Estátua de Leonardo da Vinci - na margem oposta ao Castelo de Amboise © Viaje Comigo Estátua de Leonardo da Vinci - na margem oposta ao Castelo de Amboise © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 24, 2017

Da Vinci no Vale do Loire

Europa/ França [ Amboise/ Uma fotografia por dia.../ Vale do Loire ]

A estátua da fotografia, com a personagem nua, representa um dos maiores génios de todos os tempos: Leonardo da Vinci. O génio está a mirar o rio Loire, e o castelo de Amboise, que é uma das pérolas da arquitetura (e é possível visitar o seu interior) quinhentista e seiscentista.

Nascido em Florença, Itália, em 1452, Leonardo da Vinci escolheu Amboise, em França, para morar aos 64 anos e foi o local onde morreu e foi enterrado (a 2 de maio de 1519).

Para Amboise é muito importante esta ligação, ao inventor e artista, já que da Vinci sempre teve como desejo final ser enterrado junto da Igreja de Saint-Florentin.

Túmulo de Leonardo da Vinci, Amboise, França © Viaje Comigo

Túmulo de Leonardo da Vinci, Amboise, França © Viaje Comigo

Em 1863, os seus restos mortais foram transferidos para a capela que olha a cidade, junto do castelo de Amboise. Leonardo da Vinci ficou a morar no Solar de Cloux, conhecido como Clos Lucé, espaço que é possível visitar, assim como ficar a conhecer projetos e máquinas deste génio e artista.

“Junto do castelo de Amboise, está um busto branco de Leonardo da Vinci. Era aqui que estavam os seus restos mortais. Leonardo teve como desejo final ser sepultado na Igreja de Saint-Florentin que estava situada precisamente onde está agora o busto, mas… a igreja foi destruída no início do século XIX e, posteriormente, em 1863, escavações arqueológicas descobriram um esqueleto, acompanhado pelo nome do artista e de São Lucas, patrono dos pintores. A ossada foi transferida para a capela de São Humberto, em frente ao castelo de Amboise, em 1871”.

Leia mais no Viaje Comigo.

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #24 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Castelo de Amboise, França © Viaje Comigo

Castelo de Amboise, França © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo