Podem ter vários tipos de experiências em cruzeiros. Claro que nos lembramos sempre dos enormes navios, que cruzam os mares e oceanos, mas existem outros mais pequenos que fazem outro tipo de viagens, por rios por exemplo. Estas são algumas dicas para quem vai pela primeira vez embarcar num cruzeiro. Se tiver mais dicas preciosas, por favor deixe nos comentários para os outros viajantes!
Leia também “As melhores razões para fazer um cruzeiro”
Nota: tenha em atenção que todos os navios de cruzeiros poderão ter semelhanças mas também diferenças no serviço e organização, por isso, estas dicas poderão ser ajustadas para um navio e não para outro.
Já escolheu o destino? É a primeira coisa a pensar quando vai escolher um cruzeiro. Por onde vai andar, de onde parte e onde chega. Há cruzeiros para todos os gostos e orçamentos. Descubra o seu!
Dica importante: se puder, chegue um dia antes do cruzeiro para não correr o risco de o perder, com possíveis atrasos de voos, etc. Eu parti do porto de Génova para o meu primeiro cruzeiro e fui um dia antes, porque tinha receio de atrasos ou cancelamentos de voos, etc. Até porque não tinha voo direto para Génova e fui Porto-Milão e depois de comboio entre Milão e Génova.
Muito importante: se vai fazer um cruzeiro internacional, não se esqueça de desativar os dados moveis e roaming. Se for mais fácil, coloque o telemóvel sempre em modo voo.
Pode saber mais sobre cruzeiros no Viaje Comigo.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
1 – Antecipar a chegada
Alguns barcos abrem as portas bastante mais cedo, antes da partida, para que tenham tempo de fazer calmamente o check in para toda a gente. Por exemplo, pode abrir às 10h30 e a partida do porto ser só as 17h00. No entanto, os quartos só ficarão prontos às 14h30.
Antes de deixar as malas no check in (e depois vão levá-las para o seu camarote), certifique-se que tem tudo o que precisa consigo (fato de banho, óculos de sol, chapéu, livro, protetor solar. carregadores e remédios, por exemplo). Isto porque as malas só poderão chegar bastante mais tarde à porta do seu quarto. Por exemplo, às 18h30. E, assim, poderá ir para a piscina mais cedo.
2 – Menos gente
Se for fã de piscina, leve já vestido ou na mala de mão o seu biquini, à mão de semear. Será das poucas alturas em que estão meia dúzia de pessoas nas piscinas e estará sem muita gente em seu redor.
Se não vai sair nas excursões (porque já conhece algumas das cidades) aproveite o barco. Vai ter muito menos gente. Apesar de eu sugerir sempre que saia. Há sempre novidades para visitar.
3 – Dress Code
São sugeridas roupas sobretudo para as noites, mas se não as seguir não lhe vai aparecer uma policia da moda.
O que levar?
– Roupas para a piscina e praia, se for o caso do seu cruzeiro;
– Roupas para caminhar em cidades, onde o barco vai parar;
– Roupas para a noite, com vestidos ou algo um pouco mais formal em algumas das noites.
4 – Chá e café
Normalmente, as bebidas são pagas à parte mas há sempre água disponível, assim como café e chá, durante 24 horas ou na própria cabine. No ultimo cruzeiro que fiz (fluvial, no Amazonas), tinha dispensador de água e garrafas reutilizáveis para não se gastarem garrafas de plástico no dia-a-dia.
5 – Fechar contas
Se tiver ainda que pagar o que consumiu a bordo, feche as contas no dia antes da chegada, à noite. Porque se o desembarque for de manhã vai estar uma fila enorme.
6 – Saída autónoma
Se quer sair rápido do barco e tem malas pequenas – não precisando de ajuda para sair do barco – não as deixe no corredor como sugerido. Leve-as você e sairá de forma autónoma e mais rápida do navio. Aconselhado sobretudo se tiver um outro transporte para apanhar mal cheguem ao porto.
7 – Gorjetas
Neste momento, quase todos os cruzeiros têm a gorjeta incluída. O objetivo é que todos passageiros contribuam de forma geral, para depois distribuirem por todos os funcionários. Desincentivam a dar gorjetas pessoalmente a apenas alguns funcionários. O dinheiro é distribuído por todos.
8 – Não incluído
Por vezes, não é fácil de perceber o que está e não está incluído. Principalmente para quem vai fazer um cruzeiro pela primeira vez. Certifique-se que consegue essas informações, para não ficar desiludido. Há espaços dentro do navio, que podem ser cafés e bares autónomos, e podem não estar incluídos esses consumos.
O alojamento, as refeições (sem bebidas) e o entretenimento bordo, como espetáculos e aulas de deporte e dança estão incluídas.
9 – Cabine com varanda?
O primeiro preço que aparece, ao vender o cruzeiro, vai ser do camarote / ou cabine mais barata e que, normalmente, não tem varanda e são mais pequenas. Mas, o facto é que ter varanda, em certos destinos, faz toda a diferença. Mas se for para poupar dinheiro é o ponto mais fácil onde cortar. Passa mais tempo nas áreas de diversão do cruzeiro, com vista para o mar e cidades, e o quarto é para descansar e dormir.
10 – Tours nas cidades onde vai parar
Normalmente, fica mais barato comprar antecipadamente para participar nos tours que incluem guia e transportes de e para o navio. Na maior parte dos casos, conseguirá fazer o tour sozinho, mas não terá a visita guiada e poderá perder muita coisa. Aliás, as paragens são relativamente pequenas e dão para pequenos passeios, Por vezes, fazem a paragem durante toda noite e dará para se ir divertir à noite na cidade.