Manolo Mesa "Yo Vengo de toda las cosas" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo Roteiro de Arte Urbana de Estarreja © Viaje Comigo
Publicado em Abril 18, 2019

Roteiro de Arte Urbana em Estarreja, Portugal

Notícias/ Portugal [ Estarreja ]

Em Estarreja, distrito de Aveiro, há um Roteiro de Arte Urbana para seguir e que leva cada vez mais visitantes ao centro da cidade. Estive lá há pouco tempo, a propósito do evento ObservaRia, e fui descobrir este roteiro, que conta já com mais de duas dezenas de obras de artistas, portugueses e estrangeiros.

Tudo começou com o trabalho de Bordalo II, que criou um gigante guarda-rios, pássaro da região, a partir de desperdícios e lixo industrial. Está localizado no Parque Municipal de Antuã, junto do antigo mercado.

Bordalo II - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Bordalo II – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Tudo aqui começou e a Câmara Municipal decidiu desenvolver o Festival Estarreja Arte Urbana – ESTAU e convidar outros artistas, para fazerem das paredes da cidade as telas para as suas criações. O festival, além das obras em murais, promove workshops, eventos, instalações, exposições, música, etc. A próxima edição é em 2020.

Estarreja, a terra natal de Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, tornou-se, assim, numa espécie de museu a céu aberto. Todos os murais têm a sua história e a do conhecido Vhils – que é um retrato da Dona Florinda, última mulher a trabalhar nos arrozais da região, de forma tradicional – é certamente uma das mais impressionantes (fica perto da estação de comboios).

Vhils - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Vhils – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Pode seguir as informações e o mapa disponível online para ver os murais, mas o melhor mesmo é marcar, se possível, uma visita guiada, para não falhar nenhuma das obras do roteiro, além da explicação das mesmas.

Faça o seu pedido de visita guiada por email para turismo@cm-estarreja.pt. Indique o dia e o período do dia (manhã ou tarde) em que pretende a visita e para quantas pessoas, bem como o seu contacto telefónico. Esta visitas com guia são gratuitas e estão disponíveis às sextas-feiras e no último sábado de cada mês. Número mínimo de participantes: 6. Telefone: +351 234 840 600

André da Loba "Metamorfose" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

André da Loba “Metamorfose” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

André da Loba "Metamorfose" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

André da Loba “Metamorfose” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Fora das margens - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Fora das margens – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

DIVERSOS MURAIS EM ESTARREJA
Informações retirada do site da Câmara de Estarreja

ADD FUEL (PORTUGAL)
Rua Dr. Joaquim Simões (posto de transformação EDP)

Add Fuel é o artista visual e ilustrador português Diogo Machado (n. 1980). Ex-designer gráfico, sua recente prática artística tem-se concentrado em reinterpretar e brincar com a linguagem do tradicional azulejo português. Combinando elementos tradicionais e contemporâneos, os seus desenhos originais baseados em vetores e as intervenções em espaço público recorrendo ao stencil, revelam uma complexidade impressionante e uma atenção magistral aos detalhes.
Baseado numa combinação de tesselações que criam equilíbrio a partir de repetições simétricas e técnicas de ilusão visual como o trompe-l’oeil, as suas composições com múltiplas camadas, criam um ritmo poético que brinca com a perceção do espectador e as possibilidades de interpretação. Ele tem apresentado seu trabalho em exposições individuais e coletivas desde 2006, além de participar de alguns dos principais eventos de arte urbana do mundo.

MARINA CAPDEVILA (ESPANHA)
Rua Dr. Alberto Vidal 99 (junto Pastelaria Bolivar)

Depois de estudar Belas Artes em Barcelona, mudou-se para Roterdão onde estudou na Academia Willem de Kooning e onde viria a trabalhar no estúdio Wallis & Mosman e no Studio Piraat como designer gráfica. De volta a Barcelona e inicia a sua carreira como ilustradora freelancer, trabalhando em publicidade e desenvolvendo o seu trabalho pessoal no seu estúdio e pelas ruas.
O que inspira Marina é a beleza que não segue os cânones estéticos usuais, como pessoas idosas, personagens atemporais perdidos numa sociedade na qual começam a fazer esforço por entender. Sua musa é sua avó. O que ela quer comunicar com suas obras de arte é o desejo de atingir a velhice com plena vitalidade. Os recursos de exagero e ironia são pontos-chave em suas criações, além de uma poderosa paleta de cores.
Podemos encontrar seu trabalho em inúmeros projetos de publicidade para marcas como Reebok, Zara, Bershka, Movistar, Estrella Damm, TV3, Freixenet ou em murais em diferentes lugares como Flórida, Nova York, Califórnia, Suíça, México, Itália, Canadá, Holanda, Estados Unidos. Reino, Áustria, Espanha, etc.

MILLO (ITÁLIA)
Rua Desembargador Correia Teles 188 (Supermercado Couto)

“O artista italiano Francesco Camillo Giorgino, conhecido como Millo, pinta murais em grande escala que mostram habitantes amigáveis explorando seu ambiente urbano. Ele usa linhas pretas e brancas simples com traços de cor quando necessário, e muitas vezes incorpora elementos da arquitetura em suas pinturas de vários andares.” C. Jobson, Colossal.
Millo já participou em inúmeros festivais de arte de rua e eventos de arte em todo o mundo. Tem pintado nos EUA, Rússia, China, Austrália, Tailândia, Argentina, Chile, Marrocos, Espanha, Alemanha, Portugal, Finlândia, Reino Unido, Holanda, Polónia, Lituânia, Bielorrússia, Ucraine, Ciprus e, claro, a Itália. Seus trabalhos foram exibidos em Los Angeles, Chicago, Berlim, Londres, Amsterdão, Milão, Roma, Florença e muito mais. Em 2017, concebeu o maior mural da Ásia, em Xangai.

MILLO "Weave"- Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

MILLO “Weave”- Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

REGG SALGADO (PORTUGAL)
Rua Dr. Alberto Vidal 38 (lateral edifício)

Em 2010, Regg Salgado (1988, Lisboa) usava pela primeira vez a técnica de stencil para produzir as suas primeiras pequenas obras nas cidades de Santarém e Lisboa. Rapidamente a sua ambição estética e temática, o fizeram evoluir para outras técnicas. Do stencil passou para as latas de spray, depois para as trinchas e finalmente para o extensor com tinta plástica. Casas, fábricas e armazéns abandonados permitiram um os seus murais crescerem para escalas tremendas. São estas as suas telas de eleição, as que já espalhou por várias cidades do território nacional, mas também além-fronteiras.

THECAVER (PORTUGAL)
gaveto entre Rua Dr. Dionísio de Mouro e Avenida Visconde de Salreu

TheCaver, nascido em Lisboa em 1983, pinta nas ruas desde os seus 15 anos. Em 20 anos de experiência, este artista multidisciplinar tem desenvolvido trabalho com estilo único, utilizando formas simples e contrastantes numa complexa composição de conteúdo enigmático.
No seu percurso enquanto designer, ilustrador e tatuador, trabalhou com grandes marcas e particulares. Apesar de ter dedicado muitos anos a estes ofícios, TheCaver confessa que a rua continua a ser o seu escritório preferido, investindo muito do seu tempo em pinturas murais por todo o país e estrangeiro.

The Caver "Quotidiano"- Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

The Caver “Quotidiano”- Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

TIAGO GALO (PORTUGAL)
Largo Dr. Egas Moniz, Pardilhó (junto da Igreja Paroquial)

Tiago Galo é um ilustrador português baseado em Lisboa. Começou o seu trabalho colaborando em pequenos fanzines e exposições, antes de terminar a sua formação em Arquitetura na Universidade Técnica de Lisboa. Em 2011 ganha o prémio de melhor banda desenhada na competição Amadora BD e em 2014 conclui o curso de Digital Art Director na Edit Creative School em Lisboa. Após alguns anos trabalhando como arquitecto, vagueou erraticamente pelo submundo e voltou ao seu trabalho como ilustrador. Atualmente trabalha como ilustrador freelancer para clientes como a National Geographic, Google, GQ e Financial Times.

OUTROS ARTISTAS

Akacorleone // PT | ESTAU 2017
Akacorleone é Pedro Campiche, um artista visual de ascendência portuguesa e suíça que começou a trabalhar como “grafitti writer” no submundo da sua nativa Lisboa. No campo das artes visuais, é conhecido hoje em dia pela sua destreza no uso das cores, tipografia, caracteres e formas refinadas para criar composições apelativas e imbuídas de originalidade e, sobretudo, de um humor incisivo. Em Estarreja, o artista deixou o seu universo característico de cores num trabalho denominado “Rising Sun”, inspirado em Egas Moniz, na sua casa e nos seus estudos.

Ana María // PR | ESTAU 2017
Ana María é uma jovem artista porto-riquenha conhecida pelo seu estilo distintivo de street art e da sua profícua imaginação, plasmada nas paredes, nos murais e nas pinturas. Para a edição do ESTAU, a artista retratou uma bela garça vermelha(Ardea purpurea), una espécie de ave muito comum nesta região.

Bicicleta sem Freio // BR
Os artistas de grafitti brasileiros Bicicleta sem Freio deixaram uma marca impressionante e plena de cor no Cine-Teatro de Estarreja, um verdadeiro hino à música e à típica “joie de vivre” do hemisfério sul. No mural, pode ler-se que a música é “uma besta invisível”. Esta obra de arte não deixa ninguém indiferente. Cores poderosas a par de inúmeros elementos vivos, inspirados pela fauna e flora locais.

Bicicleta Sem Freio "A Música é uma fera invisível" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Bicicleta Sem Freio “A Música é uma fera invisível” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Bordallo II
Juntamente com o mundialmente aclamado VHILS, Bordallo II foi considerado pela Street Art News um dos melhores artistas urbanos do mundo. A instalação Guarda-rios, representando esta colorida espécie, pode ser vista nesta bela região e arrebatou a 9ª posição no Top100 da WideWalls! Bordallo II transforma lixo em arte e já cativou o olhar do mundo!

Bordalo II - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Bordalo II – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Bosoletti // AR
Nascido na Argentina, Bosoletti combina um estilo muito clássico com uma expressão artística comprometida com a realidade social. Para o ESTAU – Festival de Arte Urbana de Estarreja, Bosoletti criou duas obras. Uma dos seus trabalhos artísticos mais impressionantes retrata a crise dos refugiados, um tempo muito pungente e comovente da actualidade.

Bosoletti "Abandono" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Bosoletti “Abandono” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Fintan Magee // AU
O artista australiano de renome mundial Fitan Magee tem obras espalhadas por todo o mundo: Hong Kong, Las Vegas, Túnez, Dublin e Londres. A primeira vez em Portugal aconteceu precisamente em Estarreja. Para o Festival ESTAU, este talentoso artista urbano retratou uma bela rapariga com a cabeça nas nuvens, passando a mensagem de como a vida pode ser árdua para os jovens que vivem longe das grandes cidades e das oportunidades.

Fintan Magee "Head in the clouds" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Fintan Magee “Head in the clouds” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

HalfStudio // PT | ESTAU 2017
Especializados em lettering, os portugueses HalfStudio notabilizaram-se pelas mensagens poderosas que espalham pelas cidades. O mural que criaram para o ESTAU é inspirado pelo livro de Egas Moniz, intitulado “A nossa casa” (Our home), escrito em 1950, dedicado à sua mulher e na qual o autor descreve a sua infância e adolescência vividas na região de Estarreja. Egas Moniz mostra nesta obra como os primeiros anos da sua vida foram decisivos em termos de desenvolvimento pessoal.

HalfStudio "A Nossa casa somos nós" no Roteiro Arte Urbana de Estarreja © Viaje Comigo

HalfStudio “A Nossa casa somos nós” no Roteiro Arte Urbana de Estarreja © Viaje Comigo

Hazul // PT
Um dos grafitters portugueses mais misteriosos, Hazul Luzah nasceu no Porto e nunca mostrou o seu rosto. Passou imenso tempo a trabalhar na clandestinidade, criando obras de arte provocadoras, desfiando o poder estabelecido. Verdadeiramente inspirado pela cor azul, Hazul criou para o ESTAU um maravilhoso mural azul e amarelo que retrata os encantadores barcos moliceiros, típicos da região.

Hazul "Sideral" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Hazul “Sideral” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Isaac Cordal // ES
Nascido em 1974, em Pontevedra, Isaac Cordal é mestre da arte da miniatura. Este artista coloca estrategicamente os seus hoemns e mulheres minúsculos nas ruas da cidade e é um verdadeiro desafio encontrá-los! O artista tem uma visão muito crítcia da globalização, do anonimato e do poder destrutivo da rotina diária.

Kruella d’Enfer // PT
Ângela Ferreira é uma artista visual e uma ilustradora conhecida no mundo da arte urbana como Kruella D’Enfer. Os seus trabalhos criativos são alimentados por seres imaginários e lendas numa sinfonia de cor e formas gigantescas.
Em Estarreja, Kruella criou o seu precioso “Diamante”, um hino à beleza feminina e aos motivos inspiradores da arte nova, tão típica desta região.

"Diamante" de Kruella no Roteiro Arte Urbana de Estarreja © Viaje Comigo

“Diamante” de Kruella no Roteiro Arte Urbana de Estarreja © Viaje Comigo

Manolo Mesa // ES | ESTAU 2017
“Yo vengo de todos las cosas” é o mural que o espanhol Manolo Mesa concebeu para Estarreja. Um alegoria à vida quotidiana rural e aos seus valores intrínsecos que espelham a sua musa Maria. Manolo Mesa é um artista espanhol oriundo de Cádiz. Licenciado pela Escola de Belas Artes este artista combina a sua experiência pictórica nas ruas com o seu trabalho de estudo. Os seus trabalhos versam a relação do ser humano com a natureza e da resistência a uma natureza progressivamente diluída na cidade.

Manolo Mesa "Yo Vengo de toda las cosas" - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Manolo Mesa “Yo Vengo de toda las cosas” – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Mohamed L’Ghacham // MO | ESTAU 2017
Reconhecendo a predilecção do artista Mohamed Lghacham pela fotografia vernacular, um fotógrafo errante e descomprometido, o arquivo fotográfico de Egas Moniz foi a fonte de inspiração para esta pintura. A fotografia eleita data da década de 30 do séc. XX, retratando Egas Moniz e a sua enfermeira dedicada, Deolina, no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.

NeSpoon // PL
O trabalho da artista polaca consiste em imprimir as rendas tradicionais, em barro ou nas paredes. De acordo com a visão da artista, as rendas contêm um código genérico, profundamente impregnado em cada cultura. Encontramos simetria em todas rendas, alguma forma ou ordem e harmonia.

Nespoon - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

NeSpoon – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

The Empty Belly // PT | ESTAU 2017
Para The Empty Belly, tudo começa com um ponto. No ESTAU, também começou com um ponto, conectando milhões de outros pontos, formando uma angiografia cerebral, a técnica pioneira inventada por Egas Moniz, natural de Avanca, onde hoje em dia podemos abraçar este mural imenso. É mais do que uma mera angiografia, é um mural codificado, com informação precisa sobre todos aqueles que ajudaram a construir este momento.

VHILS // PT | ESTAU 2017
VHILS, artista de renome mundial, inspirou-se na Dona Florinda, uma senhora da terra, para criar outro mural surpreendente. A Dona Florinda trabalhou nos campos de arroz da região e foi a inspiração para este trabalho. As criações de VHILS podem ser vistas por todo o mundo, nomeadamente no Brasil, na Tailândia, em Hong Kong, Itália, nos Estados Unidos e na Ucrânia.

Vhils - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Vhils – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

CAMILLA WATSON | ESTAU 2017
Memoria
“Memoria é o resultado de um processo ambos investigativo e criativo onde 12 pessoas que trabalhavam numa fábrica de descasque de arroz em Estarreja foram entrevistadas e fotografadas. A fabrica fechou em 1985. A fabrica fez parte da identidade da cidade e gerações de famílias lá trabalhavam. O patrão foi admirado e respeitado pela comunidade para sua visão e simpatia.
As fotografias foram impressas sobre pedra calcária e montada ao lado da fábrica. As pessoas entrevistadas escreveram umas das suas memorias sobre pedra. Elas também trazeram as suas fotos antigas do campo de arroz e da fabrica. Junto com as fotografias a obra final é uma montagem que conta a historia da fabrica. A fotografia antiga do fundador Carlos Marques Rodrigues foi impressa diretamente na parede com a minha Câmara Escura Móvel”.

Camilla Watson - "Memória" - Roteiro Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Camilla Watson – “Memória” – Roteiro Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Samina - Roteiro de Arte Urbana - Estarreja © Viaje Comigo

Samina – Roteiro de Arte Urbana – Estarreja © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo