Em Vila Nova de Gaia, foi inaugurado o Amália Rodrigues, o novo navio da CroisiEurope, que vai fazer viagens no rio Douro, entre o Porto e até Barca D’Alva, percorrendo um dos mais bonitos cenários do mundo: o Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património Mundial da UNESCO. Viajar neste navio é como estar dentro de um hotel flutuante, de cinco estrelas, com tudo incluído a bordo. Veja o vídeo:
O navio de homenagem à fadista portuguesa conta com 66 cabines duplas – incluindo quatro suites – e pode acolher até 132 passageiros. Tem uma sala de estar e bar, que é um espaço de animação, um restaurante e um deck com uma pequena piscina aquecida e espreguiçadeiras para apanhar sol, durante a viagem. Um espaço muito relaxante.
A CroisiEurope é uma companhia de cruzeiros fluviais na Europa que, em Portugal, é representada pela Agência Abreu. Os preços para as viagens no Douro começam nos 800€ (dependendo da época do ano), com tudo incluído, e poderão ser consultadas com a Agência Abreu.
Além de ser uma forma de ficar a conhecer o rio Douro – o navio vai fazer viagens até Barca D’Alva e depois fazem diversas excursões (dica de viajante: os pacotes de excursões ficam mais baratos se comprar diferentemente na agência, antes de embarcar). Por exemplo, um dos passeios é de camioneta até Salamanca – esta poderá ser também uma forma de alojamento no Porto. Ficar dentro do navio, em vez de apartamentos ou hotéis, é uma alternativa de estadia, uma vez que tem tudo incluído a bordo e, sem dúvida, fica com uma vista única para as pontes.
Aliás, noutras cidades do mundo, com os navios da CroisiEurope, poderá ser igualmente uma inteligente alternativa de alojamento. Veja os preços dos barcos em Veneza, em comparação com hotéis, tendo em conta que o navio vai fazer os passeios nos canais e tem as refeições incluídas. Poderá mesmo ser o modo mais económico e bem situado ao lado da Praça de S. Marcos, assim como em Paris, ficando a dormir no barco ao lado da Torre Eiffel e com tudo incluído. São apenas dois exemplos de muitas possibilidades: um dos pacotes mais requisitados é o de Réveillon, com a estadia no barco na passagem de ano no Porto, com jantar, animação, etc… tudo incluído.
O Amália Rodrigues vai navegar entre o Porto e a fronteira espanhola. O navio vai realizar itinerários de 6 e 8 dias pelo Vale do Douro, podendo apreciar as deslumbrantes paisagens, passando na Régua, Pinhão, Vega de Teron, Barca d’Alva, Salamanca e Ferradosa.
Curiosidades:
– O Amália Rodrigues é o sexto navio da CroisiEurope no rio Douro.
– O navio tem 11,4 metros de largura.
– Três decks de 80 metros de comprimento.
– O navio tem 27 tripulantes.
– Este ano, a CroisiEurope pretende chegar aos 25 mil passageiros nos seus seis cruzeiros no Douro.
– No total, a CroisiEurope tem 50 navios, com passeios fluviais, espalhados pelo mundo, em diversos continentes.
– Ao Porto chegam três charters, por semana, de Paris e Estrasburgo, com viajantes para os seis navios do Douro.
A INAUGURAÇÃO DO AMÁLIA RODRIGUES
No dia 19 de março de 2019, participei na inauguração oficial do Amália Rodrigues, que é o sexto navio da CroisiEurope no rio Douro, como forma de homenagear a diva do fado, que nos deixou há 20 anos. Este é o terceiro navio classificado com a categoria das 5 âncoras.
Para a cerimónia de batismo a empresa convidou, como madrinha, a Fundação Amália Rodrigues, representada por Alexandrina Quaresma, e a Câmara de Gondomar, com Marco Martins, o presidente da autarquia, como padrinho. A cerimónia contou com a presença da família Schmitter, que é a proprietária da companhia de cruzeiros fluviais, sediada em Estrasburgo, França.
O evento de batismo contou com uma celebração feita por dois padres, um português e um francês, que abençoaram a embarcação. Além de um grupo de cantares tradicionais portugueses, houve um momento emocionante com a interpretação, por uma fadista, de uma das músicas de Amália. A cerimónia terminou com o tradicional partir da garrafa no navio, que significa boa sorte. E, depois, foi feito um brinde para sucesso do Amália Rodrigues entre todos os convidados.
A CroisiEurope tem seis navios no rio Douro: o Vasco da Gama (de 2002 e renovado em 2014); Fernão de Magalhães (de 2003 e renovado em 2011); Infante D. Henrique (de 2003 e renovado em 2014); Gil Eanes (2015); Miguel Torga (2016); e Amália Rodrigues (2019).
A CroisiEurope conquistou o “Prémio de Excelência”, atribuído em 2018, pela Cruises News Media Group, que desde 2008 distingue a Melhor Companhia de Cruzeiros Fluviais na Europa, numa avaliação feita com base em votos feitos por clientes de cruzeiros e agências de viagens. Esta é já a nona ocasião em que a CroisiEurope é distinguida, sendo assim a operadora fluvial com mais prémios nesta categoria.
O INTERIOR DO NAVIO AMÁLIA RODRIGUES
São 66 as cabines do navio Amália Rodrigues. São todas duplas, com duas camas de solteiro, mas que facilmente poderão ser unidas, de forma a ficar uma cama de casal. As cabines são climatizadas, têm uma casa de banho, com um chuveiro que achei até bastante grande, em comparação com outros cruzeiros onde já estive. E tem produtos de higiene, como gel de banho e champô, e secador de cabelo.
Numa mesa de apoio, junto da cama, tem água, desinfetante para as mãos, e uns chocolates deliciosos da CroisiEurope, como mimo para os seus hóspedes.
A decoração das cabines é simples e colorida, atentando aos pormenores como os espelhos decorativos, com cores que nos ligam à terra, apesar de estarmos sempre em contacto com a água. Tem um armário para guardar a sua roupa, vários pontos de eletricidade e entradas USB junto da cabeceira da cama. Tem cofre e uma televisão que desce do teto, podendo apreciar a vista e ver TV enquanto navega.
Todo o navio tem bastante luz natural, aproveitando a dimensão das janelas (pode abrir as dos quartos e sala), e os espaços comuns são muito confortáveis, como a sala de estar/bar e o restaurante que está decorado com imagens de Amália Rodrigues. São espaços elegantes, mas que nos fazem sentir confortáveis e como se estivéssemos em casa.
O navio tem uma cabine adaptada para pessoas com mobilidade reduzida – onde a entrada do quarto tem uma abertura maior, podendo passar uma cadeira de rodas, assim como a entrada para a casa de banho e chuveiro é ampla – e quatro suites que, além de serem maiores, têm um pequeno terraço, com esplanada, na parte traseira (popa) da embarcação.
RESTAURANTE
Da cozinha do Amália Rodrigues saem criações com produtos portugueses e inspiração da culinária francesa. O bonito empratamento faz jus à qualidade do serviço e todo o ambiente do navio, como se estivéssemos num hotel de cinco estrelas. O serviço é irrepreensível, com um pessoal muito atencioso, e a experiência do chef Jaouen Loic faz-se notar nas propostas às refeições.
Ao pequeno-almoço, o serviço é buffet, apesar de ter sempre a atenção de todo o pessoal. Tem ovos mexidos, bacon e salsichas, assim com croissants, folhados de chocolates, pães, compotas queijos e fiambres, assim como cereais e frutas. Sumos e bebidas quentes incluídas, claro, assim como no bar tem diversas bebidas da carta que estão incluídas no preço.