Joao Rodrigues, Chef e mentor do Restaurante Itinerante - FOTO TM
Publicado em Janeiro 10, 2023

Restaurante itinerante percorre o país com o chef João Rodrigues

Gastronomia

O locais do Residência prometem ser variados: tabernas, casas, fornos comunitários, fortes, faróis, castelos. Qualquer um destes sítios poderá vir a ser um restaurante temporário, porque ao longo dos próximos 12 meses, o chef João Rodrigues estará em viagem por Portugal, a ocupar locais diferentes e a cozinhar menus focados na região e nos seus produtores. “Residência” que diz ser o primeiro restaurante itinerante do país. A primeira paragem acontece já este mês, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, com almoço e jantares, em Boticas, Trás-os-Montes.

Joao Rodrigues, Chef e mentor do Restaurante Itinerante

Joao Rodrigues, Chef e mentor do Restaurante Residência

Esta viagem é a primeira fase do percurso do chef, após ter deixado o restaurante Feitoria, em maio de 2022. Residência é uma experiência itinerante, uma verdadeira tour do chef, que explora a cultura gastronómica de cada região do país, envolvendo os municípios, os produtores, valorizando o património material e cultural.

De Norte a Sul, todos os meses, um local diferente será ocupado, fazendo dele residência temporária. Os produtos típicos e de cada estação, assim como a relação estreita com os pequenos produtores locais, serão a base para a confeção dos menus.

Mas, mais do que jantares ou almoços, o Residência quer respeitar a natureza, não só à mesa, mas nos percursos dos visitantes, que num mês em Trás-os-Montes terão neve, e mais tarde, no Minho, terão colinas verdejantes. Quer dar a conhecer a diversidade natural e cultural do nosso país, recorrendo a práticas e tradições por vezes esquecidas. A cada paragem, a intenção é envolver as freguesias, as suas festas e rituais, miradouros e parques naturais, as receitas tradicionais, residenciais e hotéis.

RESIDÊNCIA | 20 + 21 + 22 JANEIRO 2022
BOTICAS, TRÁS-OS-MONTES

Na primeira Residência, João Rodrigues irá ocupar a Casa do Pedro, uma casa familiar.
Localizada na vila de Vilarinho Seco, esta casa tem mais de 300 anos.

O Sr. Pedro e a Dona Ana, agricultores e produtores de hortaliças, porco bísaro e carne Barrosã, construíram este restaurante na década de 90 e nunca esconderam o enorme orgulho nos seus produtos, em especial nos presuntos curados e nas alheiras ali produzidas. Hoje, os responsáveis pela cozinha são os seus filhos Alda e Pedro, que continuam o legado familiar passado pelos seus pais, sempre com base na confeção artesanal e na utilização de produtos locais de grande qualidade. Prova disso é o seu famoso cozido barrosão, um dos cartões de visita desta jóia do Alto Tâmega.

Nos dias 20 e 21, João Rodrigues irá cozinhar um menu degustação de 7 pratos, em que os produtos das redondezas serão a base do jantar. Trutas, porco bísaro, carne barrosã, batata, couves, fumeiro, mel, são alguns exemplos do que poderá servir de base a cada prato. Já no dia 22, a estadia termina com um almoço, um cozido típico da zona, com Vítor Adão como chef convidado.

20 + 21 JANEIRO – JANTAR
Menu 80€/pessoa (inclui pairing)

22 JANEIRO – ALMOÇO
(CONVIDADO CHEF VÍTOR ADÃO)

Menu 45€/pessoa (inclui pairing)
Nota: os menus são confecionados com produtos locais e, por isso, revelados mais perto do evento.

O pairing do menu será feito por Daniel Rocha e Silva, que depois de vários anos a viver fora de Portugal, voltou para se dedicar à área que sempre o apaixonou – a restauração e o serviço. Passou pelo Prado e foi o responsável de vinhos e sala do Essencial em Lisboa. Faz atualmente parte da equipa da Vin Identitaire / Terroir, uma pequena importadora e distribuidora de vinhos, onde procura aquilo que sempre o movimentou nesta área – descobrir novos produtores, nacionais e internacionais, que façam vinhos vivos e com carácter.

Boticas

Boticas

SOBRE BOTICAS

Boticas
Área: 321,96 km
População: 5.570 hab
Densidade populacional: 17,9 hab./km²
Freguesias: 10

Trás-os-Montes, província montanhosa situada no nordeste de Portugal. É conhecida pelas suas paisagens verdejantes e pelo seu clima temperado, com verões quentes e invernos frios. As tradições da região são fortemente influenciadas pela sua história rural e a gastronomia local é sustentada pela agricultura e pela pecuária. Dentro dos produtos agrícolas destacam-se o milho, a batata, o mel ou o azeite e na pecuária a carne de raça Barrosã ou o Porco Bísaro. A região é também conhecida pela arte e cultura locais, com muitos artesãos e artistas a trabalhar em cerâmica, tecidos ou outros materiais tradicionais.
O concelho de Boticas pertence ao distrito de Vila Real e faz parte da região do Barroso. Uma área única, caracterizada por uma topografia irregular, com altas montanhas e vastos planaltos, com características singulares nos aspetos humano, económico e cultural. Esta região foi recentemente distinguida como Património Agrícola Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)e passou a ser a primeira região do país e uma das primeiras a nível europeu a conseguir alcançar tal feito.

Para quem viajar até Boticas logo no dia 20, o Residência propõe que os convidados visitem as Mesinhas de São Sebastião. Todos os dias 20 de Janeiro, não se sabe ao certo desde quando, mas seguramente há mais de três séculos, a população de Couto Dornelas prepara e monta, nas suas três aldeias, durante uma semana, estas festas populares. É possível sabes mais sobre elas aqui: https://www.projectomateria.pt/pt/comunidade/os-dias-20-de-janeiro_21 e aqui: http://www.cm-boticas.pt/noticias/default.php?id=Gi

Além das festas populares, quem se deslocar a Boticas para jantar ou almoçar no Residência, deverá ainda visitar o Boticas Parque, onde são pescadas as trutas, e o Corno das Alturas, um miradouro a 1200 metros de altitude.

SOBRE VÍTOR ADÃO

Natural da pequena aldeia de Carvela, perto de Chaves, é um conhecedor e um apaixonado pela cultura gastronómica e tradições desta região. O embaixador perfeito para esta primeira etapa da viagem.

O seu trajeto dispensa grandes apresentações. Durante vários anos trabalhou com chefs como Rui Paula ou Ljubomir Stanisic, e em 2019 abriu o seu primeiro restaurante, o Plano, onde dá palco a pequenos produtores, muitos deles da sua região. A sua inspiração parte de tudo o que é natural, acredita na perfeição das pequenas coisas, dos pequenos produtores, dos legumes tortos e dos ingredientes quase esquecidos.

SOBRE JOÃO RODRIGUES

João Rodrigues ambicionava ser biólogo marinho e tem, desde sempre, uma grande proximidade com a natureza e em especial com o mar. Formou-se em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa com 21 anos. Ao longo do seu percurso passou por vários espaços, nomeadamente a Bica do Sapato e Pragma, sob a coordenação do Chefe Fausto Airoldi, e o Hotel Ritz Four Seasons sob a chefia dos chefes Stephane Hestin e Sebastien Grospelier. Ritz Four Seasons sob a chefia dos chefes Stephane Hestin e Sebastien Grospelier. João Rodrigues esteve desde 2011 no Hotel Altis Belém, em Lisboa, e em 2013 tornou-se Chef Executivo do restaurante Feitoria, com uma estrela Michelin.

Nos últimos sete anos, João dedicou o seu trabalho ao aprofundamento da investigação sobre produtores portugueses e à identidade da gastronomia nacional. Assim, fundou o Projecto Matéria, um projeto sem fins lucrativos, que pretende promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa. Todo o trabalho está reunido numa plataforma digital de produtores, acessível a todos, em português e inglês, em www.projectomateria.pt.

João deixou o restaurante Feitoria em maio de 2022, e desde então tem cozinhado nos quatro cantos do mundo, e marcado presença em diversos festivais gastronómicos. Em 2023, inicia a primeira fase do seu novo percurso, com Residência, uma viagem pelo país, com paragens mensais que incluem jantares e almoços dedicados a cada região. João prepara-se ainda para abrir um restaurante em Lisboa, no verão de 2021, dedicado a uma cozinha mais simples e focada no produto, antes da abertura, em 2024, do seu grande projeto de vida, o Monda, que será fora de Lisboa e terá quartos, horta e criação de animais.

O seu trabalho tem sido igualmente reconhecido e alvo de várias distinções, sendo associado a uma dedicação muito grande ao trabalho direto que faz com os produtores nacionais e sua promoção também através da cozinha que pratica:

2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 | Nr 1 Chefes Preferidos nos Prémios Mesa Marcada

2021 | Game Changer Award, la Liste

2021 | Embaixador Gastronomia IberoAmericana, Prémios Binómico, y Ciudad de Huelva

2016 | Chefe do Ano, nos Prémios Os melhores do Ano, Wine Magazine

2016 | Chefe do Ano, nos Prémios Expresso Boa Cama Boa Mesa

2015 | Distinção Chef d’ Avenir 2015 pela Internacional Academy of Gastronony

2007 | Vencedor Chefe Cozinheiro do Ano 2007, Intermagazine

Mel do Barroso

Mel do Barroso

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo