Num dos dias de visita em Ho Chi Minh, no Vietname, fiz um tour pra ir conhecer os Túneis Cu Chi. Tinha de o fazer, por curiosidade, depois de ter visto tantos filmes sobre o Vietname. As formas de combate dos vietnamitas são explicadas e também a forma como capturavam os invasores. Numa guerra não existe o lado dos bons. Há atrocidades de parte a parte. E o Vietname é um país que, infelizmente, é feito de guerras na sua história passada e relativamente recente. Mas, estes túneis são uma construção verdadeiramente incrível!
O local dos Cu Chi Túneis é turístico mas o objetivo, diz-nos o guia, é percebermos como os Estados Unidos da América acabaram por perder a guerra. Os vietnamitas inventaram um sistema de túneis que foi bem sucedido para se esconderem dos invasores e, ao mesmo tempo, continuavam a ter uma vida debaixo de terra, com água e tudo. Os túneis foram construídos antes da guerra, com mais de 100 quilómetros de extensão, onde funcionavam hospitais, operações militarizadas e onde faziam o armazenamento de comida e armamento.
Os Túneis Cu Chi eram uma forte base e quartel general do Partido do Comité de Saigão. Os visitantes podem ter a experiência de entrar em túneis: temos até a “aventura” de percorrer alguns metros dentro de um. Entrar num ponto e sair uns 20 ou uns 100 metros à frente – depende de quanto aguentarem. A construção é incrível e aguentou com bombardeamentos durante a Guerra do Vietname, que durou de 1955 a 1975.
A MINHA VIAGEM AO VIETNAME
- VISITAR A ENCANTADORA HOI AN
- VISITA A NINH BINH
- DESCOBRIR A FRENÉTICA HANÓI
- A BAÍA DE HA LONG
- AS MONTANHAS DE SA PA
- VISITAR HO CHI MINH
- PASSEIO DO DELTA DO MEKONG
- VISITAR OS TUNÉIS DE CU CHI
- GASTRONOMIA DO VIETNAME
Uma parte dos túneis é visitável e foram feitos os memoriais Ben Dinh e Ben Duoc que concentram os visitantes – estima-se que sejam mais de um milhão todos os anos. Além dos túneis, existem umas cabanas que acolhem informação sobre os métodos que faziam desacelerar o inimigos, fossos falsos, trituradoras de pernas, com picos com veneno, etc. Instrumentos para capturar os adversários.
Olhando para o buraco que está no chão, quase parece impossível alguém caber naquele buraco minúsculo (ver fto de cima). E coberto de folhas fica totalmente escondido. Em algumas das cabanas estão antigas munições que eram reaproveitadas.
Também passamos por uma parte de exposição, com bonecos fardados, máquinas de guerras (armas e tanques de guerra) e, mais à frente, tem uma carreira de tiro para experimentar armas. Uma pena ficar junto do restaurante, onde acabamos por almoçar. Entre um cachorro quente e uns tiros, que quase nos ensurdecem, voltamos à visita dos túneis e de uma exposição, quase à saída, com mais material de guerra e uma loja de souvenirs.
Como fui neste tour: podem comprar online, mas sugestões mais abaixo; ou numa das agências de viagens e tours no centro de Ho Chi Minh – há muitas, mas escolhi uma perto do Mercado da cidade – comprei o tour e fazem desconto se for mais do que uma pessoa. Ainda fizemos uma viagem de mais de uma hora para chegar lá (uma vez que fica a cera de 40km do centro da cidade), ao distrito de Cuchi e visitar os túneis vietnamitas.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.