É o maior e o mais famoso mercado de Colombo, no Sri Lanka, o Pettah Market. É um mercado de frescos mas há de tudo um pouco, com bancas de rua e também lojas desde roupas, bijutaria, tecnologia, etc., acompanhadas sempre pelo frenesim de carros, tuk tuks e motas, a passarem e a buzinarem. É um ótimo local para se perceber a dinâmica da cidade.
Além das pequenas lojas – evite ir nas horas de orações, junto da mesquita, já que a maior parte fecha – tem os vendedores de rua e os melhores preços são bastante fáceis de encontrar: basta onde ver onde estão as mulheres cingalesas a fazerem compras. Aproxime-se do grupo e pergunte a uma delas o preço. É a melhor forma de conseguir pechinchas.
Pelo caminho das visitas e compras, aproveite para se hidratar com um côco, partido e preparado mesmo à sua frente. Não há nada melhor para se hidratar e cheio de vitaminas.
Fiquei num hotel que fica a cerca de 10 minutos a pé do Mercado Pettah, o Fairway Colombo.
– Procura outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui
Como estive lá em dezembro (pela segunda vez no Sri Lanka), achei muito curioso que a tradição natalícia tenha pegado por aqueles lados! Havia, junto ao mercado, uma barraca enorme onde vendiam árvores de Natal e decorações variadas, muito coloridas.
Outra coisa que vão reparar é que quase não se vêem mulheres. A maior parte dos vendedores (99%) são homens e mesmo na rua poucas mulheres passam por ali. As que via, estavam a fazer compras e desapareciam, enquanto que os rapazes e homens andam pela rua, de um lado para o outro, a passear durante muito mais tempo.