Gnaisses no Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 22, 2017

Geoparques em Portugal

Portugal

Um Geoparque é uma área definida que inclui património geológico e que está associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável: geoconservação (que salvaguarda o património), educação (promover o estudo das neociências) e geoturismo, que incentiva a criação de atividades com base na geodiversidade regional.

Ou seja, um Geoparque deve possuir um conjunto de sítios de importância internacional, nacional e/ou regional, que permitam contar e aprender a história geológica da região.

E o que são geossítios? São locais de interesse geológico, com valor científico fundamentado, mas que também têm interesse educativo e turístico.

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Gnaisses do Geopark Terras de Cavaleiros – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

A Rede Europeia de Geoparques (REG) foi criada no ano de 2000, por quatro geoparques: da Alemanha (Geopark Gerolstein/Vulkaneifel), de Espanha (Maestrazgo Cultural Park), de França (Réserve Géologique de Haute-Provence) e da Grécia (The Petrified Forest of Lesvos).

Ficou, assim, constituída uma organização independente, com o apoio da Divisão de Ciências da Terra da UNESCO.

Atualmente, a Rede Europeia de Geoparques tem 69 Geoparques e o seu objetivo é a partilha, entre Geoparques, de estratégias e boas práticas para a preservação ambiental e desenvolvimento turístico.

Em 2004, ficou estabelecida a Rede Global de Geoparques (RGG), formada inicialmente por oito Geoparques chineses e por 17 europeus.

Em 2006, Portugal avançou para as listas das Redes Europeia e Global de Geoparques, com o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional. Em 2009, foi a vez da entrada do Geopark Arouca e, em 2013, do Geopark Açores. Em 2014 e 2015 foi a vez de instituir oficialmente o Geopark Terras de Cavaleiros.

Atualmente, existem 120 geoparques que integram as Redes Global e Europeia de Geoparques.

Em Portugal existem quatro Geoparques:

Terras de Cavaleiros Geopark

Naturtejo Geopark

Arouca Geopark

Açores Geopark

Geopark Terras de Cavaleiros - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Geopark Terras de Cavaleiros – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo