Na minha viagem (sozinha) pelo Vietname, fiz um tour de dois dias e uma noite em Ninh Binh. Além de poder visitar a Mua Cave, com o Dragão a espreitar no meio dos montes, fui visitar Tam Coc, e ainda Hoa Lu, antiga capital do Vietname. O programa incluiu refeições e também fiz um passeio de barco em Trang An, com paisagens de cortar a respiração. Aliás, Ninh Binh é toda assim… deslumbrante! E imperdível!
Saímos de Hanói bem cedo para chegarmos a Hoa Lu a meio da manhã: esta que foi a capital do Vietname, entre 968 e 1010, durante as Dinastias Dinh, Le e Ly. Uma verdadeira viagem ao passado, com passagem pelos templos sagrados antigos.
Porque acordámos cedo, também fomos almoçar cedo: comida tradicional antes das 12h00. De tarde, fomos visitar Tam Coc – que fica a uns 100 Km de Hanói – que nos deslumbra com as suas paisagens! Andamos quase duas horas de barco de bambu, no meio de um cenário deslumbrante, verde, a percorrer variadas cavernas. Depois, ainda houve tempo para um passeio de bicicleta de 45 minutos na vila de Tam Coc. Foi a melhor forma para tomarmos contacto com esta belíssima natureza circundante e com os habitantes locais.
Partimos depois para um novo ponto de visita: Mua Cave. Depois de quase 500 degraus subidos, chegamos ao topo de Mua Cave, numa montanha onde o Dragão Sentado está à nossa espera. É um lugar com muita gente a visitar, e grande confusão, mas ainda assim aproveito o momento para ficar de boca aberta para esta vista panorâmica sobre Tam Coc. Lindo de morrer! Vêm aqui muitos noivos e recém-casados fazer fotografias para o álbum do casamento.
Muitas pessoas fazem só este tour de um dia, mas eu quis continuar em viagem nesta região, e em Ninh Binh, e como vão perceber… devia ter ficado ainda mais tempo! É que Ninh Binh é bonita demais e merece mais do que um ou dois dias. Aponte para os três.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
Depois deste tour de um dia, fizemos a estrada para Ninh Binh, e percebo que os chapéus de palha, bicudos, não somente para turista ver. Quem anda de bicicleta, para se cobrir do sol, usa esses tradicionais chapéus. Algo também tradicional, à venda na beira de estrada é… ratos no churrasco. “Comem-nos?”, pergunto eu admirada. O motorista diz que sim, que muita gente come, mas ele não. E faz um ar de enojado.
Porque não tinha lido nada antes, Ninh Binh foi uma surpresa e agora tenho pena de não lhe ter dedicado mais um dia! Há muitos turistas que se “refugiam” por lá e – não me admira nada o facto de que alguns ficam por lá a viver.
Em Ninh Binh, fiquei na Ham Rong Homestay que está rodeada de uma vegetação incrível. É um sítio muito bonito e serve comida maravilhosa!
Tem aluguer de bicicletas por pouco mais de 1 euro por dia. Lava a roupa por menos de 1.50€
O pequeno-almoço é bom (no meu caso estava incluído). E neste segundo dia de tour fui fazer um passeio de barco a Trang An. Se achava que já não me surpreendia com as paisagens desta região… enganei-me! É igualmente deslumbrante! Penso que esgotei o número de vezes que posso dizer deslumbrante num texto, mas acho que percebem, pelas fotografias, o meu deslumbramento.
Ao final do dia, quando volto a seguir viagem, desta vez para Hoi An (estação de Da Nang), escolho de novo o comboio noturno para me deslocar – também o fiz para ir a Sa Pa, nas montanhas. Na estação de Ninh Binh só abrem as portas para as linhas, 30 minutos antes do comboio chegar. Antes disso, estava sentada a aguardar, quando várias crianças se sentam junto de mim a falar em inglês.
Curiosidade: ao sábado à noite, a professora de inglês leva as crianças da sua aula e as filhas para falarem com os turistas e praticarem o inglês, na estação de comboios. E lá fiquei eu a fazer conversa com uma dúzia de crianças vietnamitas que, percebi, têm praticado bastante, porque estavam a falar muito bem em inglês.
Até que, 30 minutos antes da hora do comboio, abrem a cancela e entramos para as linhas. Na linha 1, onde iria parar a composição, tem as indicações de onde supostamente vai parar a nossa carruagem. E foi certinho. A minha era a 10 e parou mesmo em frente ao local da placa.
Reparei, à medida que o comboio passava que as primeiras carruagens tinham cadeiras e lugares com bancos normais. Depois é que surgiram as carruagens com as camas-beliches. Cabem quatro pessoas em cada uma das carruagens.
Porque só ia chegar a Da Nang às 12h00 do dia seguinte, comprei umas bolachas e fruta para comer pelo caminho – mas vendem comida no comboio.
Chamam-lhe o Comboio da Reunificação e a viagem pode começar mais a norte e ir até Ho Chi Minh, o que deve ser uma viagem de muitas horas, já que a minha era de 14 horas até Da Nang!
No comboio, quando entrei havia já gente de pijama a lavar os dentes e a preparar-se para dormir. Estava cansada do tour daquele dia e adormeci pouco depois do comboio começar a andar. Apesar de ter ficado com uma cama de cima, achei este colchão menos confortável do que na outra viagem. Acordei sem despertador às 6h e fiquei na ronha, a ouvir alguns asiáticos a falarem muito alto na cabine ao lado. Tanta energia logo pela manhã, pensei eu! E havia já um cheiro de fritos pelo ar, andavam a vender comida e, de facto, tinha muitos fritos envolvidos.
Ainda faltavam 6 horas para chegar a Da Nang, mas a dormir já tinham passado 8 horas! Depois de ter tido conversa durante umas boas horas com outros viajantes – que também estavam a viajar pelo Vietname sozinhos – reparamos que já estávamos quase a chegar.
Nas últimas duas ou três horas, depois de Hue, passamos por campos de arroz, e fazê mos a costa já com ondas bravas. É muito linda esta paisagem que nos deixa já espreitar os prédios altos de Da Nang lá ao longe. O bilhete de comboio custou 829 mil dong até Da Nang. E eis que chego a Da Nang – mas não me demoro nesta cidade – ansiosa por ver ao vivo Hoi An!
A MINHA VIAGEM AO VIETNAME
- VISITAR A ENCANTADORA HOI AN
- VISITA A NINH BINH
- DESCOBRIR A FRENÉTICA HANÓI
- A BAÍA DE HA LONG
- AS MONTANHAS DE SA PA
- VISITAR HO CHI MINH
- PASSEIO DO DELTA DO MEKONG
- VISITAR OS TUNÉIS DE CU CHI
- GASTRONOMIA DO VIETNAME