Viajar Pela História - Vietname © Catarina Leonardo Viajar Pela História - Vietname © Catarina Leonardo
Publicado em Fevereiro 22, 2017

O guia dos túneis de Cu Chi, por Catarina Leonardo

Ásia/ Vietname [ Uma fotografia por dia... ]

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

E, hoje, é Catarina Leonardo, autora do blogue Viajar pela História, quem nos fala sobre a sua viagem ao Vietname. E as próximas palavras são dela. Boas viagens!

O guia da visita ao túneis de Cu Chi

Há quatro anos andei pelo Vietname e uma das cidades que visitei foi a antiga Saigão, conhecida agora como Ho Chi Minh. Aproximadamente a uma hora de caminho desta cidade encontram-se os famosos túneis (subterrâneos) de Cu Chi.

Os túneis foram construídos, no período em que decorreu a Guerra do Vietname, pela guerrilha comunista do norte, os vietcongs. Estes conseguiram infiltrar-se no sul capitalista através dos túneis e, desta forma, ganharam a guerra.

No decorrer da visita o guia (vietnamita) começou por mostrar um filme sobre a guerra e fornecer algumas informações extremamente detalhadas. De seguida, fomos visitar os túneis e todas as armadilhas que foram criadas pelos vietcongs.

Viajar Pela História - Vietname © Catarina Leonardo

Viajar Pela História – Vietname © Catarina Leonardo

À medida que ia ouvindo tanta informação reparei na quantidade de pormenores que o guia aparentava saber.

Outras pessoas, que faziam parte do meu grupo começaram a perceber isso também. O guia acabou por partilhar que tinha combatido na Guerra do Vietname, ao serviço da Marinha Americana. A partir daí a visita teve um caractér diferente, muito mais emotivo.

Ele falou-nos do que foi a guerra, do que sofreu o país, como foi trabalhar com os americanos num navio, como eram os combates e de como ficou o país e os habitantes quando terminou.

A pessoa que nos guiava pela história dos túneis tinha ajudado a atacar quem se tentava esconder (e sobreviver) neles…

A visita acabou por ser ainda mais enriquecedora do que eu esperava. Tive o privilégio de falar com alguém que esteve na Guerra do Vietname e que conheceu pessoalmente os túneis de Cu Chi.

Desafio 2017 – #53 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Viajar Pela História - Vietname © Catarina Leonardo

Viajar Pela História – Vietname © Catarina Leonardo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo