Com cerca de 28 mil habitantes, Esztergom foi a primeira capital da Hungria. Foi neste local que o primeiro rei, Stephan I foi coroado. Fui visitá-la aquando do cruzeiro que fiz no rio Danúbio, com a Croisieurope, e o ponto central da visita foi à Basílica de Esztergom, seguido de um pequeno passeio pelo centro da cidade até à beira-rio. Vale a pena passar por lá!
Depois das campanhas mongóis, que destruíram Esztergom, no século XIII, a capital foi Buda. Em 1526, quando a cidade de Mohacs ficou em guerra com os turcos, esta cidade ficou também como fortificação para o Império de Osman, Durante várias vezes, a cidade foi o centro do arcebispado, e essa importância vê-se na magnânima catedral, que se ergue no topo do monte.
Esztergom ficou destruída várias vezes, durante a II Guerra Mundial, e também a ponte Maria-Valeria. Foi inaugurada em 1895, mas as tropas alemãs, durante a retirada, destruíram-na em 1944. Foi reconstruída em 2001 e financiada pela União Europeia.
A Basílica de Esztergom
A Basílica de Esztergom é uma monumental construção do Classicismo húngaro que domina a paisagem sobre o rio Danúbio. Este edifício, que pode ser considerado o mais importante símbolo da cidade, é a maior igreja da Hungria e foi construída entre 1822 e 1869. A altura da suacúpula é de 71,5 metros; tem arcos gigantes e um enorme retábulo de Miguelangelo Grigoletti no altar.
Na capela de S. Estevão podem-se ver as relíquias de santos húngaros e jóias valiosas. No lado sul, pode-se ver a Capela Bakócz, a única que sobreviveu à Idade Média. A coroa de prata, do século XIII, os cálices ornamentados e a cruz de Francesco Francia são algumas das peças únicas desta igreja. Pode entrar na Basílica sem pagar, mas para subir à cúpula, de onde se tem uma vista panorâmica, tem de pagar, subindo 413 degraus das escadas.
Ao lado da Basílica tem um café, junto ao correr da muralha, e ao lado uma estátua gigante com vista panorâmica sobre o Danúbio. Mais informações da Basílica de Esztergom, aqui.
Catedral da Nossa Senhora da Assunção e Santo Adalberto
A Catedral da Nossa Senhora da Assunção e Santo Adalberto tem, na frente, a inscrição “Caput, Mater et Magistra Ecclesiarum Hungariae – A Cabeça, a Mãe e a Professora das Igrejas na Hungria”.
Na Idade Média, surgiram as capelas laterais, das quais ainda existe a Capela Bakócz, construída entre 1506 e 1519. É onde está sepultado Tamás Bakócz, cardeal e arcebispo de Esztergom, e o edifício é tido como um dos mais belos exemplos de arquitetura Renascentista, que sobreviveu fora de Itália. Na cripta estão os túmulos dos arcebispos desta cidade. Levante os olhos para apreciar o magnífico órgão datado de 1865.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui