Na Praia de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo Na Praia de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 31, 2019

Na Praia de Mirissa, no sul do Sri Lanka

Ásia/ Notícias/ Sri Lanka [ Mirissa ]

Da primeira vez que visitei o Sri Lanka, em 2017, fui à praia em Colombo e Negombo, mas fiquei sempre a sonhar com as famosas praias do sul da ilha, de que todos falavam. Em 2018 regressei ao país e fui fazer uma parte da costa sul, ficando mais tempo em Mirissa. Foi a melhor escolha que podia ter feito! Mirissa tem o maior porto de pesca na costa sul, praias lindas e fica a cerca de 150 Km de Colombo.

Na Praia de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Na Praia de Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

A melhor altura para visitar Mirissa (costa sul no geral) é entre novembro/dezembro e março, que é quando chove menos, mas não é garantido que tenha sol todos os dias. Como é a época alta os preços ficam sempre um pouco mais caros, principalmente sente-se nos alojamentos.

Vou já dizer que se pesquisar sobre o que fazer em Mirissa não há muito… mas a beleza é mesmo essa. Sossego! Apesar de Mirissa ser já um destino turístico – quase toda a gente acaba por ficar aqui, meso que ande a conhecer outros locais ou parques naturais – ainda é um pedacinho de paraíso, de águas mornas e de muitas praias para descobrir. E estar rodeada de palmeiras na praia é um bom motivo para se estar por aqui com a sensação de que se está num paraíso.

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Esta é a parte em que posso contar a história em que estou deitada na praia, com a toalha, mesmo debaixo da sombra do coqueiro. Do outro lado ouço um condutor de tuk tuk aos berros a dizer-me “queres voltar para casa sã e salva?!” e eu sem perceber nada… Duh!
Aponta para os cocos que estão lá em cima e diz-me “se apanhas com um na cabeça… se calhar ficas mal”. Agradeci a chamada de atenção e levei a toalha para mais longe dos coqueiros. Moral da história: escolham para sombra as palmeiras que não têm cocos!

Na Praia de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Na Praia de Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

A oportunidade de relaxar, num ambiente muito calmo, faz de Mirissa o destino de muitos que querem abrandar o ritmo de viagens, que por vezes conseguem aniquilar todo o nosso tempo livre. Por isso, se tiver de vos sugerir, façam as visitas à zona sul no final de uma viagem no Sri Lanka e aproveitem esse ambiente de acalmia. A zona sul foi fortemente devastada, em 2004, com o forte tsunami… mas, hoje em dia, é difícil perceber que isso tenha sequer acontecido. Há muitas construções novas na beira-mar e muitos negócios que apostaram nestes locais onde ainda doía a alma pelos que tinham desaparecido nessa tragédia natural.

Apesar de existir a Praia (central) de Mirissa, Mirissa é uma área que envolve muitas praias e algumas delas “secretas”, ou seja, onde pouca gente vai mas que são conhecidas na mesma. Basta perguntar a um condutor de tuk tuk e ele vai-vos levar mesmo lá e depois é só caminhar um bocadinho.

Na Praia de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Na Praia de Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Na Praia de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Parrot Rock – Na Praia de Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Na praia central de Mirissa vai ver uma espécie de ilha – uma grande rocha Parrot Rock – onde é possível caminhar até lá, quando a maré está baixa. Na verdade, como tinha chovido bastante nos dias antes de eu chegar, olhei e não fiquei confiante. A subida tinhas uns degraus periclitantes e a terra estava toda transformada em lama. Como já tinha a minha conta de quedas naquela viagem – ainda estava a curar uma ferida num braço de uma queda na Índia – achei melhor não abusar da sorte e só fotografei da praia.

Outro local para onde muita gente vai – os condutores de tuk tuk também sabem onde é e é só pedir para ir lá – é a Coconut Tree Hill, com muitas palmeiras e vista para o mar. É um local muito bonito para ir no pôr do sol – pelo que vi nas fotos, porque acabei por não ir.

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa é muito verde! Sri Lanka © Viaje Comigo

ONDE COMER EM MIRISSA

Há tantos restaurantes e até com gastronomia internacionais, mas não precisa de muito para comer peixes frescos e mariscos nesta costa. Na estrada principal há tailandeses, japoneses e até os internacionais hambúrgueres, mas sugiro os restaurantes de praia (o restaurante do meu hotel – vejam mais abaixo – era divinal, por isso, só jantei uma vez fora dele). Não apontei o nome do restaurante, mas fica pelo meio de tantos outros… mesmo no meio da praia.

A praia central de Mirissa Beach é onde está uma grande concentração de restaurantes. Alguns deles têm as esplanadas no areal e uma banca de peixes e mariscos frescos para nos seduzir, enquanto passamos. Apesar de os preços serem basicamente todos iguais, fui negociar numa noite em que chovia a oferta. Queria lulas grelhadas e pediam já não me lembro quanto para duas pessoas… como era o final de noite, sabia que já não iam vender mais nada… insisti para fazerem um desconto e fizeram.

À noite, nas esplanadas, colocam umas velhinhas nas mesas e fia um ambiente muito romântico no areal. Posso dizer, que ali na frente de mar, a refeições que fiz ficou por cerca de 8 euros. Quase todos os restaurantes têm, na hora do pôr do sol, uma Happy Hour com bebidas mais baratas e aproveitam para fazer uma festa animada.

Restaurante em Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Restaurante em Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Bancas de peixes e mariscos nos Restaurantes em Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Bancas de peixes e mariscos nos Restaurantes em Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Restaurante em Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Restaurante em Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Muita gente que fica em Mirissa também decidiu fazer a visita de um dia a Galle. Na minha segunda viagem ao Sri Lanka, fui à descoberta do sul da ilha e fiz uma paragem em Galle, cidade que ainda tem marcas da passagem portuguesa por estes lados asiáticos. É um local muito turístico onde, por norma, as pessoas não ficam a pernoitar. Toda a gente vos vai dizer que não vela a pena… é chegar, visitar e andar. Foi assim que eu fiz mas, quando estava lá a passear, fiquei com pena de não ter arranjado alojamento para ficar em Galle pelo menos uma noite. Leiam aqui as dicas do roteiro de um dia em Galle.

Galle - Sri Lanka © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Farol de Galle – Sri Lanka © Viaje Comigo

Galle - Sri Lanka © Viaje Comigo

Praia de Galle – Sri Lanka © Viaje Comigo

A observação de baleias é uma das atividades mais turísticas que existe em Mirissa – na verdade, eu acho que é A ATIVIDADE, pois não existem assim tantas, a não ser as aulas de surf… Estavam muito reticente em fazer o passeio. Aliás, não queria porque me tinham dito que já eram muitos barcos que aquilo tinha de ser controlado, etc. Mas que raio de jornalista seria eu se não fosse lá ver isso com os meus olhos? Fui, então.

Na verdade, cheguei muito cedo e achei que o barco não ia encher. Mais perto da hora de partida, chega uma camioneta com muitos turistas seniores, preparados com binóculos, lentes gigantes e toda a parafernália para ver as baleias. Ao que tudo indicava, a olhar pelo material que traziam, íamos vê-las ao longe. Não arrancaram muitos barcos do porto de pesca de Mirissa: talvez uns 5 no máximo e voltamos a encontrá-los no alto mar.

Porto de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Porto de Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Dão-nos um pequeno-almoço no início da viagem (com duas sanduíches e uma fatia de bolo) porque o passeio dura até à hora de almoço. E uma longa viagem de barco começa. Devemos ter andado umas duas horas e começa-se a ver alguma agitação entre a tripulação. Primeiro foram os golfinhos… e, depois, seriam as baleias? Sim! Apontam para longe e começamos a ficar afastados cada vez mais da costa. Entretanto, as amigas desapareceram e ficamos mais uma hora a navegar sempre em direção ao alto mar.

Golfinhos em Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Golfinhos em Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Observação de baleias em Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Observação de baleias em Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Notava pela cara da tripulação – sentados no topo do barco muito atentos – que também eles não queriam que saíssemos dali sem ver as baleias – há empresas que devolvem o dinheiro no caso de não se verem as baleias! Entre novembro e março é a altura ideal para a observação de baleias nesta parte da costa do Sri Lanka, por isso, havíamos de conseguir.

Pouco tempo depois, um deles aponta para longe e o barco ganha máxima velocidade, conseguimos ver os “esguichos” (a respiração da baleia) e ali estava uma delas… Saí um “wowwww” da boca de todos e o aviso de um dos membros da tripulação, enauqnro se ouve o disparar das câmaras fotográficas “atenção que, quando vem à tona, vai ficar pouco tempo. De seguida mergulha e vem a cauda para fora, enquanto mergulha para o fundo do mar”. Mais duas ou três esguichadelas e lá vem ela à superfície e depois a mostrar a sua cauda. Ficamos extasiados… eu que já estive tão perto de um enorme tubarão-baleia, em Moçambique, fico sempre deliciada a ver estes animais assim de perto. Mais à frente, uma outra baleia apareceu e foi a excitação total de toda a gente que estava no barco. Já podíamos ir felizes para terra novamente.

Observação de baleias, Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Observação de baleias, Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Observação de baleias, Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Observação de baleias, Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

A viagem começa cedo de manhã (por volta das 7h00) e termina por volta da hora de almoço. Se acha que vai enjoar tome um comprimido ate-enjoo ou também eles terão no próprio barco. O mar não estava muito bravo, mas são muitas horas e algumas ondas, mesmo com o mar mais calmo, já que vamos para bem longe da costa. Fiz a atividade com a Whale Watching Sri Lanka – Sayuri (podem contactá-los por info@whalewatchingsrilanka.com) – paguei cerca de 25€.

Observação de baleias, Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Observação de baleias, Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Costa de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Costa de Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Costa de Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Costa de Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Outros locais também muito procurados, como Mirissa, são Unawatuna e Weligama. Igualmente são locais para relaxar, com restaurantes e bares. Em Weligama muita gente vai procurar os famosos pescadores que ficam sentados em estacas. Eu esses tive de procurar bem e fotografei-os em Kogalla. Tive de pagar para os fotografar – leia aqui a história.

Pescadores de Koggala - sul do Sri Lanka © Viaje Comigo

Pescadores de Koggala – sul do Sri Lanka © Viaje Comigo

No Sri Lanka, exceptuando em Colombo nunca vi grande noites de música e copos. Em Mirissa alguns bares de praia fazem festas mas por normal o pessoal vai para lá para descansar.

O centro de Mirissa é uma rua grande – a Galle Road – que percorre a costa e está repleta de hotéis, restaurantes, lojas e bares. Um dos espaços que não estava à espera de encontrar: uma casa de chá produzido no Sri Lanka. Eu como adoro chá fui lá e aproveite para trazer comigo chá branco. Muito suave e aromático. Gostei bastante. O local é o Buds and Beans.

Buds and Beans - Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Chá na Buds and Beans – Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

E, ainda não tinha referido, mas toda a costa sul está repleta de escolas de surf que alugam o material e dão aulas a quem quer aprender a surfar. Também existem pranchas de stand up paddle ou pode fazer snorkeling em alguns locais com águas calmas e transparentes.

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Pôr do sol no Ubuntu Beach Villas Hotel - Sri Lanka © Viaje Comigo

Pôr do sol no Ubuntu Beach Villas Hotel – Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

ONDE FICAR ALOJADO EM MIRISSA

Fiquei três dias entre dois alojamentos que são vizinhos um dos outro: o Lantern Boutique Hotel e as Ubuntu Beach Villas Hotel. Dois espaços muito relaxante e com muito boa comida. Estão a dois passos da praia e sem sair de lá tem direito a assistir a um bonito pôr do sol. Lindo!

Lantern Boutique Hotel

Em Mirissa, na zona sul do Sri Lanka, o Lantern Boutique Hotel é um luxuoso alojamento com uma bonita frente virada para o mar. Mas, não é daquele luxuoso que nos deixa pouco à vontade. Aqui, é impossível não nos sentirmos em casa… desde a simpatia de todo o pessoal, até ao ambiente que envolve todo o hotel. Tão bom e tão paradisíaco! Ao seu lado, a 2 minutos a pé, estão as Ubuntu Beach Villas – igualmente hotel boutique e com poucos quartos – e são ambos da “família” Lantern Beach Collection. Leia mais.

Lantern Boutique Hotel - Sri Lanka © Viaje Comigo

Lantern Boutique Hotel – Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Lantern Boutique Hotel - Sri Lanka © Viaje Comigo

Comida do Sri Lanka no Lantern Boutique Hotel – Sri Lanka © Viaje Comigo

Lantern Boutique Hotel - Sri Lanka © Viaje Comigo

Piscina do Lantern Boutique Hotel – Sri Lanka © Viaje Comigo

Ubuntu Bach Villas Hotel.

Em Mirissa, no Sri Lanka, as Ubuntu Beach Villas Hotel são um alojamento privado com uma frente de mar muito bonita. Ao lado, está o Lantern Boutique Hotel, que pertence à cadeia Lantern Beach Collection, e os hóspedes podem desfrutar daquelas instalações também. Fica a cerca de 2 km da praia de Mirissa e aqui também é um dos pontos de partida para a observação de baleias. Leia mais.

Ubuntu Beach Villas Hotel - Sri Lanka © Viaje Comigo

Ubuntu Beach Villas Hotel – Sri Lanka © Viaje Comigo

Comida no Ubuntu Beach Villas Hotel - Sri Lanka © Viaje Comigo

Comida no Ubuntu Beach Villas Hotel – Sri Lanka © Viaje Comigo

– Também fiquei uma noite no Ballena Regency. É moderno e giro, tem um pequeno-almoço gigante, mas nota-se que ainda estavam a pegar no negócio há pouco tempo, porque demoravam muito a trazer as coisas. Mas fui super bem tratada aqui, apesar de só ter ficado menos de 24 horas. Fica a menos de 10 minutos a pé da praia central de Mirissa.

– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Ballena Regency Hotel - Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Ballena Regency Hotel – Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa - Sri Lanka © Viaje Comigo

Mirissa – Sri Lanka © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo