Na região (departamento) de Aveyron, em França, Espalion é uma cidade turística que promove eventos e vai buscar à sua história pretextos para que a visitem mais do que uma vez. Além dos eventos e atividades, a beleza de Espalion vem da sua antiguidade… as casas românticas, o rio Lot e as pontes também antigas.
A meio da ponte antiga, que está classificada como Património Mundial da UNESCO, vemos ao longe, dentro do rio, um indivíduo. E só quando chegamos mais perto percebemos que é uma estátua… de um mergulhador, com um escafandro.
Porque está ali uma estátua com escafandro? Porque Espalion está ligada ao surgimento do primeiro escafandro, em 1864, por Rouquayrol e Denayrouze. E diz-se também que foi esta dupla que inspirou Júlio Verne para a sua obra “20 mil Léguas Submarinas”. A cidade acolhe também o Museu do Escafandro, que pode ser visitado pelos turistas. A estátua está neste local, desde o ano 2000, como homenagem aos seus inventores.
Junto do rio, as casas, antigas, parecem frágeis e dá a sensação que se vão desmoronar a qualquer momento. Fazem-nos regressar ao passado, durante alguns minutos de contemplação daquela paisagem. Uma acalmia apenas interrompida pelo movimento sincronizado dos remadores de um kayak, que se aventuram nas frescas águas do Lot.
A ponte de Espalion é, ainda hoje, um ponto de passagem dos peregrinos que fazem o Caminho de Santiago. Muito ligada à sua história, a cidade organiza animações bélicas, como uma espécie de viagem medieval, onde inclui demonstrações para crianças que visitam o castelo de Calmont d’Olt.
As confeitarias francesas são uma tentação, já se sabe, mas quando estiver de visita a Espalion, tem de provar uma das especialidades locais que é a fogaça doce (fouace). Vai caminhar tanto – não se preocupe que é tudo muito perto – que não tem de se preocupar com as calorias ingeridas.
Mais informações sobre Espalion, aqui.
– Procura hotéis em Espalion? Pesquise aqui