A cerca de 30 minutos do centro de Havana, o Jardim Botânico Nacional de Cuba foi uma incrível descoberta na minha última viagem a Cuba. O Jardim ocupa 550 hectares e alberga mais de quatro mil espécies, que podem ser vistas em diferentes espaços. O espaço verde começou a ser construído em 1968, impulsionado por Fidel Castro, e abriu ao público em 1984. Vale a pena visitar e ficar por lá para um típico almoço com a gastronomia cubana.
Todos os anos, este jardim que reúne plantas do mundo inteiro, recebe mais de 50 mil visitantes cubanos e mais de 30 mil estrangeiros. A sua procura é feita por quem quer programas mais diversificados porque, além de poder ter essa proximidade com a natureza cubana, tem aqui um restaurante para desfrutar de um almoço tradicional, com a gastronomia cubana, rodeada por um ambiente diferente.
No Jardim Botânico Nacional de Cuba, a coleção de palmeiras, a Palmetum, é uma das maiores atrações, uma vez que, em 50 hectares, reúne 250 espécies de palmeiras do mundo, com destaque para as 90 que são autóctones de Cuba. As suas coleções botânicas albergam plantas cubanas e tropicais, que chegam às 3 mil espécies.
Em 550 hectares, pode visitar, em menos de duas horas, a maior parte das florestas cubanas e ter uma visão geral do que é diversidade da natureza cubana.
Por entre os diferentes jardins que pode visitar, existe um bonito Jardim Japonês, inaugurado em 1989, que foi criado por um arquiteto nipónico, Yoshikuni Araki, e inclui uma casa de meditação e um pagode asiático. Quando lá estive estava em obras e não pude fotografar.
No futuro, o Jardim Botânico Nacional de Cuba vai ter alojamentos para podermos ficar instalados no meio deste ambiente verde e terá desportos de natureza… vai com certeza ser um local a pôr novamente na minha lista, na próxima visita a Cuba.
O Jardim Botânico Nacional de Cuba tem também um centro educacional, onde se pode perceber melhor a flora de Cuba e outras áreas tropicais; e é um jardim onde é possível fazer trilhos, observação de aves e borboletas e também usam os espaços para atividades académicas.
O Jardim Botânico Nacional é uma instituição educacional, cientifica e recreativa. Foi fundada em 1968 – por ideia de Fidel Castro – e aberta ao público em 1984 (24 de março), no âmbito da Universidade de La Habana. Fica a cerca de 25 Km do centro da capital e é considerado um dos 10 maiores jardins botânicos do mundo.
O Jardim Botânico Nacional de Cuna recebe eventos privados (no restaurante disseram-me que até organizam bodas), e tem um serviço educativo muito dinâmico, a trabalhar com as escolas de todo o país.
Os Pavilhões de Exposições de plantas vivas são três locais que albergam uma coleção de plantas tropicais. Em pouco mais de 300 metros podemos ver as plantas das zonas mais áridas do mundo, bosques de montanha e bosques tropicais, por exemplo.
INFORMAÇÃO
Jardim Botânico Nacional de Cuba
Morada: Carretera del Rocio Km 3,5, Calabazar, Bayeros, La Havana CP 19230
Telefone: +53 76979309
Horário: quarta-feira a domingo, das 09h00-16h00; para visitas de grupos está aberto à segunda e terça-feira
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui