Dunas de Erg Chebbi, Merzouga - Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 15, 2021

Mapas de Marrocos

Marrocos [ Mapas ]

No norte de África está Marrocos, um país na região do Magrebe. Geograficamente, Marrocos tem um interior montanhoso irregular e o famoso deserto do Saara. Além das zonas áridas, tem um extenso litoral que abrange o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.

Mapa Marrocos © google

Mapa Marrocos © google

O Reino de Marrocos tem acima de 33,8 milhões de habitantes e 446.550 quilómetros quadrados de área.
A maioria da população (99,1%) é de origem árabe, berbere. A minoria é constituída por africanos subsaarianos e europeus. A esmagadora maioria é muçulmana.

– Informações úteis para viajar para Marrocos

Mapa grupos étnicos em Marrocos © wikipedia

Mapa grupos étnicos em Marrocos © wikipedia

As línguas oficiais são o árabe, amazigue, e o árabe marroquino (darija). O francês está também bastante disseminado, por razões históricas. Mais a norte falam também espanhol, pela proximidade geográfica.

Existem vestígios de populações berberes, neste local, desde a Pré-História. Por aqui passaram romanos, fenícios, bizantinos, entre outros, até ser islamizado pelos árabes.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Mapa Região do Magrebe em 1956 © wikipedia

Mapa Região do Magrebe em 1956 © wikipedia

Marrocos é uma monarquia constitucional, tendo o Rei de Marrocos largos poderes legislativos e executivos sobre política externa, o exército e matérias religiosas. Não se espante de ver a imagem do Rei por todoooooo o lado, desde lojas a casas, ou espaços turísticos e mesmo nas tendas dos souks.

Mapa Marrocos por zonas © wikipedia

Mapa Marrocos por zonas © wikipedia

A capital é Rabat, também capital da região Rabat-Salé-Kénitra. Tem quase 600 mil habitantes, a sétima cidade mais povoada. Foi fundada no século XII, por Abd al-Mu’min, como uma cidade militar. A França após estabelecer um protetorado sobre Marrocos fez de Rabat a sua capital, em 1932.
Em 1955, Marrocos tornou-se independente e manteve a capital.

Rabat no Mapa © wikipedia

Rabat no Mapa © wikipedia

Rabat Mapa © google

Rabat Mapa © google

Marraquexe é uma das cidades mais importante tendo sido capital de 1062 a 1269 e novamente de 1524 a 1659). É também uma das quatro Cidades Imperiais – tal como Rabat, Fez e Meknès.

Mapa Marraquexe © wikipedia

Mapa Marraquexe © wikipedia

As principais cidades de Marrocos são Rabat (capital), Tânger, Marraquexe, Ouarzazate, Fez, Oujda, Agadir, Casablanca, Meknès, e Tetuão.
Marrocos está dividido em 12 regiões (desde 2015), 62 províncias e 13 prefeituras.

Regiões de Marrocos e capitais:

REGIÃO                                   CAPITAL

Tânger-Tetuão-Al Hoceïma    – Tânger

Oriental                                      – Ujda

Fez-Meknès                              – Fez

Rabate-Salé-Quenitra            – Rabat

Beni Mellal-Quenifra              – Beni Mellal

Casablanca-Settat                 – Casablanca

Marraquexe-Safim                 – Marraquexe

Drá-Tafilete                             – Errachidia

Suz-Massa                              – Agadir

Guelmim-Oued Noun            – Guelmim *

El Aiune-Saguia el Hamra    – El Aiune *

Dakhla-Oued Ed Dahab       – Dakhla *

* Estas 3 últimas regiões pertencem, completa ou parcialmente, ao Saara Ocidental. Neste território, não é reconhecido oficialmente, por muitos países da ONU, o domínio de Marrocos.

Mapa Regiões Marrocos © wikipedia

Mapa Regiões Marrocos © wikipedia

Quando se fala em Marrocos, é inevitável mencionar o Deserto do Saara. Este, tem mais de 9 milhões de km2 e atravessa Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Níger, Mauritânia, Mali, Egito, Sudão e Chad.
As duas zonas mais importantes do Deserto do Saara Marroquino são Zagora e Merzouga.
Zagora, está mais perto de Marraquexe e é mais árido e tem menos dunas que Merzouga. Merzouga deslumbra pelas dunas, Erg Chebbi por exemplo, que podem chegar aos 150 metros de altura. Para ambos, há inúmeras excursões, com estadias mais curtas ou mais longas.
Nós visitámos Merzouga. Veja a nossa aventura aqui.

Mapa de zonas Saara Ocidental © wikipedia

Mapa de zonas Saara Ocidental © wikipedia

Saara visto do espaço © wikipedia

Saara visto do espaço © wikipedia

Susana Ribeiro nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga - Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

Susana Ribeiro nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga – Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

Marrocos tem a particularidade de ter no seu território duas cidades autónomas espanholas: Ceuta e Melilla. Ceuta está localizada na margem africana do estreito de Gibraltar, na península de Almina. Este local foi palco de inúmeras disputas ao longo dos tempos, incluindo a batalha de Ceuta, em 1415, entre portugueses e espanhóis. Desde 1995 que vive com autonomia, embora muitos dos seus serviços estejam dependentes de Espanha continental. Já Melilla, está na parte oriental da cadeia montanhosa de Rif, na margem do mar de Alborão. Marrocos reclama-a como integrante do seu domínio, mas o governo espanhol nunca expressou vontade de ceder o território.

Mapa Ceuta © wikipedia

Mapa de Ceuta © wikipedia

Mapa Ceuta e Melilla © wikipedia

Mapa de Ceuta e Melilla © wikipedia

O clima de Marrocos é temperado mediterrânico no Norte e Centro, sendo o Norte mais fresco e húmido. No Sul, o clima é desértico e semi-árido.
As temperaturas são mais frescas nas montanhas do Rif, no Alto Atlas e no Médio Atlas, com algumas estâncias de ski nestas áreas.
No Inverno há riscos de inundação em Tânger, nos vales da cadeia do Atlas e na região de Casablanca.

Mapa cidades de Marrocos © wikipedia

Mapa cidades de Marrocos © wikipedia

No Kasbah de Agadir - Marrocos © Viaje Comigo

No Kasbah de Agadir – Marrocos © Viaje Comigo

Locais que visitámos em Marrocos:

Cidade Imperial de Meknès, perto de Fez, onde percorremos os souks, visitámos museus e Hri Souani
um local histórico e Monumento Nacional

Cidade Sagrada de Moula Idriss, onde está o mausoléu do descendente direto do Profeta Maomé, de nome Mulei Idris, o santo mais venerado de Marrocos e fundador desta cidade (1789)

– A antiga Cidade Romana de Volubilis, perto de Moula Idriss, com ruínas consideradas Património Mundial da UNESCO, desde 1997. Aqui, tivemos uma visita guiada para compreendermos toda a história circundante, e aconselhamos a que façam o mesmo.

Marraquexe, uma das cidades mais importantes de Marrocos. Temos um guia para explorar a cidade, apreciar locais como a Praça Djemaa El Fna, os souks e todos os truques; conhecer o Jardim Majorelle; passear em Palmeraie -um oásis com milhares de árvores, que se estendem por 8 Km, a norte de Marraquexe; e a nossa experiência nos curtumes de Marraquexe;
Veja aqui onde ficámos a dormir em Marraquexe.

Bhalil, uma pitoresca vila a 22km de Fez, no Norte de Marrocos, onde conhecemos as típicas casas trogloditas. Estas, são casas escavadas nas rochas e, agora, muitas deles funcionam como alojamento local para os turistas.

Tânger, no Norte de Marrocos, é uma mescla das culturas europeia e marroquina, entre África e a Europa e entre Mediterrâneo e Atlântico.

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

Chefchaouen, no Norte do país, ficou famosa pelas fotogénicas casas azuis. O motivo, não foi a pensar no feed do instagram mas sim para afastar as moscas 😀 Uma cidade sagrada que conservou os seus marcos históricos e o seu ritmo pacífico, em comparação com o rebuliço de outras tantas cidades marroquinas.

Tétouan, no Norte, sobressai o casario branco de influência andaluzia na arquitetura, visível nas portadas de madeira das janelas e nas grandes avenidas. A Medina, do século XVII, é paragem obrigatória. É Património Mundial da Humanidade da UNESCO e o local perfeito para explorar o comércio tradicional e a energia da cidade.

Fez é a cidade imperial mais antiga, ou seja, foi capital das antigas dinastias de Marrocos. Esta cidade é um autêntico museu: tem mais de 10 mil edifícios históricos registados, palácios, riads e jardins incríveis, 20 mil fontes e a medina, com mais de 1.200 anos, foi aclamada Património Mundial da UNESCO.

Rabat, a capital e cidade imperial, tem infra-estruturas modernas que coabitam harmoniosamente com a enorme herança cultural, tendo o seu centro histórico considerado Património da Humanidade
Temos um guia para visitar Rabat e conhecer melhor a sua história, como por exemplo, o Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea Mohammed VI.
Ficámos alojados no Golden Tulip Farah Rabat.

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

Mapas de Marrocos

– Casablanca, uma das cidades mais importantes do Reino e a capital económica, ficou conhecida no mundo com o filme “Casablanca”, embora nunca tenha sido aqui filmado 😀 Aqui, visitámos inúmeros locais impressionantes como a Catedral Notre Dame de Lourdes à Mesquita Hassan II, a mais alta mesquita do mundo e a segunda maior em termos de espaço (a seguir à de Meca).
Ficámos alojados no Golden Tulip Farah Casablanca

Agadir, uma animada zona balnear, com bom tempo praticamente o ano inteiro. Relaxámos e desfrutámos da vista do Kasbah, uma fortaleza no topo do monte.
Ficámos no Club Med Agadir

Essauoira, conhecida como a cidade azul e branca, destaca-se pelo seu ritmo diferente, mais relaxado e muito direcionada aos desportos aquáticos e à vida na praia, uma vez que é banhada pelo oceano Atlântico. Saiba os segredos de Essauoira e onde ficar.

Saïdia, é a pérola azul do Reino, uma zona balnear banhada pelo Mediterrâneo. Saiba tudo o que fizemos nas nossas férias e onde ficámos

Portugal na t-shirt - Meknès - Marrocos © Viaje Comigo

Portugal na t-shirt – Meknès – Marrocos © Viaje Comigo

A comida típica de marrocos varia consoante a região e a proximidade ao mar, ou não, mas a Tagine é indiscutível. Tagine é a panela de barro onde é confecionado (a altas temperaturas) e servido. As carnes podem ser de frango ou cordeiro. Cuscuz está também muito presente, muitas vezes servido com legumes, ou Harira, uma sopa de lentilhas com bastantes especiarias.
Ficam algumas sugestões de onde comer em Tânger, Rabat, Essauoira e Marraquexe .

Restaurante do Kenzi Solazur - Tânger - Marrocos © Viaje Comigo

Restaurante do Kenzi Solazur – Tânger – Marrocos © Viaje Comigo

Praça Lahdim de Meknès - Marrocos © Viaje Comigo

Comércio na Praça Lahdim de Meknès – Marrocos © Viaje Comigo

– Informações úteis para viajar para Marrocos

Chefchaouen - Marrocos © Viaje Comigo

Chefchaouen – Marrocos © Viaje Comigo

Mapas de Marrocos © Viaje Comigo

Mapas de Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo