A minha passagem por Porto de Galinhas foi tão rápida que ficou a promessa de voltar com mais tempo. Na região de Pernambuco, no Brasil, Porto de Galinhas é um local muito procurado e turístico, sobretudo pelas suas praias de areia clara e águas transparentes. É daqueles locais que classificámos como… paradisíacos!
Conta a História que a praia tinha inicialmente Porto Rico como nome mas, na época da escravatura, porque chegavam aqui muito escravos ilegais (e porque se tinha tornado proibido o tráfico de escravos), diz-se que eram anunciados como “tem galinha nova no porto”, passando assim o local a chamar-se Porto de Galinhas. Já a imagem da galinha – que vai ver em muitos lugares! – hoje em dia é conhecida no mundo inteiro… e já reparou que é feita com a parte de baixo dos coqueiros?
O passeio em Porto de Galinhas começou com uma voltinha de buggy (mini-jipe aberto) pela beira-mar, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Passamos por Porto Suape, Praia de Muro Alto (tem recifes e fica tipo lagoa e, por isso, é mais procurada por famílias), Praia do Cupe (tem ondas mas esteja atento à corrente forte) Praia de Maracaípe (muito procurada por surfistas), Pontal de Macaraípe, passando pelo coqueiral (que sítio lindo!) mas com cuidado porque é, em certas alturas, um local de desova de tartarugas!
O centro de Porto de Galinhas é muito turístico, mas não deixa de ser muito apelativo. Tem muitas lojas, restaurantes e tudo é muito colorido… um local mesmo muito bonito e animado!
Na Praia da Vila é de onde saem as jangadas que levam os visitantes até às piscinas naturais. E mesmo que não tenha tempo para mais nada… tem de ir às piscinas naturais de Porto de Galinhas!
Águas quentes e transparentes… para ver os peixes nem precisa de material de snorkeling, porque consegue ver tudo por cima da água, entre os recifes. É incrível! – Leia mais aqui sobre o passeio nas piscinas naturais de Porto de Galinhas.
Porque é aqui, na Praia da Vila, que estão paradas todas as jangadas é também aqui que estão os vendedores ambulantes, com tudo e mais alguma coisa disponível. Desde o chapéu, ao protetor solar, à proteção do telemóvel para ir para a água, água de côco fresca, etc.
Depois do passeio fui relaxar para um dos hotéis de Porto de Galinhas: fui almoçar e passar a tarde ao Hotel Vivá Porto de Galinhas. Foi um dos hotéis onde a decoração da receção mais me impressionou, de tão bonita que era, e com muitos pormenores para atentar. E os pormenores continuam pelo resort fora, que fica situado na beira-mar da Praia do Cupê – muito próximo das Piscinas Naturais de Porto de Galinhas. Saiba mais aqui sobre este resort.
– Procura alojamento em Porto de Galinhas? Pesquise aqui