Mulher a viajar - © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 14, 2023

Como voltar à rotina do dia a dia… depois de viajar!

Preparar a viagem

Toda a gente já deve ter sentido na pele o quão difícil é regressar ao dia a dia depois de estar viajar durante um certo tempo! Alguns chamam-lhe a “tristeza pós-viagem”! Custa muito voltar a ter uma rotina, depois de ter desfrutado de uma viagem que nos deu tanto descanso e tantas aventuras! Se custa para alguém que tirou uma semana de férias – ou duas – e a rotina não é assim tão esquecida, já para quem fica semanas ou meses a viajar, o regresso à “normalidade” já custa um bocado mais. É uma luta que tenho sempre que faço viagens mais longas e, por isso, decidi deixar alguns conselhos que podem ajudar para que o regresso a casa não seja tão “doloroso”.

Fatehpur Sikri - Índia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Fatehpur Sikri – Índia © Viaje Comigo

Primeiro, é toda a questão de horários fixos que deixamos de ter, na maior parte das viagens. Depois, são os horários de refeições, as horas passadas no trânsito, as horas e os dias seguidos de trabalho… tudo isso muda. E, apesar de tudo, o regresso a casa também é bom, porque nos traz alguma estabilidade com essas rotinas e o nosso “cantinho”. E é onde estão os familiares e amigos. Isso é sempre bom.

Galle - Sri Lanka © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Farol de Galle – Sri Lanka © Viaje Comigo

Mas, quando voltamos a olhar para as nossas fotografias de viagem e sentimos uma saudade imensa, uma grande nostalgia, daquele tipo de vida: que foge da rotina e vive em pleno o dia a dia, sem entrar num loop de afazeres. Chamam-lhe a “tristeza pós-viagem” ou “pós-férias” e pode ser amenizada com algumas dicas. O que pode fazer, então:

1. Ter já uma (outra) viagem marcada

Seja uma escapadinha, ou um fim de semana prolongado, ou já as próximas férias… ter já a próxima viagem marcada funciona como forma de olharmos para o futuro com um “optimismo” que nos leva a sonhar já com o próximo destino. Para quem gosta mesmo muito de viajar, costuma funcionar: é trabalhar para pagar a próxima aventura! Se ainda não a tem marcada, pode começar a pesquisar e a preparar a próxima. Ainda por cima, com antecedência, consegue voos com melhores preços. E comece a ler sobre a História e Cultura do próximo destino! Isso inspira-nos sempre! Pode até marcar uma viagem comigo num dos meus próximos tours, em 2023 – veja aqui os destinos disponíveis que vão do Irão a Cabo Verde, da Indonésia a Marrocos e da Tailândia à Islândia.

Gruta Maroaga - Presidente Figueiredo - Amazonas - Brasil © Viaje Comigo

Gruta Maroaga – Presidente Figueiredo – Amazonas – Brasil © Viaje Comigo

2. Ter novos objetivos

Voltar de viagem e ter o mesmo dia a dia de antes pode ser desmotivador para alguns. Faça um plano dos seus objetivos e – de forma consciente – trabalhe essa lista de forma a concretizar alguns sonhos que não envolvam só viagens. Trabalho solidário e em prol dos mais desfavorecidos é uma forma de darmos um pouco de nós e do nosso tempo a outros. E de nos preencher nessa fatia da vida que é em benefício da sociedade, da qual todos fazemos parte. Também poderá ser inscrever-se num novo curso, adquirir novas apetências… aprender algo de novo! E até participar num workshop de Escrita Pessoal, com base no seu Estudo Numerológico (envie-me e-mail para geral@viajecomigo.com)

Workshop Escrita Pessoal 2023 ViajeComigo.com

Workshop Escrita Pessoal 2023 ViajeComigo.com

3. Estar com família e amigos

Já o falei antes, mas esta é a melhor coisa a fazer depois de vir de viagem. Voltamos ao nosso “mundo” e onde está a maior parte das pessoas mais importantes da nossa vida. Programe piqueniques, encontros, saídas, sessões de cinema, jogos… promova convívios! E evite estar sempre a falar da sua viagem!

Na rede do quarto do Vale d'el Rei Hotel & Villas - Carvoeiro - Algarve - Portugal © Viaje Comigo

Na rede, Algarve – Portugal © Viaje Comigo

4. As coisas “más” de viajar

Puxe pela cabeça e, se já viajou muito tempo sem parar, sabe que há viagens em que precisávamos de uma férias a seguir, porque nos deixam muito cansados. Não temos o conforto do lar e… quando ficamos doentes em viagem é horrível (ficar doente é sempre horrível, mas em viagem, do outro lado do mundo, é muito mais!).
Saudades da nossa cama, da nossa almofada… depois de algumas camas mais desconfortáveis e quartos pouco seguros. Muito frio, muito calor… comidas picantes e desarranjos intestinais! Lugares que certamente nos vão dão grandes histórias para contar, no futuro, mas que não nos deram noites bem dormidas.

Pandomes Aurora Igloo Hotel - Rovaniemi - Lapónia - Finlândia © Viaje Comigo

Pandomes Aurora Igloo Hotel – Rovaniemi – Lapónia – Finlândia © Viaje Comigo

5. Escrever sobre as viagens

É uma forma de exteriorizar o que viveu! E tantas situações fora da caixa, tanta gente que conheceu, tantos sítios lindos que viu… escreva! É também uma forma de recordar e de começar a preparar novas aventuras, a partir dessas! E se decidir fazer um blogue de viagens… ainda melhor! Assim, quando os amigos pedirem dicas, é só mandar os links! E toda a gente gosta de ler uma boa história de viagem. “Ah, não sei como começar e como escrever…”. Inscreva-se num dos workshops de escrita aqui no Viaje Comigo (envie-me e-mail para geral@viajecomigo.com)

Linha do Equador - Ilhéu das Rolas - São Tomé e Principe © Viaje Comigo

Linha do Equador – Ilhéu das Rolas – São Tomé e Principe © Viaje Comigo

6. Manter bons hábitos

Boa alimentação e exercício físico… são coisas que muito vezes colocamos de lado, durante uma grande viagem. Vamos comendo o que há – e até há saudades dos nossos cozinhados – e, muitas vezes, pode não ser o mais saudável. E o regresso a uma vida com exercício físico, para se manter em forma, é algo que em viagem também acabamos por deixar de parte. E, quem sabe, até começar novas atividades como passeios de bicicleta, inscrever-se em aulas de ioga, patins em linha, aulas de surf, etc. E tratar do corpo e mente fazendo massagens, Spa, etc.

Susana Ribeiro - bicicleta, no passeio do Delta do Mekong - Vietname © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – bicicleta, no passeio do Delta do Mekong – Vietname © Viaje Comigo

7. Gratidão

Pronto, dizem vocês, lá vem ela com a gratidão… A verdade é que quando nos sentimos gratos pelo que temos e pelo que vivemos, temos uma maior probabilidade de não nos sentirmos tão em baixo. Recordamos e sentimos gratidão pela viagem que tivemos, claro, e gratidão, sobretudo, por terem um teto para onde voltar (mais do que metade do mundo tem) e um emprego, para amigos e família, etc.

Praia do Ilhéu das Rolas - São Tomé e Principe © Viaje Comigo

Praia do Ilhéu das Rolas – São Tomé e Principe © Viaje Comigo

8. Tu mudaste

Em cada viagem nós mudamos. Ainda que não tenhamos, muitas vezes, plena consciência disso, há uma parte de nós que muda com as vivências e encontros que vamos tendo. Aproveite para fazer essa reflexão que envolve o desenvolvimento pessoal e tente perceber quais os maiores desafios que enfrenta em viagem… eles trazem-nos muitas lições e algumas delas muito boa para lidares com outras situações da tua vida no dia-a-dia.

Susana e os Pinguins Boulders - Africa do Sul © Viaje Comigo

Susana e os Pinguins Boulders – África do Sul © Viaje Comigo

9. Desapego

Quando viajamos percebemos que conseguimos viver com muito menos do que vamos acumulando em casa. Pode ser que após a chegada de uma grande viagem traga essa mudança – que aconteceu dentro de si e que abordei no ponto anterior – para a sua casa e para o dia a dia. Menos compras, menos consumismo, um caminho para o minimalismo e o desapego a muita coisa pode acontecer.

Chamam-lhe também “destralhamento”, uma vez que nos libertamos de “tralhas” que já não nos servem, mas podem até ser úteis para outras pessoas. Pode aproveitar para vender em vários sites online, que aceitam as coisas em segunda mão. “Limpar” a sua casa/ o seu canto dessas coisas que já não são úteis é também uma forma de libertar espaço e sobretudo “libertar-nos” do consumismo para que somos impelidos.

Vista do Ninho's - Ponta do Ouro, Moçambique © Viaje Comigo

Vista do Ninho’s – Ponta do Ouro, Moçambique © Viaje Comigo

10. Ver o lado positivo de voltar à rotina

Foi a primeira razão que dei ainda no texto de abertura! Destas 10 sugestões de coisas que podemos fazer para que não nos custe tanto o regresso à rotina… há que ver o lado positivo do regresso! Na verdade, regressar à rotina não tem de ser algo totalmente mau. Nós somos “animais de hábitos” e, por isso, a rotina ajuda-nos a sermos mais produtivos. Todas juntas, as razões acima descritas são alguns truques para facilitar o regresso ao dia a dia rotineiro depois de uma viagem… espero ter ajudado! Boas viagens! Instagram do Viaje Comigo 

Bo Kaap - Cidade do Cabo - África do Sul © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Biesmiellah – Bo Kaap – Cidade do Cabo – Africa do Sul © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo