Na província de Matanzas, em Cuba, a Ciénaga de Zapata é um ecossistema pantanoso, localizado na península com o mesmo nome. É a maior zona húmida das Caraíbas – e mais bem conservada – ocupando uma área de cerca de 300 mil hectares. É também casa de muitas aves e de crocodilos.
A Ciénaga de Zapata está classificada como Reserva da Biosfera, pela UNESCO, e é Parque Nacional (desde os anos 70, do século XX) com uma área de 5 mil Km quadrados, com mais de uma dezena de ecossistemas.
Em Boca de Guamá, onde fui ter depois de um bonito passeio de barco, por meio de um cenário muito verde, encontramos o parque dos crocodilos, com mais de quatro mil animais. Tem também restaurantes e lojas.
Nesta região, todo o cenário é deslumbrante! Uma envolvente natural que nos deixa embevecidos a olhar para tudo o que nos rodeia.
Boca de Guamá fica a meio do caminho entre Jagüey Grande e a Baía dos Porcos. O nome vem do chefe índio de um aldeia Taina: Guamá. A vila tem várias cabanas e estátuas, à escala real, que mostram as atividade dos índios que moravam aqui (caça, pesca, etc.) e até fazem a recriação de uma cena de um casamento.
Para almoçar: o programa completo com um almoço na Finca Fiesta Campesina é rodeada de um ambiente campestre e com música cubana a acompanhar-nos. Tem um ótimo ambiente.
INFORMAÇÕES
Morada: A 18 km da Autopista Nacional, saída no km 142, direção a Baía dos Porcos – Cuba
Horário: 08h00 às 17h00