No Sri Lanka, a 115 Km de Colombo, a cidade de Kandy é conhecida como a capital das montanhas. Esta foi a última capital dos reis do Sri Lanka – classificada como Património da Humanidade – e é considerada o coração do budismo.
É uma cidade que cruza o seu desenvolvimento, onde há as lojas pequenas ao lado de supermercados grandes e centenas (milhares??) de Tuk Tuk ao lado de carros e muitos são topo de gama. E onde há quem se vista de forma ocidental e onde muitos ainda caminham descalços na beira de estrada. Talvez não seja tão desenvolvida como Colombo, mas para lá caminha. Foi a partir de Kandy que fiz a memorável viagem de comboio até às plantações de chá nas montanhas; e foi aqui que pude visitar um templo onde está guardada uma relíquia de Buda.
Apesar do trânsito ser um pouco caótico no centro, aproveite para caminhar e ficar a conhecer os edifícios vitorianos, religiosos, o Mercado Municipal e o Templo da Relíquia do Dente Sagrado (Sri Dalada Maligawa) é um dos locais de visita incontornável. É aqui que está um dente de Buda, guardado a sete chaves. Na verdade, não é possível vê-lo, estando guardado num altar, mas todo o templo serve de veneração ao mesmo.
Atualmente, apenas cinco monges vivem dentro deste templo – que foi o complexo palácio real do antigo Reino de Kandy. E todos os dias há cerimónias (três vezes ao dia: amanhecer, meio-dia e noite) que envolvem a doação de comida e o tocar de tambores e flautas em frente ao local onde está guardada a relíquia (dentro de um cofre). Leia mais sobre este templo.
Todos os anos a cidade organiza, em julho ou agosto, o Esala Perahera, uma festa ao estilo medieval, com dançarinos, tambores sempre a tocar e malabarismo com fogo. Claro que é um festa muito concorrida, mas deve valer a pena a confusão.
Além da visita ao Templo da Relíquia do Dente Sagrado fui assistir a um espetáculo cultural em Kandy, que foi muito interessante, mostrando as tradições locais.
E foi a partir de Kandy que embarquei na espectacular viagem de comboio até às plantações de chá de Nuwara Eliya – leia aqui toda a experiência desta viagem de comboio – uma viagem memorável.
Onde ficar alojado em Kandy? Fiquei no Mahaweli Reach Hotel, que fica colado à margem do rio Mahaweli. Nas traseiras do edifício está uma gigante piscina, que se consegue ver das salas dos restaurantes. À noite, a piscina fica iluminada com variadas cores.
Fiz duas refeições neste hotel e a comida era muito boa. Ao jantar, o buffet tinha desde a comida tradicional do Sri Lanka, às pizzas ou pastas, carnes e peixes grelhados, sushi… enfim, com grande escolha. Também nas sobremesas há muito por escolher. E ao pequeno-almoço, continua a diversidade: com ingredientes para o pequeno-almoço americano, europeu ou asiático, desde noodles ao arroz (no Sri Lanka comem a arroz a todas as refeições), e muita fruta e pastelaria, etc. Leia mais aqui sobre o hotel.
– Procura hotéis para a sua viagem ao Sri Lanka? Pesquise aqui