Em Samarcanda, Uzbequistão, foi inaugurado em 2022 um novo complexo turístico: o” Silk Road Samarkand”, ou seja, a (moderna) Rota da Seda Samarcanda. Uma forma de manter vivas a história e a cultura locais, uma vez que Samarcanda foi uma das mais importantes cidades da Rota da Seda. A área é completamente nova, onde encontra lojas, restaurantes e hotéis, convidando tanto habitantes locais, como turistas, a conhecer uma nova faceta da cidade.
A área está dotada de canais de água, que fazem lembrar uma “Veneza” reinventada, com barcos que podem ser alugados para pequenos passeios. Além disso, o parque tem hotéis modernos e centros de congressos, a par das lojas e contemporâneos restaurantes. De forma a incentivar o turismo local – mas também de toda a Ásia Central – este é um local que dá um ar fresco e moderno ao que foi a Rota da Seda.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Na Rota da Seda Samarcanda podemos ver artesãos a trabalharem o cobre e cerâmica, e também o pão a ser feito à nossa frente. As lojas e a imitação de um Bazar (mercado) têm os produtos tradicionais do Uzbequistão, desde roupas, a malas, jóias, decoração, cerâmicas e também comida. Também tem um banco onde cambiei dinheiro.
Quando estacionamos o carro temos de atravessar a ponte que nos leva para o centro de lojas, cafés e restaurantes. É tudo tão novo que faz lembrar um centro comercial, mas a ideia é levar-nos ao passado da Rota da Seda, quando Samarcanda era o centro mundial de trocas de artigos e bens.
Nessa interpretação moderna do que foi uma cidade medieval chamaram-lhe de “Cidade Eterna”, com interessantes pontos arquitetónicos, todos feitos por artesãos, como marceneiros, ceramistas e outros artistas. Assim é o Parque Etnográfico Histórico da Cidade Eterna.
Depois de atravessarmos a avenida ao ar livre onde cafés e lojas vão chamando os visitantes, ora para compras, ora para sentar e beber um chá, mais à frente está o mercado fechado, com ceramistas e alguns frutos secos à espera de serem levados para casa.
Começo a ouvir ao longe música eletrónica e, depois de atravessar outra monumental ponte, estou de frente para um gigante palco com DJ. É domingo à tarde e as famílias vieram todas aqui passear. A maior parte está a dançar ao som da música eletrónica que o DJ vai colocando, outros estão só sentados a apreciarem as movimentações. É um dos locais mais animados, onde já estive, e com todas as idades envolvidas. Com adultos e jovens a dançarem. Sem dúvida, uma área de grande convívio para as famílias uzbeques. Prepare-se também para tirar fotografias com muitos deles, que gostam de conviver com os turistas e gostam de saber de onde vêm.