É uma das cidades mais antigas do mundo: Atenas. É também a maior cidade da Grécia e a sua capital, com mais de 789 mil habitantes. Berço de sociedades modernas, da Democracia… e do Imperialismo, Atenas prende-nos a atenção com o facto de ter sido, também, o local onde surgiram, e se manifestaram, grandes ideais, filósofos e artistas da Antiguidade. É pisar um chão com milhares de anos de História… e muito efervescente! Um autêntico museu ao ar livre! E, por isso, visitar a cidade de Atenas por um só dia pode ser muito redutor, mas se só tiver mesmo essa disponibilidade, fique com estas dicas!
Em Atenas, cada canto tem um valor patrimonial e histórico imensos. E, mesmo que não tenha mais de 24 horas para visitar Atenas, vai conseguir conhecer muito. Mas deixo-lhe aqui os pontos que – apesar de todos termos gostos diferentes – são quase de visita obrigatória. Se começar na praça Sintagma (que significa Praça da Constituição e onde está o Parlamento grego) é um bom ponto de partida para a sua visita no centro mais turístico. Pode embarcar naqueles autocarros turísticos para ficar com uma ideia geral e depois visitar outros locais mais ao pormenor.
ONDE DORMIR: HOTÉIS EM ATENAS
Das vezes que visitei Atenas fiquei em dois hotéis diferentes. Pode ler sobre os alojamentos da capital da Grécia, aqui.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube..
O QUE VISITAR EM 24 HORAS EM ATENAS
-
Acrópole
-
Propileu
– O Propileu era a grandiosa entrada para a Acrópole e data de 437 e 432 a.C. Era composto por colunas dóricas que delimitavam cinco portas de acesso, com diferentes funções, e duas alas laterais. Foram construídas cópias do Propileu em diversas cidades da Europa ocidental, principalmente na Alemanha, sendo a mais conhecida a “Porta de Brandemburgo” em Berlim.
- Templo de Atena Nice (Atenea Niké) – Este templo em estilo jónico foi construído no ano 420 a.C., para celebrar a vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Salamina. Atena era considerada a deusa grega da civilização, da estratégia em batalha, da justiça, das artes e da sabedoria e Nice era um dos seus epítetos, que significava “vitoriosa”. A sua imagem era personificada com asas. Neste templo foi construída uma estátua de Atena, mas sem asas, porque acreditavam que assim ela não sairia dali. Este é um templo pequeno, mas repleto de beleza e situa-se na ala sul do Propileu.
- Partenon – É um dos mais belos símbolos da arquitetura clássica da Grécia Antiga e o principal edifício da Acrópole. É também considerado o símbolo da democracia e foi mandado construir no século V a.C. em honra da deusa Atena.
- Erecteion – Os elemento mais interessantes deste templo são as Cariátides, seis colunas com aspeto feminino, que sustentam a parte de cima do templo. Estas colunas são réplicas, porém as originais encontram-se no Museu da Acrópole. Diz-se que o Erecteion foi construído no sítio mais sagrado da Acrópole, onde a Deusa Atena fez nascer a primeira oliveira da Grécia.
- Museu da Acrópole de Atenas(https://www.theacropolismuseum.gr/en) Neste museu pode encontrar bem preservados os restos da Acrópole de Atenas. O museu está muito bem estruturado e atualmente concentra as seguintes exposições:
– Galeria das encostas da Acrópole;
– A Galeria Arcaica;
– Galeria do Partenon;
– Propylaia, Athena Nike, Erechtheion;
– Do século V a.C. ao século V d.C.
- Teatro Dionísio – Situado aos pés da Acrópole, o Teatro Dionísio tinha capacidade para 17.000 espetadores, tendo sido o maior teatro construído pelos gregos. Foi edificado em honra do deus Dionísio (deus do vinho e do teatro), e posteriormente considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Hoje em dia restam as ruínas, mas pode sentar-se na primeira fila (reservada para os cidadãos mais ilustres) e imaginar os assentos de mármore (entre os quais havia um altar dedicado a Dionísio) e as magníficas peças interpretadas naquele local.
- Templo de Zeus Olímpico (ou Olimpeu) – Este enorme templo dedicado ao deus Zeus (rei dos deuses do Olimpo) localiza-se bem no centro de Atenas. A construção do Templo de Zeus levou cerca de sete séculos a ficar concluída.
- Ágora Antiga – A Ágora caracterizava-se como o coração da cidade, o centro da vida comercial, social e política. Esta é uma visita interessante devido à sua dimensão histórica. Ao caminhar por entre as ruínas, consegue imaginar como se erguiam os edifícios e mercados da antiguidade clássica. Nesta zona, aproveite para visitar também a Torre dos Ventos. Esta é uma estrutura com doze metros de altura por oito de diâmetro, feita de mármore, com uma planta octogonal. Tem desenhado um Tritão, que indicava a direção do vento e, no friso, sobressaem relevos que representavam as oito divindades gregas para o vento: Bóreas (N), Kaikias (NE), Eurus (E), Apeliotes (SE), Noto (S), Lips (SO), Zéfiro (O) e Siroco (NO).
- Plaka
Plaka é um dos bairros mais antigos de Atenas e também um dos mais turísticos, onde pode encontrar várias lojinhas e diversos restaurantes e tavernas onde provar as delícias da comida Grega. É também conhecido como “Bairro dos Deuses”, pela sua proximidade à Acrópole.
- Monastiraki
Monastiraki é outra das zonas mais animadas da cidade. É o local perfeito para se sentar num dos seus terraços e degustar uma boa refeição grega. Tem também uma atividade comercial muito forte, concentrada nas várias lojinhas, umas ao lado das outras, que fazem lembrar os souks turcos. Ainda nesta zona, vale a pena visitar as ruínas da Biblioteca de Adriano. Este era o monumental recinto de 122 por 80 metros, onde o imperador guardava todos os seus livros.
Já que vos falei em Plaka e Monastiraki, dois locais onde vai certamente comer muito bem, devo sugerir também alguns dos pratos mais típicos desta culinária que tem mais de 4.000 anos. A gastronomia grega tem grande base mediterrânica e também diversas influências da Itália, dos Balcãs, da Turquia e do Médio Oriente.
Para abrir o apetite: Gastronomia! Estas são algumas das iguarias gregas mais típicas:
- Moussaka
Trata-se de um prato quente e reconfortante, parecido a uma lasanha. É confecionado com carne moída de cordeiro, beringela e tomate, mas pode também levar batatas ou curgete.
- Gyros
É um pão de pita recheado de carne assada (de frango ou cordeiro), tomate, cebola e molho (faz lembrar um kebab).
- Dolmades
São folhas de uva recheadas com arroz e outros ingredientes, podendo levar carne.
- Tyropita
Queijo, tradicionalmente feta, envolto em massa folhada.
- Spanakotiropites
São uma espécie de empadas de queijo feta e espinafres.
ONDE COMER EM ATENAS
– Restaurante Riva
– Restaurante Don Giovanni