo (Cape Town): Chapman’s Peak. A estrada foi construída em 1922 e encerrada em 2000 porque diversas pedras caíam e, além do perigo, impediam a circulação. Foi reaberta em 2003 e atualmente encerram a estrada em dias específicos para a limpeza e segurança. A portagem custa 50 rand, mas vale mesmo a pena porque é um percurso deslumbrante junto do mar. Aviso muito importante: não dá vontade de sair daqui!
INFORMAÇÕES
Tintswalo Atlantic
Chapman’s Peak Drive, Hout Bay, Cape Town/ Cidade do Cabo, África do Sul
Telefone: +27 21 773 0900
Reservas: reservations@tintswalo.com
– Está à procura de outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui