Em setembro de 2017 fiz a minha primeira viagem a bordo de um cruzeiro, no MSC Magnifica. Apesar de ter um texto que descreve toda a experiência, guardei este texto especialmente para falar da comida. É preciso ter algum cuidado com a comida a bordo… porque a roupa vai começar a apertar. A comida a bordo do MSC Magnifica era tão boa que comecei a ter de cortar nos doces e, mesmo assim, cinco dias depois de ter embarcado já tinha algumas peças de roupa a ficarem apertadas. E vocês, que já fizeram cruzeiros, qual foi a experiência com a comida? Deixem os vossos comentários no final do texto.
No MSC Magnifica existiam cinco restaurantes: dois faziam parte do buffet (era um dois em um) e os outros dois são os restaurantes gourmet, com escolha à carta. Porque não caberiam todos os viajantes ao mesmo tempo nestes restaurantes, os hóspedes são divididos em dois turnos de jantar diários. Quem quiser pode ter o seu horário adaptado, pagando um extra, e existe um restaurante japonês, se quiser variar, também como pagamento extra.
Fui experimentar os dois restaurantes gourmet (só funcionam ao jantar), mas muito sinceramente gostei mais da comida do buffet. Claro que, para ser algo especial é bom ir ao restaurante. Parece que estamos a ter um programa completamente diferente, para que os dias não pareçam iguais! E a comida que provei era ótima. O empratamento estava bonito e o serviço era muito cuidadoso. Mas, apesar de no buffet não termos ninguém a servir-nos à mesa a escolha era sempre muito grande. Tanta que havia uma séria dificuldade em escolher o que comer. Esta olhar para os pratos que passarem por si e perceber isso… carne misturada com peixe e já escolhemos uma pasta que cheirava tão bem e estamos a passar pelos pratos internacionais com um caril a chamar-nos… lá misturámos arroz e massa outra vez!
Sim, há um canto com comida chamada “internacional” onde todos os dias vão mudando as propostas: um dia pode ser mexicano, outro dia brasileiro, outro dia marroquino, outro dia indiano, etc. Há sempre muitas sugestões diferentes.
É difícil manter uma alimentação equilibrada com tanta coisa boa a acenar-nos, por isso, o que aconselho é que antes de ver o que quer que seja, vá à banca das saladas e coma bastantes legumes… pode fazer a sua salada ou pegar num das muitas já preparadas. Só depois é que vai procurar o prato principal. E se não conseguir resistir as sobremesas têm sempre um aspeto delicioso e o sabor ainda é melhor. O pasteleiro a bordo deste navio tem mãos de fada. Se não gostar de doces há sempre uma grande variedade de fruta disponível.
No buffet, onde se podem fazer todas as refeições, tem sempre água grátis disponível em máquinas – os sumos só estão incluídos ao pequeno-almoço, depois disso tem de pagar por fora – e ao lado está o chá e café, também igualmente grátis. À hora do lanche havia sempre snacks, sanduíches, bolos e bolachas… eu bem disse que temos de nos controlar 😀 Ah! E há pizza quase 24 horas por dia! E ainda por cima era boa!
No buffet bavia um cantinho especial para as crianças, com aquelas comidas que os mais pequenos gostam e com bastante variedade: havia sempre carne e peixe, legumes, puré, massa e arroz. E todos os dias era diferente.
Ao pequeno-almoço existem diversos pães. para poder escolher, iogurte e cereais, uma banca só frutas, carnes frias e queijos, waffles e panquecas, compotas e bolos. Também há pratos quentes com ovos mexidos, estrelados, cozidos, feijão, bacon, salsichas, etc.
Voltámos a falar do buffet ao almoço e ao jantar. Além da pizza que está sempre a sair (quase 24 horas por dia), há uma banca de queijo e enchidos, como entradas, um cantinho só para pães, sopas e os pratos do dia, que podem ter grelhados, estufados, fritos, cozidos, etc. Também,m há sempre propostas de pratos vegetarianos. Ao almoço, servem sempre cachorros e hambúrgueres com batatas fritas e sanduíches para quem quer ir a banhos e não quer ir para pratos mais pesados.
As sobremesas, além de serem boas, têm sempre um aspeto fantástico. São como bolos em miniatura e há desde mini-fatias de bolo a mini-tartes, por exemplo. Como são mini, comia sempre uma ou duas.
E uma das coisas que mais gostava neste restaurante buffet… era a vista. Estará a fazer uma refeição com aquela vista, para o oceano… foi fantástico! Bom apetite!