Estive em Bhalil, no norte de Marrocos, em junho de 2019, para conhecer as típicas casas trogloditas. E, nessa visita, fui acompanhada por um nevoeiro que deixou um ambiente misterioso pela pequena vila que faz parte da província de Sefru, na região de Fez-Boulemane. A caminho de Ifrane fiz aqui uma paragem, depois de ter saído de Fez (fica a cerca de 22Km de Fez).
Numa das extremidades do Médio Altlas, a vila de Bhalil fica situada a 975 metros de altitude e, por isso, os habitantes estão já habituados com estas mudanças de tempo, principalmente porque neste local o ambiente é mais fresco, mesmo no verão.
– Procura atividades e tours em Marrocos? Clique aqui –
Com esse ambiente misterioso do nevoeiro, chegar a Bhalil provoca logo curiosidade nos habitantes e, apesar de já estarem habituados a alguns (poucos) turistas, ainda continua a ser uma vila pouco conhecida. E merece uma visita!
Principalmente por causa das suas casas trogloditas. Já de si, a vila é bastante pitoresca, com as portas azuis em casas brancas, mas as casas trogloditas batem tudo o que é caricato. Apesar de ser algo normal entre os habitantes, estas casas escavadas nas rochas estão agora a abrir-se como alojamento local para os turistas, por isso, para a próxima visita já temos locais diferentes para pernoitar em Bhalil.
– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui
Na minha visita a Bhalil, o nosso guia conseguiu que fôssemos recebidos numa dessas casas e onde a dona, Fatima de seu nome, nos fez um chá marroquino, que desfrutámos na sua sala. Para mim, não há nada mais valioso do que estas experiências! E depois ainda me fez vestir a roupa típica, com uma jilaba, para tiramos uma fotografia, para mais tarde recordar. São todos tão simpáticos!