Filmes para Viajar DR Rijomax - Tabuaço © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 24, 2017

Os 17 melhores filmes para se inspirar e… viajar

Notícias/ Preparar a viagem [ Cinema ]

Depois da entrega dos Golden Globes e, agora que vão ser reveladas as nomeações para os Óscares 2017,… inspirei-me para selecionar alguns dos filmes que mais me motivam a viajar e que vi e revi uma série de vezes. Confesso-vos que devoro cinema e séries e, em muitas viagens, faço questão de ir a locais que sei que foram cenário de películas.

Em Nova Iorque não resisti em ir ao bar que inspirou os guionistas do “How I Met your Mother” mas também… Nova Iorque faz-nos sentir dentro de um filme em todo o lado! Fiz questão de ir a Ellis Island por causa de uma das minhas preferidas trilogias, “O Padrinho”, com Amélie Poulain fiz questão de ir ao seu café em Paris… e mais… muito mais!

Não é de todo um top cinematográfico – e até poderei juntar aqui alguns filmes futuramente – nem estão sequer por ordem de preferência, porque isso é muito subjetivo.
Mas, digam-me, quais os vossos preferidos? Já algum filme vos impeliu a fazer as malas?

1. 7 Anos no Tibete

Nunca fui ao Tibete, mas recordo-me perfeitamente que, quando vi este filme, só queria fazer as malas e partir. Ainda não concretizei esse sonho, mas um dia acontecerá… Apesar disso tudo, o filme não foi gravado nos Himalaias, mas sim nos Andes, na América do Sul! Ainda assim fizeram algumas filmagens, em segredo, no Tibete. E à custa do filme, o ator Brad Pitt está proibido de entrar na República Popular da China.

Título original: Seven Years in Tibet
Realizador: Jean-Jacques Annaud
Ano: 1997
Atores: Brad Pitt, BD Wong, David Thewlis

2. A Praia

E a Tailândia nunca mais foi a mesma desde que este filme existe. Com Leonardo DiCaprio no papel principal, esta película foi uma enorme ajuda para o turismo do país e o terror de quem já conhecia e não tinha multidões para partilhar este paraíso. As praias das Phi Phi e de Phuket foram as que mais “sofreram” com os muitos turistas que passaram a viajar para este local. Aliás, a Tailândia já “fechou” algumas ilhas mais pequenas ao turismo para protegerem o ecossistema.

Título original: The Beach
Realizador: Danny Boyle
Ano: 1997
Atores: Leo Dicaprio, Tilda Swinton, Robert Carlyle

3. Antes do Amanhecer

O turista americano Jesse conhece a estudante francesa Céline, ao acaso, num comboio que parte de Budapeste com destino a Viena. Sentindo que têm uma ligação especial, passam um dia em Viena, ainda que esta provavelmente seja a única noite deles juntos. Filmado em Viena, este filme relembra o quão bom é viajar por espontaneidade e sobretudo viajar com alguém. (texto de Santiago Reis para o Viaje Comigo)

Título original: Before Sunrise
Realizador: Richar Linklater
Ano: 1995
Atores: Ethan Hawke, Julie Delpy

4. Vicky Cristina Barcelona

A história de duas amigas, com aspirações distintas, que viajam para Barcelona, em Espanha, e apaixonam-se pelo mesmo pintor. O setting do filme mostra a cultura Catalã, belas vistas sobre a cidade de Barcelona incluindo a tão icónica Sagrada Família. (texto de Santiago Reis para o Viaje Comigo)

Realizador: Woody Allen
Ano: 2008
Atores: Scarlet Johansson, Penelope Cruz, Javier Bardem, Rebecca Hall

5. O amor é um lugar estranho

Esta fábula urbana, protagonizada por Bill Murray e Scarlett Johansson, retrata a cidade de Tóquio de uma forma orgânica e personificada, pois esta desempenha um papel importante no dinamismo entre as duas personagens princípais. Esta história aborda temas como o choque de culturas e expõe a desorientação que pode ser visitar um país estrangeiro. Um drama atmosférico que reflete sobre a vertente humana e retrata Tóquio em todo o seu esplendor. (texto de Santiago Reis para o Viaje Comigo)

Título original: Lost In Translation
Realizador: Sophia Coppola
Ano: 2005
Atores: Scarlett Johansson, Bill Murray

6. Samsara

Filmado em 70mm, durante quase cinco anos, em vinte e cinco países em cinco continentes, esta obra não-narrativa transporta-nos para mundos variados de zonas sagradas, complexos industriais, zonas vítimas de desastres e maravilhas da natureza. Todas estas justaposições e contradições, acompanhadas por planos sóbrios, cores vívidas e uma excelente cinematografia expõe inumeras realidades. Samsara é uma celebração da vida. (texto de Santiago Reis para o Viaje Comigo)

Realizador: Ron Fricke
Ano: 2011

7. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Uma incomum comédia romântica que retrata Paris de uma maneira peculiar e vibrante. A maneira como o filme retrata a sua localização geográfica é sobretudo alusiva à maneira como a personagem titular a concebe, e a cinematografia certamente contribui para isso. Dado o clássico de culto que é filme, o café Des Deux Moulins, em Montmartre, onde Amélie trabalhava, é um dos locais mais frequentados por turistas. (texto de Santiago Reis para o Viaje Comigo)

Título original: Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain
Realizador:Jean Pierre Jeaneut
Ano: 2001
Atores: Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz

8. Meia Noite em Paris

Uma comédia romântica, de Woody Allen, que tem a capital francesa como pano de fundo. O protagonista, que gosta de fazer passeios pela cidade, é transportado para uma época de ouro parisiense. À noite, na Paris de 1920, convive com artistas, escritores e intelectuais, fazendo uma viagem no tempo e na cidade-luz de outras épocas.

Título original: Midnight in Paris
Realizador: Woody Allen
Ano: 2011
Atores: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Cathy Bathes

9. Em Bruges

Uma comédia negra, que foi filmada na bonita e pitoresca Bruges, na Bélgica. A cidade não serve só de cenário do filme, mas também de motivo para cada uma das personagens. Uns adoram a tradicional e histórica cidade e outros odeiam-na.

Título original: In Bruges
Realizador: Martin McDonagh
Ano: 2008
Atores: Collin Farrel, Ralph Phienes

10. Quem quer ser milionário

A história do órfão de 18 anos, Jamal Malik, que concorre à versão indiana do concurso “Quem quer ser Milionário” e responde a todas as perguntas com base nas suas vivências em Mumbai. O filme não hesita em mostrar o lado mais visceral da Índia, sem colocar panos quentes em todos os dogmas sociais e religiosos, mas não deixa de abrir um certo apetite para conhecer de perto as realidades expostas no filme. (texto de Santiago Reis para o Viaje Comigo)

Título original: Slumdog Millionare
Realizador: Danny Boyle
Ano: 2008
Atores: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor

11. Férias em Roma

Filmado em Roma, este clássico dá a conhecer a cidade-eterna. A Princesa Ann (Audrey Hepburn), de viagem diplomática, foge do seu quarto para conhecer esta cidade histórica. Curiosamente, e apesar de já ter feito outros filmes, este foi o filme que deu a conhecer ao grande público a diva Audrey.

Título original: Roman Holiday
Realizador: William Wyler
Ano: 1953
Atores: Audrey Hepburn, Gregory Peck

12. A doce vida

Para este filme há vários locais de Roma, mas a Fontana de Trevi tornar-se-ia um dos mais icónicos. Neste filme de Federico Fellini, a atriz Anita Ekberg entra na água da fonte e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo.

Título original: La Dolce Vita
Realizador: Federico Fellini
Ano: 1960
Atores: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg

13. Livre

A atriz Reese Witherspoon encarna a personagem real que é Cheryl Strayed, a mulher que fez mais de quatro mil quilómetros, no Pacific Crest Trail, da fronteira com o México até o Canadá.
Uma caminhada de descoberta, de introspeção, de testar limites e de mudança de vida. O filme é baseado num livro e ambos fizeram com que aumentasse o número de pessoas que fizeram aqueles caminhos e sobretudo mais mulheres.

Título original: Wild
Realizador: Jean-Marc Vallée
Ano: 2014
Atores: Reese Witherspoon, Laura Dern

14. Into The Wild

Já vi e revi este filme. É forte, introspectivo e faz-nos pensar muito, apesar de poder não concordar com tudo o que falava Christopher McCandless. A obra (livro) e o filme foram inspirados na sua aventura no Alasca. A banda sonora deste filme é fantástica, toda pela voz de Eddie Vedder (Pearl Jam).

Realizador: Sean Penn
Ano: 2007
Atores: Emil Hirch, Kisten Stewart, William Hurt, Vince Vaughn

15. Sob o Sol da Toscana

Uma mulher, divorciada, marido infiel para Itália e apaixona-se pelo local e não só… Depois deste filme estrear, a Toscânia recebeu muitos mais turistas. Mas, quem consegue resistir aos encantos desta região italiana?

Realizador: Audrey Wells
Ano: 2004
Atores: Diane Lane, Sandra Oh

16. Comer Orar Amar

Bendito o dia em que li o livro antes de ver o filme. Mas, entretanto já vi o filme umas três ou quatro vezes! Acreditem que, enquanto lia o livro, ri e chorei com a autora… A película tem de condensar a história e, por isso, fica muita coisa de fora, mas é um filme que vale a pena porque nos faz mesmo viajar em frente ao ecrã. A personagem principal começa por “comer” Itália, vai orar e meditar para a Índia e repreende a amar na Indonésia. Dá vontade de viajar para os três locais!

Realizador: Ryan Murphy
Ano: 2010
Atores: Julia Roberts, James Franco, Javier Bardem, Richard Jenkins

17. Para Roma Com Amor

É dificil estar a ver este filme e não recordar as vezes que fui a Roma, que é sem dúvida uma das minhas cidades preferidas, por diversas razões. Mais um (muito) divertido e introspetivo filme de Woody Allen, com as suas histórias de amor cruzadas. Uma comédia numa das cidades mais históricas e românticas do mundo: Roma… com Amor.

Realizador: Woody Allen
Ano: 2012
Atores: Alec Baldwin, Ellen Page, Penelope Cruz, Jesse Eisenberg

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo