Na região de Aveyron, no sul de França, a sua capital é Rodez. É uma cidade muito bonita e histórica, com uma catedral – a Notre Dame de Rodez – que foi construída entre os séculos XIII e XVI. Um dos melhores passeios que pode fazer é sair pelas ruas do centro histórico e descobrir, a pé, o casario e as bonitas lojas do comércio tradicional. Tem também dois museus muitos interessantes que pode visitar.
De estilo gótico, a catedral tem pormenores que vale a pena atentar como é o caso das gárgulas debruçadas nas suas gigantescas paredes de pedra e, no interior, o seu órgão com 3100 tubos. Pode subir até ao topo do catedral e ficar com uma vista panorâmica sobre toda a cidade (essas visitas realizam-se só nos meses de verão, por isso, deverá informar-se no posto de turismo local sobre os dias e os horários).
DOIS MUSEUS PARA VISITAR EM RODEZ
– Museu Fenaille: um local onde pode ver vestígios com 300 mil anos e que comprovam a passagem de vários povos por esta região. Nos meses de verão, as atividades do museu aumentam e há inclusive espetáculos e concertos de música, no exterior, por exemplo.
– Museu Soulages: o nome vem de Pierre Soulages, um conhecido artista francês nascido em Rodez e é possível visitar várias coleções no museu.
ONDE DORMIR EM RODEZ
Fiquei alojada no Hotel Concorde, que tem uma ótima localização. Está a poucos passos da catedral e do centro histórico, pelo que é muito fácil visitar tudo a pé. Aliás, bares, restaurantes e muitas lojas estão ali ao lado, o que é ótimo.
– Procura hotéis para a sua viagem em Rodez e na região de Aveyron? Pesquise aqui