No departamento de Aveyron, em França, a cidade de Millau é sobretudo conhecida por ter, na sua área, o gigante Viaduto de Millau, visitado por milhares de pessoas, todos os dias. E o que pode fazer mais em Millau? Visitar uma fábrica/museu de luvas de marcas internacionais, fazer um passeio no rio e provar iguarias de um chef com 3 estrelas Michelin.
Mas, muito antes de ser conhecido pela obra arquitetónica, Millau destaca-se pela sua indústria de luvas, como é o caso da Causse Gantier, fundada em 1892. É possível visitar e ver como são feitas luvas que saem daqui para estarem nas lojas de marcas internacionais como Louis Vuitton, Chanel ou Hermès, entre muitas outras. Além da fábrica e de uma espécie de museu, com luvas de personalidades, como Karl Lagerfeld, por exemplo, tem uma loja com as luvas artesanais. Os preços são mais baixos do que nas lojas, mas continuam a ser luvas caras – tenha em conta que são peças feitas totalmente à mão.
Junto ao viaduto de Millau está um edifício que funciona também como posto de turismo de toda a região de Aveyron e é onde pode ter mais informações sobre locais a visitar, mapas, etc. Tem também um estacionamento, onde é possível deixar o carro e caminhar até perto do viaduto, com uma vista fantástica e especial para poder tirar fotografias. O Viaduto de Millau começou a ser construído em 2001 e foi inaugurado em 2004 – o projeto é do engenheiro francês Michel Virlogeux e desenho do arquiteto britânico Lord Norman Foster. A travessia tem 2460 metros de comprimento e é muito alto, ficando a 343 metros acima do vale. Só para ter uma ideia, medindo o maior pilar fica mais alto do que a Torre Eiffel.
PASSEIO DE BARCO
Não sei se a Bateliers su Viaduc existiam antes do viaduto de Millau ter surgido, mas a verdade é o seu nome indica que tenha surgido com visão turística: levar as pessoas a ter uma visão do viatura diferente, ou seja, a partir do rio para cima. As viagens são de abril a outubro, percorrendo o rio Tarn, com vista para a aldeia de Peyre, com casas esculpidas (trogloditas) na pedra da própria montanha. O passeio de barco tem a duração de uma hora e meia. A subida é depois é feita de autocarro.
CAPUCINS BY BRAS NO VIADUTO DE MILLAU
O espaço gastronómico que fez o chef Sébastian Bras merecer 3 estrelas Michelin já foi considerado o sétimo melhor do mundo e continua a ser um dos mais procurados – por isso, é que o Le Suquet tem um heliporto junto ao restaurante envidraçado, debruçado numa montanha de Laguiole – em 2017 o conhecido chef pediu para ser retirado do Guia Michelin.
Por querer alargar o seu público a quem não consegue ir àquele restaurante, por ser mais caro, Bras abriu, na área de repouso do viaduto de Millau, um restaurante – espaço Gourmand – com um conceito inovador: cones com comida. Os cones chamam-se capucins e têm uma máquina feita à medida pelos irmãos Bras. Os Capucins by Bras são uma espécie de crepe enrolado, sem ovos e sem leite, à base de farinha, manteiga e água que depois é recheado com produtos da região, sejam vegetais, carne, foie gras ou cogumelos.
ONDE JANTAR E DORMIR EM MILLAU
Visto de fora, o Château de Creissels, do século XII, parece um edifício austero mas, por dentro, está totalmente remodelado com quartos modernos. Excetuando algumas decorações, como as mesas longas de madeira escura e os cadeirões clássicos com tecidos antigos, a decoração é bastante contemporânea. Nos dias mais quentes não será fácil negar um mergulho na piscina que, apesar de ser ao ar livre, nos jardins, tem água aquecida. Também neste mesmo , ao estilo de
Se quiser também pode fazer as refeições por lá: o restaurante fica um nível abaixo do solo, com arcadas no interior e serve a cozinha tradicional da região.
INFORMAÇÕES
Château de Creissels
Place du Prieur, 12100 Creissels, França