Susana Ribeiro em Sa pa - Vietname © Viaje Comigo
Publicado em Agosto 15, 2022

Conhecer as montanhas do Vietname: Sa Pa

Ásia/ Vietname [ Sa Pa ]

Durante a minha viagem sozinha ao Vietname, fui até ao norte do país para conhecer Sa Pa. Depois de ter estado em Hanói, e antes de ter visitado Hoi An, Ninh Binh e Ho Chi Minh, fui fazer um trekking nas montanhas. E não… não estava preparada para ele! Posso já dizer-vos que foi uma aventura do princípio ao fim. Escrevo este texto para que possam, pelo menos, ir mais bem preparados do que eu. E se divirtam tanto (ou mais!) quanto eu!

Trekking em Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

No norte do Vietname, as montanhas de Sa Pa são um dos pontos turísticos preferidos para quem gosta do contacto com a natureza, e fazer caminhadas. A vista para os terraços de arrozais, rodeados de pequenos montes, cobertos de neblina, tornam as imagens deste lugar bastante cinematográficas.

Esta região é habitada pelos diversas tribos e estas populações vivem do turismo, mas também (e obviamente) da agricultura. Não passam fome, mas também ninguém é rico. Por isso, as gorjetas dos turistas são sempre bem vindas, assim como a ajuda para comprar o que vendem, desde artesanato ao aluguer de material para as caminhadas e frio. No centro de Sa Pa tem também muitas lojas com material para comprar e não só alugar. Quanto ao dinheiro e gorjetas, não se admire se tiver de pagar para visitar algumas aldeias tradicionais.

A MINHA VIAGEM AO VIETNAME

QUANDO É A MELHOR ALTURA PARA IR A SA PA

Apesar de a temporada seca ser considerada de janeiro a junho, é sempre bom estar a contar com alguma proteção para a chuva. Há sempre humidade.. E à noite fica sempre bastante mais frio. Segundo os visitantes, junho será o melhor mês para ver os terraços dos arrozais mais verdes e com arroz. Mas é em setembro que fazem a colheita e, por isso, terá outras cores e outra vida nos campos. Outros dizem que a melhor altura será abril e maio.

COMO CHEGAR A SA PA

Eu comprei o tour com tudo incluído. Saí de Hanói de comboio* – uma viagem que pode durar de 8 a 11 horas – e depois fui até estação de Lao Cai e levam-nos de carrinha até Sa Pa, onde começa o passeio.
Sa Pa é uma cidade da província de Lao Cai, no norte do Vietname, colada à fronteira da China. Fica a 376 quilómetros de Hanói e a 38 km da cidade de Lao Cai.

*Para Sa Pa lembro-me que o comboio balançava muito. E até chego a ficar meia enjoada, quando estava sentada na cama, mas mal me deito adormeço. Nota importante: eu enjoo no Alfa, se for a ler ou a ver algo no telefone. Neste comboio, havia para cada viajante: água, bolachas, um lenço húmido e chinelos de quarto. Achei até chique!!

Estação de Lao Cai - Vietname © Viaje Comigo

Estação de Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Comboio Hanoi - Lao Cai - Sa Pa - Vietname © Viaje Comigo

Comboio Hanoi – Lao Cai – Sa Pa – Vietname © Viaje Comigo

Comboio em Hanoi – Lao Cai – Sa Pa – Vietname © Viaje Comigo

Centro de Sa Pa - Vietname © Viaje Comigo

Centro de Sa Pa – Vietname © Viaje Comigo

O QUE LEVAR? MALA PARA SA PA

Fazer a mala para 15 dias no Vietname é fácil. Roupas frescas, chinelos… pouca coisas que vai sendo lavada pelo caminho. A não ser que vás também ao norte do pais que é frio… e vás fazer um trekking. Mas mantém as roupas para o calor que se sente no Vietname e aluga roupa para o frio no norte. É o que a maior parte das pessoas faz. Eu levei o mesmo blusão que levava de Portugal (afinal fugi ao inverno europeu, em dezembro) e levava uma camisola interior mais quente, para usar por baixo das t-shirt’s.

A verdade é que depois de começarmos a caminhar, aquecemos bastante e o blusão só ficou vestido mesmo no início das caminhadas. E dormi com ele! Pronto, sempre foi bastante útil! É que na casa onde fiquei a dormir estava bastante frio à noite e eu não ia encher a minha mala com um pijama quentinho de inverno, não é? O que aluguei? Umas galochas! E ainda bem!

Mulheres de Sa pa - Vietname © Viaje Comigo

Mulheres de Sa Pa – Vietname © Viaje Comigo

Fui de Hanói com o comboio noturno e cheguei bem cedo a Lao Cai, que pertence à província com o mesmo nome, que toca na fronteira com a China. Como comprei um tour completo, estavam à minha espera (com outros turistas) para me levarem para o centro de Sa Pa. Deixei a minha mala de viagem num hostel, que me deu pequeno-almoço e me disse para aguardar pelo meu grupo do trekking.

Ainda faltava algum tempo e tinha passado bastantes horas dentro do comboio, precisava de me refrescar e trocar de roupa. Tomei um duche e vesti algo mais quente e confortável, para a caminhada. Tinha levado uma mochila e foi essa que levou as poucas coisas necessárias para a noite que ia passar no topo da montanha. Quanto menos coisas levarem, menos têm de carregar. Tudo o resto deixei no hostel, onde voltaria no dia seguinte.

Sapa Family hostel - Sa Pa - Vietname © Viaje Comigo

Sa Pa Family hostel – Sa Pa – Vietname © Viaje Comigo

Tinha estado a chover a noite inteira e ainda caía uma morrinha, que não molhava muito mas… molhava. Aluguei umas galochas, porque ir de sapatilhas era absurdo. Apanhamos buracos enormes de lama. Bastava a primeira poça para ficar sem a sapatilha, que ficaria para todo o sempre enterrada junto dos arrozais. RIP.

Aluguei então umas galochas, iguais às das guias. Mas, notoriamente, elas estavam mais habituadas àquele calçado do que eu! A chuva parou e as guias de montanha ficaram contentes por nós. Porque elas estão tão habituadas que penso que não lhes faria grande diferença. As guias, quase todas mulheres, fazem parte das tribos das montanhas. Medem à volta de 1,50m e são elas que nos ensinam onde colocar os pés, para que não resvalemos e nos magoemos ao cair. Alguns dos turistas caíram e magoaram-se. Eu fiz tanta força nas pernas, para que as galochas não se entrassem na lama que, no dia seguinte, os músculos à volta dos joelhos estavam muito doridos.

Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

A acompanharem-nos no percurso – e conhecidas da nossa guia – juntam-se outras mulheres das tribos. A oferecerem a ajuda, para que não caiamos. Elas, que vão a carregar crianças nas costas, a ajudarem-nos! E quando parámos para almoço… aí sim, pedem-nos que as ajudemos e compremos o artesanato que têm para vender. Seja o lenço, bolsas, colares, etc. Eu comprei um lenço a uma das simpáticas!

Estivemos a caminhar durante quase três horas… mas porque a maior parte do caminho estava escorregadio e e enlameado. Senão ia ser mais rápido. As paisagens que nos rodearam eram fantásticas. Tirei poucas fotografias, porque estava mesmo a aproveitar aquele ambiente.

Na paragem, almoçamos em Lao Choi, uma vilazinha muito virada para o turismo. Cheia de lojas e apenas alguns restaurantes. E depois caminhamos por Ta Van que tem muitos cafezinhos fofinhos. Assim mesmo, tudo com diminutivo porque eram pequeninos. Passamos uma ponte e esperamos pela van para levar de volta os turistas que não tinham dormida incluída. Nós, um grupo mais pequeno, ficamos para sermos levados para a guest house onde íamos pernoitar.

Jantar em Tinh Hong, a Homestay de Sa Pa - Lao Cai - Vietname © Viaje Comigo

Jantar em Tinh Hong, a Homestay de Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Tinh Hong, Homestay Sa Pa - Lao Cai - Vietname © Viaje Comigo

Fiquei na Tinh Hong Homestay, mas há mais alojamentos no mesmo lugar onde pernoitei. Quem está à frente desta casa é a Hong, com quem jantei, assim como com os seus filhos. O jantar foi todo feito por ela. A gastronomia tipicamente vietnamita.

Estava muito frio. Até os próprios locais se queixavam: uns 11 graus de máxima e 4 graus à noite. A casa é acolhedora, mas com as portadas abertas tornou-se fria. Hong que tem o negócio há 9 anos, percebeu isso. Fechou as portas e foi acender uma mini fogueira onde me colocou um banquinho baixo para me sentar e aquecer, enquanto lia ou estava na internet.

Botas com lama – Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Tirou-me logo a pinta de friorenta – a verdade é que enquanto caminhei não tive frio nenhum, até cheguei a ter calor – e também me perguntou se queria mais cobertores. Disse-lhe que sim e trouxe um enorme. O edredão e o cobertor fizeram-me ficar bem quentinha no meu quarto, que tinha uma rede mosquiteira e que tinha uma abertura junto do teto que deixava entrar o ar frio. Mas, quando me deitei, rapidamente fiquei quentinha.

Tinh Hong Homestay, Sa Pa - Lao Cai - Vietname © Viaje Comigo

Tinh Hong Homestay, Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Ao jantar, Hong fez uma sopa de tomate ovo e ananás. Também tinha os crepes vietnamitas, arroz, claro, galinha com gengibre e legumes cozidos e salteados. Estava tudo delicioso e com sabores muito caseiros. Também tinha batatas fritas caseiras, que souberam mesmo bem, acompanhadas com o molho picante que vai aquecendo a partir do estômago. No final, oferece uma água-ardente de arroz para um brinde, que estava escondida numa garrafa de água de plástico. Também aqueceu a alma, a água-ardente.

Almoço em Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Depois de um duche quente, estava preparada para dormir. Adormeci e acordei antes do despertador. Ali ao lado havia casas de massagens e devia ter feito uma nas pernas! No dia seguinte, por ter tido muitas subidas e descidas, os músculos à volta dos joelhos doíam muito!

Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Acordei e durante uns minutos não sabia onde estava. Acontece-me muito, quando ando a mudar de sítio onde durmo, quase todas as noites. Fiquei a pensar onde estava. Quando disse para mim “Vietname, Susana! Estás no Vietname!!”. A sensação é sempre de estar a viver um sonho. Quase preciso que me belisquem para acreditar que estou a concretizar mais um sonho de conhecer mais um país, mais uma cultura diferente… e sozinha!

Saio do quarto para me pentear na rua. Só porque sim. Porque estou rodeada de vegetação, com vista para as montanhas e arrozais de Sa Pa, onde a neblina esconde os cumes a maior parte do tempo. Inspiro suavemente a admirar a paisagem, “Estás no Vietname Susana!” Sento-me a tomar pequeno-almoço com os meus companheiros de caminhada; um rapaz no seus 20 anos e um homem na casa dos 60 ou 70, que vieram de França e dos EUA para fazer o mesmo que eu: conhecer o Vietname.

Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Voltámos à carga no dia seguinte! Com uma enorme subida, depois do pequeno-almoço de panquecas e mel e bananas. Perguntei à Sang, nossa guia, se ia ser tão difícil como no dia anterior. Disse-me que sim. “Um pouco”. Mas, ou foi de já estar a contar ou de já estar habituada, que não senti muito. Caminhámos mais de duas horas e depois sentamo-nos a almoçar.

A minha guia Sang - Sa Pa - Lao Cai - Vietname © Viaje Comigo

A minha guia Sang – Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Antes disso, já tinha tido novamente lama a cobrir-me as galochas. Sang ria-se com os meus protestos. Tentava colocar os pés onde ela colocava para minimizar a possibilidade de escorregar e de me estatelar na lama. Sang deve ter um metro e 40 e pés pequeninos. “Como tens os pés mais pequenos do que os meus eu não consigo colocar os pés onde colocas”, digo-lhe entre as risadas dela.

Susana Ribeiro e guia Sa Pa - Lao Cai - Vietname © Viaje Comigo

Susana Ribeiro e guia Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

As mulheres de lenço colorido na cabeça

Também comprei um lenço colorido tradicional, que me aqueceu muito durante os dois dias de caminhada. E comprei a uma senhora que no primeiro dia me ajudou a não cair, por diversas vezes. Acompanham-nos todo o caminho, de galochas calçadas. Podem vir as teorias das botas de caminhada, mas elas, que vivem ali naquelas aldeias, saberão o que é melhor e, portanto, fazem horas a caminhar na lama de galochas.

Também por diversas vezes me senti orgulhosa por ter alugado as minhas galochas. Permitiram que não tivesse lama até aos joelhos. Às vezes, a lama era tanta que parecia que a bota ia ficar para trás, a cada passo que dava.

Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

Giang Ta Chai: Paramos aqui para almoçar no último dia. Uma aldeia onde nos vêm buscar para nos levarem de volta ao centro de Sa Pa. Comemos uns belos noodles: podiam ser fritos, ou em sopa, mas arroz há sempre em todos os restaurantes. Ou não estivéssemos nós rodeados de terraços de arrozais.

No regresso a Hanói fui num transporte privado – paguei mais por isso, mas estava muito cansada – e fui direta (só com paragem para ir à casa de banho) para o meu alojamento. Adormeci na viagem de tão cansada que estava! No dia seguinte ia partir para Ha Long Bay.

Trekking em Sa Pa - Lao Cai - Vietname © Viaje Comigo

Trekking em Sa Pa – Lao Cai – Vietname © Viaje Comigo

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!