Em Cuba, Matanzas vai estar sempre na minha memória como o vídeo que vos mostro abaixo. Quando chegámos a esta cidade, estava à nossa espera uma festa enorme, com bandas na rua, músicos e dançarinos, mas toda a gente que passava se juntava e dançava. Uma alegria e festa contagiantes! Sabiam que Matanzas é conhecida pela sua dança afro-cubana? Dá para perceber pelo vídeo:
Entretanto, além da festa que nos esperava, Matanzas tem um centro muito pitoresco para visitar. Passe pelo Teatro Sauto (1863), que é muito bonito, “perca-se” pelas ruas – espreite a marginal e o rio (esta cidade tem muitas pontes que cruzam os três rios Yumuri, Canimar e San Juan) – e visite uma antiga farmácia que virou museu (Museu Farmacêutico de Matanzas, veja as fotos abaixo). Na praça principal, frente à Farmácia, tem o Hotel E Velasco e um bar onde recomendo que se sente e beba uma Cuba Libre. Programa perfeito, não é?
Todos estes locais que referi antes têm um ambiente muito glamouroso e vintage e pode reparar, enquanto anda pela rua, na arquitetura das construções. O hotel, por exemplo, tem uma entrada com mármores que é incrível. Não é, por isso, por acaso que a cidade é conhecida por ser a “Atenas de Cuba”.
E o nome é sempre alvo de muita curiosidade: Matanzas significa matança ou massacre e está relacionado com um acontecimento histórico. Quando 30 soldados espanhóis quiseram atacar os aborígenes locais, os pescadores revoltaram-se, viraram os barcos, e os soldados afogaram-se.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui