No sul de França, na área de Midi-Pyrénées, está Aveyron uma região (ou departamento, como classificam os franceses) que tem múltiplos encantos e motivos para visitar. Em primeiro lugar, porque reúne, na sua delimitação, algumas das Mais Belas Aldeias de França e, depois, porque tem motivos gastronómicos, históricos e até arquitetónicos que lhe abrirão o “apetite” para descobrir Aveyron.
Na visita que fiz a Aveyron passei por diversas cidades e vilas, todas com diferentes encantos. Em algumas só passei algumas horas, um visita e um almoço e continuava viagem para outro local, noutras fiquei por um dia inteiro. Sugestão de viagem: poderá partir de Rodez e, de carro, percorrer estas vilas lindíssimas. Comecei por Rodez, passando depois por Conques, Laguiole, Estaign, Espalion, Saint-Geniez d’Olt, Saint Eulalie d’Olt, Millau e Roquefort. No total: nove locais – vamos descobrir um pouco mais sobre cada uma destas vilas e cidades. Boa viagem!
– Procura hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui
1. RODEZ
Na região de Aveyron, no sul de França, a sua capital é Rodez. É uma cidade muito bonita e histórica, com uma catedral – a Notre Dame de Rodez – que foi construída entre os séculos XIII e XVI. Um dos melhores passeios que pode fazer é sair pelas ruas do centro histórico e descobrir, a pé, o casario e as bonitas lojas do comércio tradicional. Tem também dois museus muitos interessantes que pode visitar.
Fiquei alojada no Hotel Concorde, que tem uma ótima localização. Está a poucos passos da catedral e do centro histórico, pelo que é muito fácil visitar tudo a pé. Aliás, bares, restaurantes e muitas lojas estão ali ao lado, o que é ótimo.
– Procura hotéis para a sua viagem em Rodez e na região de Aveyron? Pesquise aqui
Leia mais sobre o que visitar em Rodez.
2. CONQUES
Conques foi uma das aldeias mais bonitas que já visitei até hoje. Tudo é pitoresco em Conques, vila da região de Aveyron, em França. Não existe outra forma de a conhecer: pare o carro e meta os pés ao caminho, para calcorrear as ruas estreitas e feitas de pedras tortas.
É difícil despedirmo-nos deste sítio, que parece que nos lança um feitiço. Ao final do dia, uma turista, a cada par de passos que dá, vira-se para trás para fotografar a imagem de Conques, ao pôr do sol. A imagem que fica para trás é daquelas que fazem postais. Sem arranjos fotográficos ou quaisquer outros artifícios. Podemos mesmo dizer que é impossível entrar em Conques e não ficar imediatamente apaixonado pelo seu ambiente rústico.
Leia mais sobre Conques e o que pode visitar por lá.
3. LAGUIOLE
Laguiole é conhecida pelos seus queijos e pelas facas artesanais. Numa área bastante rural, a comuna tem pouco mais de mil habitantes e grande parte trabalha no campo. É uma área muito verde e muito bonita de visitar.
Hoje em dia, a Cooperativa Jeune Montagne fabrica o queijo de Laguiole. Este queijo é o ingrediente base para a preparação do Aligot, um prato típico de l’Aubrac (do qual eu tenho muitas saudades!). É um puré mas com uma consistência diferente, devido à mistura do queijo. E, depois de o provar, nunca mais vai conseguir comer um puré normal.
Uma outra visita obrigatória em Laguiole é a fábrica do Forge de Laguiole, que abriu em 1987, para perpetuar uma tradição local.
Leia mais sobre Laguiole – com dicas onde comer.
4. ESTAIGN
Estaign é considerada uma das Mais Belas Vila de França e está ligada, pelo nome e história, à vida de uma personalidade política do nosso tempo: o castelo, que se vê à distância, pertence à família de Giscard d’Estaign, ex-presidente da república francesa.
O castelo destaca-se na paisagem com a companhia do calmo rio a passar a ponte velha e o casario quase encostado à água. É um local muito florido e colorido, com casas de pedra aos pés do castelo, dando-lhe um ambiente medieval. Esta vila acolhe ainda um dos caminhos para Santiago de Compostela, a Via Podiensis, classificada como património mundial da UNESCO. Leia mais sobre Estaign, aqui.
5. ESPALION
Espalion é uma cidade turística que promove eventos e vai buscar à sua história pretextos para que a visitem mais do que uma vez. Além dos eventos e atividades, a beleza de Espalion vem da sua antiguidade… as casas românticas, o rio Lot e as pontes também antigas.
A meio da ponte antiga, que está classificada como Património Mundial da UNESCO, vemos ao longe, dentro do rio, um indivíduo. E só quando chegamos mais perto percebemos que é uma estátua… de um mergulhador, com um escafandro. Porque está ali uma estátua com escafandro? Porque Espalion está ligada ao surgimento do primeiro escafandro, em 1864, por Rouquayrol e Denayrouze. Leia mais sobre Espalion.
6. SAINT-GENIEZ D’OLT
vila de Saint-Geniez-d’Olt está localizada na região dos Causses, entre o planalto de Aubrac e o Vale de Lot. O melhor local para ter uma panorâmica da vila medieval é do cimo do monte, com vista sobre o rio e o bonito casario. E sabia que aqui há um festival de tango, todos os anos?
É um local pitoresco, de ruas estreitas que mantém algumas tradições ancestrais. É o caso do mercado de gastronomia, todos os sábados, na praça dos Claustros, com venda e provas de fruta, legumes, queijos e outros produtos regionais. As lojas de artesanato são muito bonitas e há canteiros floridos a decorar quase todos os espaços. Saiba mais sobre Saint-Geniez d’Olt
Em Saint-Geniez-dʼOlt, o hotel Relais du Silence Chateau de la Falque traz-lhe uma estadia luxuosa. Gostei muito de ficar aqui alojada: com quartos bem decorados, enormes, e um pequeno-almoço delicioso… são estas apenas algumas das razões para o escolher. Leia mais sobre este hotel.
7. SAINTE EULALIE D’OLT
Na bonita e pitoresca Sainte Eulalie d’Olt vivem pouco mais de 300 pessoas… e a maior parte deles são artesãos e artistas, que se foram instalando nesta que é uma das Mais Belas Vilas de França. São os artesãos, com as suas variadas artes, quem lá vive diariamente e dão vida a esta aldeia, promovendo workshops nos seus ateliês. Para os ver, vêm visitantes de todos os cantos do mundo – muitas escolas também, em passeios organizados – para assistir in loco à produção de peças de artesanato.
Leia mais sobre Sainte Eulalie d’old no Viaje Comigo.
8. MILLAU
A cidade de Millau é sobretudo conhecida por ter, na sua área, o gigante Viaduto de Millau, visitado por milhares de pessoas, todos os dias. E o que pode fazer mais em Millau? Visitar uma fábrica/museu de luvas de marcas internacionais, fazer um passeio no rio e provar iguarias de um chef com 3 estrelas Michelin.
Mas, muito antes de ser conhecido pela obra arquitetónica, Millau destaca-se pela sua indústria de luvas, como é o caso da Causse Gantier, fundada em 1892. É possível visitar e ver como são feitas luvas que saem daqui para estarem nas lojas de marcas internacionais como Louis Vuitton, Chanel ou Hermès, entre muitas outras. Leia mais sobre Millau.
9. ROQUEFORT-SUR-SOULZON
A vila Roquefort-sur-Soulzon acolhe a história e a produção de uma das maiores riquezas gastronómicas francesas: o famoso queijo Roquefort – provavelmente o mais conhecido e provado queijo no mundo inteiro. A visita às caves da Société – o maior produtor deste queijo, com quase 150 anos de história – com explicação histórica (tem bonecos na encenação), inclui degustação dos vários tipos de Roquefort, no final.
Leia mais sobre Roquefort-sur-Soulzon.