No sul do Vietname, Ho Chi Minh é uma cidade multicultural onde as tradições vietnamitas estão envolvidas pelos arranha-céus do centro financeiro. O rebuliço de quase 9 milhões de habitantes vem acompanhado com mais de 7 milhões de motas registadas! Hoi Chi Minh ainda é, por muitos, conhecida por Saigão, outrora a capital da Indochina Francesa.
Foi apenas em 1976 que a batizaram com o atual nome, depois do Vietname do Norte ter vencido a guerra contra o do Sul. Nessa altura, no sul estavam as tropas americanas, e no Norte, era o lado socialista apoiado pela União Soviética. Como venceu a fação socialista, Ho Chi Minh recebeu o nome em homenagem ao revolucionário comunista (cujo corpo está num mausoléu em Hanói).
Mais de 5 milhões de vietnamitas morreram na guerra e os vestígios desta são visíveis por toda a cidade e país.
Num país marcado por guerras, as influências dos países que no passado dominaram a região – como a China e a França – são perceptíveis na arquitetura, hábitos e culinária, por isso, não estranhe ver baguettes à venda em quase todo o lado.
Depois de ter estado no norte e centro do Vietname, não guardei muitos dias para ficar em Ho Chi Minh. Estive apenas três dias mas não consegui visitar muitos dos pontos mais turísticos. Isto porque num dos dias fui fazer o tour de meio dia dos Túneis de Cu Chi e, noutro, o tour de um dia inteiro no Delta do Mekong. Aconselho ambos!
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
No dia em que cheguei a Ho Chi Minh apanhei a cidade (o país, na verdade!) em festa! Estava a decorrer um jogo de futebol e, depois de eu jantar, sagram-se campeões dos Jogos SEA (Jogos do Sudeste Asiático) em futebol masculino. Foi a loucura!
Impossível de vos explicar, porque só visto, mas parecia que toda a gente tinha saído à rua, a fazerem autêntica festa mas… sempre sentados nas motas! Buzinas por todo o lado, havia tanta gente que por vezes não se conseguia andar normalmente. E já estavam todos preparados para a festa! Estvams com as camisolas do país, buzinas na mão, caras pintadas, etc. E foi assim pela noite fora! Se alguém sabe festejar a vitória de um campeonato, são os vietnamitas! 😀
A MINHA VIAGEM AO VIETNAME
- VISITAR A ENCANTADORA HOI AN
- VISITA A NINH BINH
- DESCOBRIR A FRENÉTICA HANÓI
- A BAÍA DE HA LONG
- AS MONTANHAS DE SA PA
- VISITAR HO CHI MINH
- PASSEIO DO DELTA DO MEKONG
- VISITAR OS TUNÉIS DE CU CHI
- GASTRONOMIA DO VIETNAME
Dicas em Ho Chi Minh
– Ho Chi Minh é das cidades mais quentes do Vietname, mas se visitar de maio a novembro, pode apanhar bastante chuva. Os tufões não são raros, sendo a época mais propícia de julho a novembro.
– Para explorar a cidade sem utilizar os seus dados, existem aplicações de mapas que podem ser operadas off-like, como o Maps.me . Aconselham a utilizar nas corridas de táxi também, para verificar que o trajeto mais adequado está a ser seguido.
– Ho Chi Minh não é uma cidade perigosa, contudo, os furtos por puxão são comuns.
– Para visitar a cidade os meios mais utilizados são táxis, uber e autocarros. A última opção é a mais barata. E os moto-táxis também.
- Onde dormir em Ho Chi Minh – leia aqui a minha experiência.
- Onde comer em Ho Chi Minh? Fui comendo onde me parecia ter melhor aspeto e ser mais limpo. Normalmente comia nos restaurantes de rua, com mesas baixas e bancos de plástico ainda mais pequeninos! E aconselho a irem aos restaurante do mercado, tal como mostro aqui abaixo. Comida boa e barata.
– MERCADO DE HO CHI MINH
Vale a pena visitar o mercado – porque gosto sempre de visitar os mercados das cidades e vilas que visito – e, porque, além de ter artesanato e (muitos) outros artigos para as compras, tem uns restaurantes com comida boa e barata. Vale a pena almoçar por lá.
COMPRAS EM HO CHI MINH
O Mercado de Ben Thanh é o mercado mais popular de toda a cidade de Ho Chi Minh. Está localizado no final da Rua Le Loi, na Praça de Quach Thi Tran e está rodeado de dezenas de ruas com lojas que vendem de tudo e mais algumas coisa. Não sabendo se é contrafação, ou mesmo vender à descarada marcas internacionais, vai encontrar de tudo. Comprei lá umas sapatilhas Adidas, uma vez que as que comprei em Portugal dizem Made in Vietname. 😀
Havia quem comprasse muito material da North Face. Não vos sei dizer se é material contrafeito, ou não. Sei que são coisas produzidas lá, no Vietname, e estão à mostra – não está nada escondido – e à venda em lojas normais. Quem compara entre o que compra na Europa e o que compra lá diz que não consegue ver diferenças… alguns dizem que se veem… Fica ao vosso critério.
CHEGADA AO AEROPORTO
Na chegada ao aeroporto de Ho Chi Minh, havia tanta gente que tentei marcar um Grab (igual ao Uber) mas nunca consegui. Lá fui para a fila dos táxis. Quando virem um taxista a deixar alguém é uma boa oportunidade. Mas só percebi isso passados uns 30 minutos. Toda a gente se metia à minha frente e a fila era só meramente indicativa. Todos os vietnamitas chegavam e metiam-se à frente dos turistas inexperientes nesta cidade, como eu!
Depois de uns 30 minutos à espera decidi fazer o mesmo que eles – à terra onde fores ter… bem diz o dito popular… faz o que vires fazer. Vi um táxi a deixar pessoas e abro a porta e meto a mala lá dentro, entretanto ao mesmo tempo um senhor inglês entra do outro lado. Rimo-nos e digo-lhe que não me importo de partilhar. Verificámos e íamos para os mesmos lados e acabamos por partilhar a viagem – ainda saiu mais barato do que o plano inicial.
O que visitar em Ho Chi Minh?
Museu da Guerra do Vietname
O Museu da Guerra do Vietname é um espaço importante para entender toda a história do país e da cidade, pois as marcas bélicas do passado em muito marcam a atualidade de qualquer estado. No interior, exploram o lado trágico e pessoal da guerra, com fotos e objetos. No exterior, pode ter contacto com veículos e aviões das tropas. Mais informações
Pagode Giac Lam
Giac Lam é o mais antigo templo budista da cidade, situado no distrito de Binh Than. Recentemente, adicionaram uma estrutura de 7 andares no exterior com vistas panorâmicas e inúmeros elementos simbólicos como a estátua de Kuan Yin, a Deusa da Misericórdia, e o famoso sino de bronze. segunda a tradição, ao tocar o sino as suas preces serão ouvidas.
Catedral de Notre Dame
Esta catedral – também conhecida por Basílica da Imaculada Conceição – é representativa da influência francesa, tal como o nome indica. Estima-se que terá sido construída entre 1863 e 1880, pelos francesas, e todo o seu exterior foi erigido por granito vietnamita. No século XX foi adicionada uma estátua da Virgem Maria, no seu exterior. Saiba mais.
Bitexco Financial Tower
A Torre Bitexco Financial, sita no Distrito 1, é um edifício com 68 andares, o terceiro mais alto do país, com cerca de 265 metros. Aqui, pode contemplar o pôr do sol, tanto no observatório ou num bar no piso 52, sendo esta a opção mais barata. Saiba mais
Bui Vien Street
Esta rua é famosa pela agitação noturna! São muitos os bares e restaurantes animados com um ambiente bastante eclético. Os preços são variados e nem todos os espaços têm preços “turísticos”, por isso, pode comer bem a preços acessíveis.
Ao início da noite o ambiente ainda é calmo, para jantar, depois torna-se mais frenético. As luzes e os sons, carrinhos de comida de um lado para o outro, gente a pedir na rua, prostitutas a oferecerem os seus serviços – mesmo as raparigas que chamam os turistas para ir beber uma cerveja e logo dizem que oferecem mais algo. Parecem-me todas tão jovens… Isto é a Saigão que vemos nos filmes. Infelizmente. Mas, posso dizer-vos, nunca me senti insegura.
Os neóns e bares super modernos contrastam com os vendedores ambulantes que passam na rua. Há barraquinhas ambulantes de peixe seco, cana de açúcar, os noodles e fritos. Está calor, e sempre húmido, e a noite quente puxa a beber muita cerveja! Há gente a cantar karaoke nas esplanadas, aos berros. E a rua, que me disseram ser pedonal (a Walking Street, dizem eles), está cheia de carros e motas, e a passarem rentes às esplanadas montadas com bancos pequenos de plástico. Uma experiência inesquecível!
Palácio da Reunificação de Saigão
O Palácio da Reunificação de Saigon – situado no Distrito 1 – simboliza a queda de Saigão a 30 de abril de 1975 (Dia da Independência) pois foi aqui que as tropas se renderam. Os visitantes podem explorar o Palácio em qualquer dia, visitando as salas de reuniões, ornamentadas com mobiliário da época, e ainda um bunker com objetos bélicos.
Correio Central
O Correio Central de Saigon destaca-se pelo grande relógio na fachada e rica arquitetura, sendo mais um marco da influência francesa. Gustave Eiffel foi o arquiteto por detrás da obra, o mesmo autor da Torre Eiffel e da estrutura de ferro da Estátua da Liberdade.
Pagode Imperador Jade
O Pagode Imperador Jade foi construído pela China nos inícios do século XX e vale a pena visitar pela sua beleza. No interior, tem uma estátua do Imperador Jade Chua Ngoc Hoang, o Imperador de Jade e no exterior, um bonito lago.
Túneis de Cu Chi
A cerca de 1h de Ho Chi Minh pode visitar este intricado sistema de túneis utilizados na guerra contra os Estados Unidos, que surtiam efeito pelo elemento surpresa. Claro que explorá-los pode espoletar uma certa claustrofobia, mas costumam atrair muitos turistas. Saiba mais sobre a minha experiência, aqui.