Henna - Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 12, 2023

Henna – A milenar arte de tatuar a boa sorte

África/ Marrocos

Quando se pensa em Henna vêm logo à mente aquelas imagens de mulheres com as mãos e pés decorados com intrincados desenhos. A Henna é uma tradição milenar e tem muito que se lhe diga. Cheia de significados profundos e com origens milinares, a Henna não se resume à India ou a Marrocos.

Henna - Marrocos © Viaje Comigo

Henna – Marrocos © Viaje Comigo

A Henna, ou Mehendi, é uma planta que cresce na região do Mediterrâneo e cujas folhas – originalmente verdes – são preparadas para criar uma tinta de cor avermelhada, ou ocre. Em alguns locais poderá parecer preta e se for um local duvidoso… poderá não ser henna.

É difícil precisar quando se originou e onde, devido à migração das tribos. Há registos que mostram que a Henna foi trazida pelos Moghuls egípcios para a Índia no século XII, contudo, foram encontrados murais em cavernas no Sri Lanka, que mostram que a Henna já era usada na Índia durante os séculos IV e V. Hoje em dia, a utilização da Henna está amplamente difundida não só na Índia, mas também no Bangladesh, Paquistão, Maldivas, Sri Lanka, Nepal, Norte e Este de África e no Médio Oriente.

Uma coisa é certa, além de propriedades medicinais fantásticas (era usada como antissético e também para refrescar o corpo), a Henna simboliza a boa sorte e beleza, sendo por isso muito usada em várias celebrações, maioritariamente, em casamentos.

Tradicionalmente, nas noites anteriores ao casamento, os pés e as mãos da noiva são pintados pelas mulheres da família, geralmente as mais velhas, e passam palavras de sabedoria à noiva, preparando-a para a vida conjugal.

A aplicação de Henna neste contexto marca também a passagem do ser menina, para o transformar-se em mulher. Mas desengane-se se pensa que apenas as mulheres são pintadas para o casamento.

Na Malásia, tanto a noiva, como o noivo são pintados pelos membros de ambas as famílias e isto simboliza a união ainda antes do casamento.

Henna feita em Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Henna feita em Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Dependendo da cultura, as práticas diferem e, em alguns países, a Henna não é só um símbolo de boa sorte, mas também uma poderosa proteção contra o mau olhado e “espíritos maléficos”.

Além de ser usada em casamentos, tal como já referi, a Henna é utilizada também em outro tipo de cerimónias, como os ritos de circuncisão em Marrocos e no Sudão.

Ou, por exemplo, na Argélia, quando os judeus argelinos adoecem, é-lhes aplicada a Henna nas mãos e nos pés. Depois, são levados até um rio e deixam as águas lavar a tinta já seca, orando a Deus pela cura.

O uso desta planta incrível, tão espiritual e que se transformou em arte, também tem um lado mais prático e quotidiano.  Em Israel, por exemplo, a Henna era muito utilizada em doenças de pele e tintura para unhas, cabelo e tecidos. Na Argélia e em Marrocos as mães tingiam o cabelo de seus filhos para afastar os piolhos. A hiena é também usada para pintar o cabelo, tendo propriedade que os colocam mais brilhantes e sedosos.

Alguns homens Muçulmanos costumavam pintar os seus cabelos e barba com Henna, porque, segundo reza a história, Maomé teria pintado a sua barba e isso traria mais sorte para a sua vida. E até em animais era aplicada Henna, como por exemplo nos cavalos e burros favoritos, que tinham os seus cascos tingidos.

Henna feita em Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Henna feita em Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Ao longo dos séculos a aplicação de Henna foi-se disseminando, acabando até por se tornar um negócio. Em Marrocos, por exemplo, é comum em muitos hotéis e riads pedir um serviço de arte Henna, em que o artista vai ao seu alojamento e aplica o desenho.

Em cidades como Marraquexe, Agadir ou Fez existem vários cafés e lojas onde se aplica Henna, ou nas mulheres que o fazem e estão nas ruas (como é o caso de Marraquexe na Praça Djemaa el Fna).

Contudo, é necessário ter em atenção com alguns casos de burla. Há pessoas a oferecer desenhos de Henna negra. Este tipo de Henna é derivada de uma planta diferente e pode conter uma substância química conhecida como PPD, que pode causar reações alérgicas graves.

A arte Henna é, sem dúvida, deslumbrante. Seja pela tradição, pelo simbolismo, ou apenas pela beleza… É bem possível que não resista a experimentar.

Henna feita em Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Henna feita em Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Também me contaram uma situação, mas não encontrei o fundamento histórico e poderá ser apenas mais um exemplo de “quem conta acrescenta um ponto”.  Em relação à mão de Fátima que também é usado como amuleto para a boa sorte. Fatima era a filha de Maomé e segundo o que me contaram os seus filhos foram para (um)a guerra. Ao despedir-se deles, tinha hiena pintada nas mãos, deixou a sua mão marcada nas costas dos seus filhos. Quando voltaram sãos e salvos desses combates, a mão de Fatima passou a ser vista como algo que protege. Se é verdade ou não… conhecem outras lendas?

Henna feita em Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Henna feita em Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo