Na região (ou departamento) de Aveyron, em França, vai encontrar a bonita e pitoresca Sainte Eulalie d’Olt, onde vivem pouco mais de 300 pessoas… e a maior parte deles são artesãos e artistas, que se foram instalando nesta que é uma das Mais Belas Vilas de França.
Sainte Eulalie d’Olt é uma aldeia medieval que, por ter perdido habitantes com o passar do tempo, foi totalmente reinventada nos últimos anos. Não chegam às quatro centenas as pessoas que lá habitam e, nos últimos anos (mais precisamente desde 2003) a localidade virou-se totalmente para o artesanato.
São os artesãos, com as suas variadas artes, quem lá vive diariamente e dão vida a esta aldeia, promovendo workshops nos seus ateliês. Para os ver, vêm visitantes de todos os cantos do mundo – muitas escolas também, em passeios organizados – para assistir in loco à produção de peças de artesanato. Eu fui assistir a uma com vidro no Souffleur de Verre.
Os habitantes de Sainte Eulalie d’Olt são artistas e artesãos que trabalham em várias áreas como a madeira, o ferro, a cerâmica e vidro e também músicos que fabricam instrumentos musicais. As crianças participam deliciadas nos ateliês, mas os adultos também podem reservar o seu lugar. Normalmente as lojas encerram à quarta-feira já que, durante o fim de semana, estão abertas para os visitantes.
Passeie pela aldeia e vai poder ver as casas que parecem saídas de cenário feérico. Pelo caminho vai notar que há sempre um correr de água pelas ruas, por isso, deverá existir uma nascente muito próxima que leva a água porta a porta.
Se vai parar para almoçar por lá sugiro o restaurante Au Moulin d’Alexandre, que fica precisamente junto a um moinho. Depois de um passeio na vila, pode descansar e comer neste espaço típico. Para chegar à acolhedora sala de refeições passa por uma espécie de bar, onde os locais convivem.
É no interior do edifício que está a sala com uma lareira que lhe dá um ar acolhedor. A casa fica nas traseiras do moinho, como indica o seu nome. Servem pratos da cozinha tradicional como veado, cordeiro e pato. Tal como é habitual em França – e nesta região ainda é mais – é servido um prato de queijos depois da refeição e antes da sobremesa. O Au Moulin d’Alexandre é também hotel.
– Procura hotéis para ficar em Sainte Eulalie d’Olt? Pesquise aqui