Marraquexe Souks
Publicado em Agosto 31, 2014

Souks em Marraquexe, Marrocos

África/ Marrocos [ Marraquexe ]

Em Marraquexe, Marrocos, a vida nos souks parece-nos sempre igual. Abrem as tendas/lojas, fecham-nas para as orações, e tentam ao máximo vender (alguns impingir) tudo aos turistas que por lá passam.

Historicamente, o comércio é uma das principais atividades da cidade de Marraquexe. Se antes era mais prata e ouro que se vendia, atualmente são os artigos em pele, latão e vestuário que mais saída têm, assim como as especiarias.

Marraquexe Souks

Souks de Marraquexe

Os Souks de Marraquexe são muito propícios a que se perca. São autênticos labirintos, com ruas estreitas e que parecem todas iguais. Mesmo com um mapa é natural que se perca.

Tente percorrer sempre a mesma rua – um bom ponto de partida é a Praça Djemaa el -Fna – tendo sempre em mente por onde veio e depois é só voltar para trás. Também pode perguntar aos locais, muitos ajudarão sem olhar a recompensa, outros… pedirão dinheiro para o ajudar a encontrar a saída… com tudo se faz negócio aqui 😀

Aliás, se lhe disserem que existem lojas melhores e que vos levam até lá, etc, é porque ganham comissões com isso.

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

Apesar de serem um local muito turístico, é nos souks que os locais também fazem as suas compras: tem frutos secos, produtos alimentares e de higiene à venda.

Por norma, as lojas são minúsculas e só têm um pequeno quadrado onde está o comerciante, com tudo o que vende à sua volta (como o da fotografia cima). Quando se ouve a chamada para a oração poucos são os que mantêm as suas lojas abertas. A maior parte fecha e vai orar.

O que encontra nos Souks: tapetes, antiguidades, vestidos, kaftans (túnicas), lenços, cestaria, babouches (chinelos de couro), lanternas (que queria muito trazer uma mas não cabia na mala), etc

Habituados a terem os turistas a visitar os souks, os preços começam sempre elevados. Lembre-se que (a maior parte) dos comerciantes gosta de regatear. Mas não são todos! Alguns podem até ficar chateados com os preços baixos que se lhes propõe… Vi acontecer isso!

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

Se vir que tem ali pessoa para negociar ofereça o que achar justo e mantenha-se fiel. Pode ser que consiga bons negócios. Por norma… vencem-nos pelo cansaço 😀

Espere também motas (muitas motas!!!!) a passarem pelo meio das pessoas que estão nos souks.

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

Nos Souks de Marraquexe

Nos Souks de Marraquexe

O jogador de futebol

Quando visitei Marraquexe faltavam apenas duas semanas para o Natal. Imaginei que era daqui que ia levar algumas prendas – mesmo que tivesse ido apenas com uma mala de mão. Como levei pouca roupa havia espaço para as carteiras de couro que tanto gosto.

Depois de tentar negociar preços de tantas carteiras, sempre que passava em passeio pelos souks, no último dia já estava a pensar que não ia levar nada… e foi então que o conhecemos.

Não tinha mais que 14 anos. Cabelo curto, rapado em parte, e o restante espetado, e vestia uma camisola do Manchester United vestida. Perguntou de onde éramos e quando dissemos “Portugal”, os seus olhos brilharam.

“Toda a gente gosta do Cristiano Ronaldo, mas eu gosto é do Nani”, diz-nos enquanto se vira e nos mostra o nome do jogador português nas costas da camisola branca e vermelha. “Até cortei o cabelo como o Nani”, e passa a mão pelo cabelo espetado, preto como o carvão.

Nos Souks de Marraquexe

Nos Souks de Marraquexe

Ele – cujo nome não vou divulgar – queria muito ser jogador de futebol, mas calhou-lhe o negócio da família: vender nos Souks. “Aqui em Marrocos, só quem tem muito dinheiro é que pode jogar nos grandes clubes. Os pais pagam para os filhos jogarem nos clubes”, diz-nos entristecido. “Quem me dera ir para Portugal e jogar lá”.

O pai está lá, sentado na frente da minúscula loja, mas nem nos dirige a palavra. Olha de lado para o filho e só fica contente quando nos vê fechar negócio. Vim carregada de carteiras mas também com a alma pequenina, a pensar nos que não podem sequer tentar concretizar os seus sonhos.

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

Souks de Marraquexe

A Fnaque de Marraquexe, nos Souks

A Fnaque de Marraquexe, nos Souks

Marraquexe Souks

Marraquexe Souks

Um outro vídeo em Marraquexe que começa na Praça Djemaa el Fna e mostra os souks:

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo