Em Meknès, antiga cidade imperial de Marrocos, fui visitar o Hri Souani (ou Hari Souani), que é um dos locais mais turísticos pela sua história, sendo Monumento Nacional. É um antigo celeiro, datado do século XVIII, onde se guardavam os alimentos e também onde se situavam as cavalariças do Rei.
O Hri Souani foi mandado construir por Moulay Ismaïl. É composto por três edifícios gigantes, 23 naves, 10 grandes salas – que podem ter entre 25 metros de comprimentos e 10m de largura – e fica a sul do palácio real. Era o local onde se guardavam alimentos e água, no caso de ataques, para que a população tivesse como sobreviver durante os cercos da cidade.
Como tem paredes grossas a comida ficava preservada, mesmo com as variações das temperaturas que se faziam sentir. Aqui também estavam poços – que fizeram reservatórios – e que lhe deram o nome de “A Casa da Água” (Dar El Ma).
Este local, como tantos outros de Marrocos, foi já palpara gravações de filmes. Um deles foi “A última tentação de Cristo”, de 1988, de Martin Scorsese.
Pelas salas vamos descobrindo portas antigas e nas traseiras os arcos antigos, onde eram as cavalariças, e onde tratavam dos 12 mil cavalos (sim, 12 mil!!!) do sultão.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui